Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

2 de abril de 2012

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VALENÇA!

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VALENÇA", igualmente conhecida como "Estação de Valença" é uma interface da Linha do Minho e do Ramal Internacional de Valença, que serve a cidade e concelho de Valença, no ainda distrito de Viana do Castelo.
* O seu acesso é efetuado pelo Largo da Estação. No ano de 2010 continha três vias de circulação com trezentos e noventa sete (397), trezentos e sessenta cinco (365) e duzentos e quarenta oito (248) metros de extensão, possuindo ainda duas de reserva e três de topo. As gares apresentavam cento e cinquenta quatro (154), cento e quarenta um (141) e noventa nove (99) metros de comprimentos e a altura de vinte e cinco (25) centímetros; o que ainda se mantem nos dias atuais.
* Esta interface é utilizada por serviços "regionais", "internacionais" e "interregionais" da operadora Comboios de Portugal.
* A estação foi inaugurada no ano de 1882; sendo que até ao final da década de 1980, circulava um serviço internacional misto da "Red Nacional de Ferrocarriles Españoles" (Renfe), com a classificação de omnibus, entre as localidades de Guillarei e Valença, passando por Tui. 
Lá dentro pode-se ver o material do século XIX
E nesta cocheira que funciona a amostra... 

Carrinho de empurrar e que desliza sobre os carris, que
servia para transportar as bagagens. Hoje existem nas
gares mas com pneus de borracha!

Dresine com vagoneta acoplada, aparcada em linha de topo
e que pertence a um empreiteiro ferroviario, mas particular. 

Outra perspetiva do conjunto, afeto a obras.

Uma questao para o meu particular amigo, Engenheiro
Pedro Marnoto Zuquete, nao pertencendo nem a CP,
nem a Refer, o porque dos numeros da UIC_

Toma de agua que funciona e esta muito bem conservada.
Parabens aos zeladores.

No ano de 1961 ficou em terceiro lugar no concurso das
estacoes floridas.

Rotunda das locomotivas.

Temos o fosso com a placa giratoria!

Composicao UTD  unidade tripla diesel, da serie 592
que iria fazer um regional ate Viana do Castelo.

Bem no alto, o deposito de agua da estacao.

Pormenor da manivela para fazer girar a rotunda que
se encontra como nova. Outros parabens pelo zelo.

Interessante...so a linha 1 tem direito a cobertura!

Vagao do tipo EALOS para transporte de inertes.
Possuem boggies duplos.

Numa linha de topo, fileira com oito vagoes do tipo
anterior, a aguardarem serem carregados. 

Passageiros de primeira e de segunda...Apenas os que
utilizam a linha 1 estao a coberto das intemperies e os
das linhas 2 e 3 sao de segunda!

Estando situada na raia, possuia um gabinete para a extinta
Guarda Fiscal.

No ano de 1971, outro premio da zona norte, como estacao
bem cuidada!

Salao de cafetaria em obras de beneficiacao. 

Anexo a sala das bebidas...

...e ainda a sala de restaurante, tudo em obras de recuperacao
para possivel utilizacao hoteleira.

Exposicao das miniaturas feitas manualmente pelo
mui digno chefe, Senhor Antonio Bento Feijo.
Um agradecimento pela possibilidade da fotografia!

Se bem contarem....chegam aos oito!

Sala de espera bastante airosa.

Diferente tipo de material circulante ja retirado, exposto
numa sala interior e que faz parte do acervo do chefe
Feijo.

Mais...e diferentes!

Aqui sao so locomotivas de via metrica, material historico.
* Nas cocheiras do antigo material circulante, está instalada uma secção museológica ferroviária, que para ser visitada terá de se previamente entrar em contato com o Museu Nacional Ferroviário Professor Ginestal Monteiro, com sede no Entroncamento.  

1 comentários:

Anónimo,  8 de junho de 2013 às 05:41  

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ prix cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis generique
http://prezzocialisgenericoit.net/ costo cialis farmacia
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger