SÉRIE 9400!
* Continuando a historiar o material circulante (ou já abatido) das linhas métricas (mil milímetros entre carris), proponho-me, com a ajuda - sempre imprescindível - de várias publicações que pertencem ao meu espólio ferroviário, escrever sobre a série em epígrafe.
* A "Série 9400" corresponde a um tipo de automotora, que foi utilizada pela "Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses" (precursora da atual Comboios de Portugal,SA) na Linha do Vouga e no Ramal de Aveiro.
* Esta série refere-se a um grupo de seis (06) automotoras em composição de unidade tripla (UTD) da série 9700, que foram profundamente modificadas entre os anos de 1992 e 1993 nas instalações do Grupo Oficinal do Porto (GOP). Estas unidades foram quase totalmente remodeladas, tendo sido retificados os bogies (rodados) e substituídos os interiores, cabines, portas e transmissão; sendo que apenas a caixa ficou inalterada.
* Após a sua transformação, as unidades desta série foram introduzidas na Linha do Vouga (Espinho/Sernada) e no Ramal de Aveiro (Sernada/Águeda/Aveiro), aonde ainda se encontravam a circular no ano de 1993. Entre os anos de 2002 e 2003, foram substituídas pelas automotoras 9630 (as que fazem aquele percurso nos nossos dias); tendo sido exportadas para Moçambique, país onde entraram ao serviço da empresa "Portos e Caminhos-de-Ferro Moçambicanos" em 2009 e também para o Perú (país onde ainda circulam).
FICHA TÉCNICA
a) - Entraram ao serviço nos anos de 1992 e 1993;
b) - Sairam do serviço (em Portugal) nos anos de 2002 e 2003;
c) - Quantidade de veículos: 06 (seis);
d) - O tipo de bitola da via era de mil mílimetros;
e) - Eram UTD (unidades triplas diesel), em que todos os veículos eram motoras;
f) - Não podiam ser acopladas;
g) - O comprimento total era de 44,50 metros;
h) - Como combustível utilizavam o gasóleo (diesel);
i) - A transmissão era do tipo "hidráulica" e fabicada pela empresa "Voith";
j) - Os motores de tração foram fabricados pela "Volvo";
k) - Tinham um potência de 187 cavalos por motor, sejam 560 disponíveis para utilização;
l) - Os motores eram assim em número de três, sendo um por unidade;
m) - Estes eram do tipo THD 101 GB;
n) - Atingiam a velocidade máxima de 51 (cinquenta e um) quilómetros/hora.
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
NOTA: Os parênteses ( ) são da minha inteira e exclusiva responsabilidade.
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