LOCOMOTIVA A VAPOR MD 407
* A locomotiva "MD - Minho e Douro - 407" foi construida no ano de 1908, na Alemanha, mais concretamente na cidade de Kassel pela empresa "Henschel & Sohn" e adquirida pelos Caminhos de Ferro do Estado (primitiva designação da Companhia ferroviária portuguesa), para a Direção do Minho e Douro.
* Circulou na linha de Guimarães (Trofa, Lousado, Guimarães e Fafe) e, provavelmente, no trajeto do Porto à Póvoa de Varzim e da Póvoa de Varzim a Famalicão.
* Trata-se de uma locomotiva de via estreita (mil milímetros entre carris) com um depósito incorporado para o transporte de carvão necessário à sua marcha. Tem capacidade para 3500 (três mil e quinhentos) litros de água e 1300 (mil e trezentos) quilogramas de carvão. A iluminação dos três candeeiros frontais funcionava a acetileno.
* Este exemplar do início do século XX encontra-se devidamente preservado no Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe (Museu Nacional Ferroviário), embora incapaz de circular pelos seus próprios meios.
* O Arco de Baúlhe é uma freguesia do concelho de Cabeceiras de Basto, Distrito de Braga e chegou a ser o términos da antiga Linha do Tâmega, cujo início era na Estação Ferroviária da Livração, localidade da freguesia de Toutosa, concelho do Marco de Canaveses e distrito do Porto.
Escrito em Gondomar, por "texasselvagem" com a preciosa ajuda de um folheto editado pelo "Museu das Terras de Basto".
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