SÉRIE 1800!
* A "SÉRIE 1800" refere-se a um tipo de locomotiva a tração diesel-elétrica, que esteve ao serviço da antiga operadora ferroviária "Caminhos-de-Ferro Portugueses" (não tendo chegado a integrar o espólio da sua sucessora, a "Comboios de Portugal").
* Totalmente construidas nas instalações da companhia "Sociedades Reunidas de Fabricações Metálicas" ("sorefame", já extinta), entraram ao serviço no ano de 1968, tendo assumido os seus primeiros serviços na Linha da Beira Alta, até à entrada - no ano de 1979 - da nova série 1960, que as substituiu naquela ligação, sendo estas as locomotivas mais potentes de toda a frota da companhia ferroviária.
* Esta família de locomotivas, de elevada perfomance, assegurou serviços de passageiros e mercadorias por toda a rede de bitola larga em território nacional, com predominância nas Linhas da Beira Baixa, Oeste e Norte. Nos seus anos finais, a sua presença foi mais acentuada no sul do país.
* Em 2001, previa-se a desativação das locomotivas desta série, iniciando-se com as que apresentavam avarias cujo custo de reparação fosse demasiado elevado; nesta altura, encontravam-se todas ainda so serviço, exceto a número 1801, que foi preservada, com o esquema de cores original, no Museu Nacional Ferroviário e, também a número 1807.
* Após a desativação, foram todas parqueadas no depósito de material junto à Estação Ferroviária de Barreiro-A (O autor desconhece, nesta altura, qual o seu verdadeiro paradeiro ou se foram desmanteladas).
FICHA TECNICA
1. - Ano de entrada ao serviço: 1968;
2. - Tipo de transmissão: elétrica;
3. - Natureza do serviço: Linha;
4. - Bitola de via: 1668 milímetros (espaço entre os carris);
5. - Licença de construção: English Electric;
6. - Número de unidades construidas: 10 (dez);
7. - Número de cabines de condução: 2 (duas);
8. - Velocidade máxima: 140 (cento e quarenta) quilómetros/hora;
9. - Potência de utilização: 2620 cavalos.
Compilado em Gondomar, por "texaselvagem"
FONTES: Publicações do acervo particular do autor e,
"wikipédia, livre".
NOTAS: Todos os parênteses ( ) são da autoria e responsabilidade do autor;
O texto foi escrito segundo as normas do atual Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
6. - Número de unidades construidas: 10 (dez);
7. - Número de cabines de condução: 2 (duas);
8. - Velocidade máxima: 140 (cento e quarenta) quilómetros/hora;
9. - Potência de utilização: 2620 cavalos.
Compilado em Gondomar, por "texaselvagem"
FONTES: Publicações do acervo particular do autor e,
"wikipédia, livre".
NOTAS: Todos os parênteses ( ) são da autoria e responsabilidade do autor;
O texto foi escrito segundo as normas do atual Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
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