Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

24 de maio de 2011

SÉRIE 1400!






* (Talvez por ser a mais numerosa, é também a série que maior número de acidentes tem sofrido).
* A "SÉRIE 1400", também conhecida como "English Electric", é um tipo de locomoriva com tração diesel-elétrica ao serviço da operadora ferroviária "Caminhos de-Ferro Portugueses" e das suas sucessoras (CP Carga e Comboios de Portugal).
* Esta é a mais numerosa série de locomotivas diesel-elétricas dos "Comboios de Portugal", com 67 (sessenta e sete) unidades; sendo que as primeiras 10 (dez) foram construidas na fábrica "English Electric" no Reino Unido, tendo as restantes sido montadas nas instalações da Amadora da companhia "Sociedades Reunidas de Fabricações Metálicas" (Sorefame, já extinta). Foram todas afetas às oficinas de Contumil (na freguesia de Campanhã, da cidade do Porto).
* Este enormíssimo investimento, à data, para modernizar a capacidade de resposta da operadora ferroviária, foi essencialmente destinado, na rede de via larga, a acabar com a tração a vapor, ficando este a partir da década de 1970, confinado à rede de via estreita (mil mílimetros entre carris). No ano de 1989, encontravam-se a efetuar o serviço "Expresso Estremadura", entre Lisboa e Badajoz (Espanha).
* Já no ano de 2001, a continuidade desta série ao serviço estava assegurada, sendo apenas abatidas as unidades cujo custo de reparação de avarias ou acidentes fosse muito elevadas; prevendo-se que as locomotivas com os números 1424 e 1453 fossem integradas no espólio do Museu Nacional Ferroviário, tendo esta última sido decorada com o esquema de cores originais (azul e branco). Neste mesmo ano, algumas das locomotivas encontravam-se a rebocar as composições dos serviços "Regional", como o entre Portalegre e Entroncamento e "Interregional".
* A mais idosa série ainda hoje ao serviço, tornou-se num dos ícones ferroviários em Portugal, tendo sido os seus serviços ao longo dos anos indiferenciado, e em toda a rede. Devido ao seu elevado número, e diversidade de condições em que operam, foram, no entanto, as unidades que sofreram mais acidentes.
* Com a recente extinção no serviço de manobras das "Sentinel" (série 1150), algumas destas unidadesforam afetas a este serviço. Também muitas integraram o pacote de vendas de material circulante usado da operadora "Comboios de Portugal" a companhias ferroviárias da Argentina.

FICHA TÉCNICA

a) - Tipo de tração: Diesel-elétrica;
b) Ano de entrada ao serviço: 1967 a 1969;
c) - Número de unidades construidas: 67 (sessenta e sete) - números 1401/1467;
d)- Velocidade máxima: 105 (cento e cinco) quilómetros/hora;
e) - Bitola de via: 1668 milímetros (entre carris);
f) - Comprimento: 2,720 metros (entre tampôes de choque);
g) FABRICANTES:
1. - Partes mecânicas: Sociedade Reunidas de Fabricações Metálicas-Sorefame;
2. - Motores de tração: English Electric;
3. - Transmissão: a sociedade anterior (EE);
4. - Freio: Westinghousen Brake and Signal;
h) - Disposição dos rodados: Bo' Bo'
i) - Número de cabines de condução: 1 (uma) - comando esquerda-direita;
j) - Comando em unidades múltiplas: até 3 (três)
k) - Potência nominal; 1370 cavalos.

LISTA DO MATERIAL
(Solicito que me alertem para possíveis correções, o que agradeço)

1401 - Ao serviço;
1402 - Ao serviço;
1403 - Demolida após colisão com a 1420, em Valongo, a 08.Janeiro.1979;
1404 - Ao serviço;
1405 - Ao serviço;
1406 - Ao serviço;
1407 - Demolida após queda ao Rio Douro, na Ermida, em Dezembro de 2000;
1408 - Ao serviço;
1409 - Ao serviço;
1410 - Ao serviço;
1411 - Ao serviço;
1412 - Ao serviço;
1413 - Ao serviço;
1414 - Ao serviço;
1415 - Ao serviço;
1416 - Ao serviço;
1417 - Ao serviço;
1418 - Ao serviço;
1419 - Ao serviço;
1420 - Demolida após colisão com a 1403, em Valongo, em 08.Janeiro.1979;
1421 - Ao serviço;
1422 - Ao serviço;
1423 - Ao serviço;
1424 - Ao serviço (integração prevista no Museu Nacional Ferroviário);
1425 - Ao serviço;
1426 - Ao serviço;
1427 - Ao serviço;
1428 - Ao serviço;
1429 - Ao serviço;
1430 - Demolida após queda ao Rio Tejo, entre Barca da Amieira e Vila Velha de Rodão, em Novembro de 1989;
1431 - Ao serviço;
1432 - Ao serviço;
1433 - Demolida após colisão com a 1443 entre Casa Branca e Alcáçovas, a 22 de Novembro de 1973;
1434 - Ao serviço;
1435 - Ao serviço;
1436 - Ao serviço;
1437 - Ao serviço;
1438 - Ao serviço;
1439 - Demolida após colisão com a 1961 em Alcafache a 11.Setembro.1985;
1440 - Ao serviço;
1441 - Ao serviço;
1442 - Ao serviço;
1443 - Demolida após colisão com a 1433 entre Casa Branca e Alcáçovas em 22 de Novembro de 1973;
1444 - Ao serviço;
1445 - Ao serviço;
1446 - Ao serviço;
1447 - Ao serviço;
1448 - Ao serviço;
1449 - Ao serviço;
1450 - Ao serviço;
1451 - Ao serviço;
1452 - Ao serviço;
1453 - Ao serviço (integração prevista no Museu Nacional Ferroviário);
1454 - Ao serviço;
1455 - Ao serviço;
1456 - Ao serviço;
1457 - Ao serviço;
1458 - Ao serviço;
1459 - Ao serviço;
1460 - Ao serviço;
1461: Abatida ao serviço, devido a um acidente;
1462: Ao serviço;
1463: Ao serviço;
1464: Ao serviço:
1465: Ao serviço;
1466: Ao serviço;
1467: Ao serviço (última da série).
(Como esta relação que me foi fornecida já tem quatro anos, volto a solicitar que, caso haja alguma correção a efetuar, me comuniquem, o que agradeço).


Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
NOTAS: Todos os parênteses ( ) são da minha responsabilidade e não vinculativos;
Texto escrito segundo as atuais regras do Novo Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa.
FONTES: Diversas publicações do acervo do autor com a ajuda da "wikipédia, livre".

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger