Metro do Porto
* O Metro do Porto é um meio de transporte coletivo de passageiros que opera na área metropolitana do Porto, servindo os concelhos de Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia. Desloca-se sobre carris de bitola ibérica e é movido a eletricidade. Possui dois tipos de composição, a série 0 (a mais antiga) e a série 1 (train-trem), mais recente.
* A sua circulação faz-se através de canais próprios que podem ser à superfície ou no subsolo, como no caso da cidade do Porto, onde a circulação é, em grande parte, feita em subterrâneo.
* As composições podem circular em singelo ou em dupla.
* Quero deixar aqui expressos os meus reconhecidos agradecimentos à Doutora Catarina Ferreira por me ter permitido satisfazer um vício muito peculiar (fotografia de veículos que se desloquem sobre carris), através da emissão de uma credencial para o efeito e também aos mui dignos seguranças ao longo das estações que me facilitam ao máximo as minhas passadas, Deixo já um AVISO e que sem a credencial é TERMINANTEMENTE PROIBIDO fotografar as composições ou os seus canais de circulação.
* Como me irei deslocar até ao fim do mês em curso, tencionando ir a GUIFÕES (oficinas), irei colocando as fotografias à medida que as fôr fazendo, até para que não fiquem cansados de tanto "amarelo".
* Assim, hoje de manhã desloquei-me a Campanhã, Heroísmo e Campo 24 de Agosto, sendo que as últimas duas estações são subterrâneas. Ainda fiz duas fotos no canal final no Godim (entre Campanhã e o Estádio do Dragão) onde algumas composições ficam aparcadas.
Teixeira da Silva, AJ
Composição do novo tipo (train-trem) com o número 127 aparcada no final da linha na zona do Godim, freguesia de Campanhã e situada entre esta estação e a do Dragão. |
A composição anterior encontrava-se em dupla e sem serviço atribuido. Agradeço ao segurança as facilidades concedidas para me deslocar a este "cantinho", uma vez que não tem acesso pedonal. |
Composição das mais antigas, com o número 048 que parou na Estação de Campanhã, prosseguindo o seu destino até à Estação final do concelho de Matosinhos (a do Senhor de Matosinhos). |
O canal de circulação das composições à saída de Campanhã. A partir daqui as composições atravessam a cidade em subterrâneo. |
Ainda na Estação de Campanhã, um dos novos veículos com destino à Estação da Senhora da Hora, no concelho matosinhense. |
Em sentido inverso, e ainda em Campanhã, a composição 049 com destino à Estação de Fânzeres, no meu concelho gondomarense. |
Vista parcial do edifício do "Interface de Campanhã". Interface dos veículos do metro, com os comboios, empresas privadas de transporte de passageiros e STCP. |
A composição 003 prossegue a sua marcha até à Estação do Dragão. Ainda se encontra na estação do Heroísmo. |
Já na estação do "Campo 24 de Agosto" a mesma composição com o número 003. Esta estação situa-se na freguesia da minha naturalidade (Bonfim). |
Blocos de granito e calcário, muito bem preservados na mesma estação. Isto são nacos de história! |
1 comentários:
Como já tivemos ocasião de comentar as fotos de interior , ou tem luz suficiente e com tripé ou não vale a pena tirar fotos .
Está aqui um bom exemplo !!!!!!
Enviar um comentário