SÉRIE 9700!
* A "SÉRIE 9700", também conhecida pela sua alcunha, XEPAS, foi um tipo de automotora que era utilizada pela Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses - antecessora da atual Comboios de Portugal, SA - nas Linhas do Corgo e Tua.
* Em 1980, a "Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses" comprou dez (10) automotoras do tipo "Unidade Quádrupla a Diesel" - UQD - construidas entre os anos de 1963 e 1969 pela empresa "Duro Dakovic" para os serviços em Sarajevo da operadora Caminhos de Ferro Jugoslavos, para serem utilizadas nas Linhas do Tua - onde vieram substituir as automotoras da série 9300, e do Corgo.
* Porém, antes de serem utilizadas em Portugal, tiveram de ser adaptadas à bitola métrica (mil milímetros entre carris), uma vez que a bitola original era de 760 milímetros, utilizada na Jugoslávia.
* O seu serviço em Portugal foi marcado por vários problemas, desde a baixa qualidade dos motores e da transmissão mecânica, até à constante trepidação sentida pelos passageiros e pessoal operador (o que lhes valeu a alcunha de "Xepas", em referência a uma personagem da telenovela brasileira "Dona Xepa"), passando ainda pelo fato de as portas abrirem para fora, o que, por vezes, provocava ferimentos nos passageiros. Por outro lado, a própria estrutura das automotoras dificultava a sua inserção na via, provocando danos na mesma - já nesta altura eram feitos maus negócios pela operadora ferroviária portuguesa.
* Pouco tempo depois da sua entrada em serviço - em território português - a sua formação inicial de "Unidades Quádruplas a Diesel" - UQD - foi alterada para "Unidades Triplas a Diesel" - UTD - sendo as unidades médias excedentes deixadas ao abandono - o que aliás é típico ainda nos nossos dias.
* Entre os anos de 1992 e 1993, todas as automotoras que estavam em formação "UTD" - unidades triplas a diesel - foram remodeladas quase totalmente, conservando apenas a caixa, os bogies - rodados - e a sua formação. Estas novas (renovadas) automotoras, agora com a designação de "série 9400", passaram para a Linha do Vouga e Ramal de Aveiro. Várias das automotoras que detinham uma composição em "Unidades Duplas a Diesel" - UDD - foram convertidas para a "série 9500" no ano de 1995, no âmbito do projeto LRV2000; sendo que as restantes foram abatidas ao serviço no ano de 1996, tendo sido demolidas ou , simplesmente, abandonadas.
FICHA TÉCNICA
a) Entraram ao serviço nos anos de 1963 a 1969;
b) Em Portugal, entraram ao serviço no ano de 1980;
c) Número de unidades, dez automotoras;
d) Bitola da via: 1000 milímetros - após transformação;
e) Tipo de composição: Unidade Quádrupla a Diesel (inicialmente), Unidade Tripla a Diesel e Unidade Dupla a Diesel (posteriormente);.
f) Tinham duas cabines de condução;
g) Os areeiros eram pneumáticos;
h) Não era viável o comando em unidades múltiplas;
i) O Registador de velocidade era da marca "Hasler";
j) O comprimento total era de 59, 50 metros;
k) O tipo de tração era a gasóleo (diesel);
l) A transmissão era mecânica de cinco velocidades;
m) A transmissão era fabricada pela "Fiat";
n) Os motores de tração eram também da marca "Fiat"
o) A potência nominal às rodas era de 594 Cv;
p) Possuiam quatro rodados (bogies);
q) A velocidade máxima era de 60 quilómetros/hora;
r) A lotação na motora era de 148 lugares, sendo 72 em pé e os restantes sentados;
s) A lotação no reboque era de 219 lugares, sendo que destes 90 eram em pé e os restantes sentados.
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
NOTAS DO COMPILADOR: Todos os parênteses ( ) são da minha autoria, assim como algumas frases entre hífens (-).
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