* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VALENÇA", igualmente conhecida como "Estação de Valença" é uma interface da Linha do Minho e do Ramal Internacional de Valença, que serve a cidade e concelho de Valença, no ainda distrito de Viana do Castelo.
* O seu acesso é efetuado pelo Largo da Estação. No ano de 2010 continha três vias de circulação com trezentos e noventa sete (397), trezentos e sessenta cinco (365) e duzentos e quarenta oito (248) metros de extensão, possuindo ainda duas de reserva e três de topo. As gares apresentavam cento e cinquenta quatro (154), cento e quarenta um (141) e noventa nove (99) metros de comprimentos e a altura de vinte e cinco (25) centímetros; o que ainda se mantem nos dias atuais.
* Esta interface é utilizada por serviços "regionais", "internacionais" e "interregionais" da operadora Comboios de Portugal.
* A estação foi inaugurada no ano de 1882; sendo que até ao final da década de 1980, circulava um serviço internacional misto da "Red Nacional de Ferrocarriles Españoles" (Renfe), com a classificação de omnibus, entre as localidades de Guillarei e Valença, passando por Tui.
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Lá dentro pode-se ver o material do século XIX
E nesta cocheira que funciona a amostra... |
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Carrinho de empurrar e que desliza sobre os carris, que
servia para transportar as bagagens. Hoje existem nas
gares mas com pneus de borracha! |
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Dresine com vagoneta acoplada, aparcada em linha de topo
e que pertence a um empreiteiro ferroviario, mas particular. |
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Outra perspetiva do conjunto, afeto a obras. |
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Uma questao para o meu particular amigo, Engenheiro
Pedro Marnoto Zuquete, nao pertencendo nem a CP,
nem a Refer, o porque dos numeros da UIC_ |
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Toma de agua que funciona e esta muito bem conservada.
Parabens aos zeladores. |
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No ano de 1961 ficou em terceiro lugar no concurso das
estacoes floridas. |
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Rotunda das locomotivas. |
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Temos o fosso com a placa giratoria! |
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Composicao UTD unidade tripla diesel, da serie 592
que iria fazer um regional ate Viana do Castelo. |
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Bem no alto, o deposito de agua da estacao. |
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Pormenor da manivela para fazer girar a rotunda que
se encontra como nova. Outros parabens pelo zelo. |
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Interessante...so a linha 1 tem direito a cobertura! |
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Vagao do tipo EALOS para transporte de inertes.
Possuem boggies duplos. |
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Numa linha de topo, fileira com oito vagoes do tipo
anterior, a aguardarem serem carregados. |
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Passageiros de primeira e de segunda...Apenas os que
utilizam a linha 1 estao a coberto das intemperies e os
das linhas 2 e 3 sao de segunda! |
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Estando situada na raia, possuia um gabinete para a extinta
Guarda Fiscal. |
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No ano de 1971, outro premio da zona norte, como estacao
bem cuidada! |
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Salao de cafetaria em obras de beneficiacao. |
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Anexo a sala das bebidas... |
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...e ainda a sala de restaurante, tudo em obras de recuperacao
para possivel utilizacao hoteleira. |
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Exposicao das miniaturas feitas manualmente pelo
mui digno chefe, Senhor Antonio Bento Feijo.
Um agradecimento pela possibilidade da fotografia! |
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Se bem contarem....chegam aos oito! |
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Sala de espera bastante airosa. |
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Diferente tipo de material circulante ja retirado, exposto
numa sala interior e que faz parte do acervo do chefe
Feijo. |
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Mais...e diferentes! |
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Aqui sao so locomotivas de via metrica, material historico. |
* Nas cocheiras do antigo material circulante, está instalada uma secção museológica ferroviária, que para ser visitada terá de se previamente entrar em contato com o Museu Nacional Ferroviário Professor Ginestal Monteiro, com sede no Entroncamento.
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