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15 de maio de 2011

série 9100!





* A SÉRIE 9100" é a designação atribuida a um tipo de automotora, que foi utilizada pela operadora "Caminhos-de-Ferro Portugueses" - a atual Comboios de Portugal, SA - na Linha do Tâmega.
* Tal como sucedeu com as unidades da série 9300, que se baseavam nas suas congéneres de via larga, estas automotoras da "série 9100" eram essencialmente versões modificadas para bitola métrica (mil milímetros entre carris) da série 0100 que utilizavam bitola ibérica. Ambas as séries foram adquiridas à construtora sueca Nydqvist & Holm AB - mais conhecida como NOHAB.
* As três (03) unidades encomendadas entraram ao serviço em 1949, para reforçar os serviços de passageiros na Linha do Tâmega, até essa data apenas assegurados por composições formadas por locomotivas a vapor e carruagens.
* Devido ao fato de terem sido entregues com apenas dois eixos, as automotoras reveleram vários problemas de estabilidade - mais um caso só descoberto após o negócio efetuado -  que foram resolvidos devido à introdução de dois bogies - rodados - de dois eixos, em esquema Bo-Bo, sendo um em cada extremidade.
* Em 07 de Junho de 1998, as automotoras números 9101 e 9102 colidem junto a Fregim - freguesia que pertence ao concelho de Amarante - provocando vinte feridos ligeiros e um grave.
A 9101 - devido ao seu estado - é abatida ao serviço, sendo utilizada para fornecer peças às outras congéneres que continuaram a circular. Uma das cabines da automotora abatida foi preservada encontrando-se exposta no Museu Nacional Ferroviário.
* Foram retiradas do serviço no ano de 2002, sendo substituídas pelas automotoras da série  9500.
* Assim, das únicas três unidades adquiridas, temos que a número 9101 foi abatida após a colisão com a 9102 - entretanto recuperada - em 07 de Junho de 1998; a 9102 encontra-se parqueada na Estação Ferroviária da Livração, no exterior, em mísero estado de conservação e sem qualquer possibilidade de cirulação  e, finalmente, a 9103 encontra-se na mesma estação, mas na cocheira - necessitando de um grande dispêndio para poder circular - em estado rasoável de conservação.

                                                 FICHA TÉCNICA

a) - Entraram ao serviço no ano de 1949;
b) - Sairam de serviço apenas no ano de 2002;
c) - Apenas foram adquiridas três (03) automotoras desta série - bitola métrica;
d) - Estas composições eram do tipo USD, motora - Unidade Simples a Diesel;
e) - Não permitiam a circulação em dupla;
f) - O comprimento total era de 15,59 metros;
g) - O tipo de tração era o gasóleo (diesel);
h) - O tipo da transmissão era hidráulica;
i) - O fabricante foi a empresa "Scania-Vabis" no que diz respeito aos motores de tração;
j) - Possuiam dois motores de 150 cavalos;
k) - Atingiam a velocidade máxima de 70 quilómetros/hora;
l) - A lotação era de trinta e seis (36) passgeiros, sendo que oito eram em primeira classe e os restantes em segunda.



Compilação efetuada em Gondomar, por "texasselvagem"
NOTA. Os parênteses ( ) são exclusivamente da minha responsabilidade.

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