SÉRIE ME 50
* Continuando com as composições históricas, de bitola métrica, hoje vou-me debruçar sobre um material inteiramente "made in 560".
* A série "ME 50" foi um tipo de automotora que esteve ao serviço da Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses (percursora da atual Comboios de Portugal,SA).
* Em 1941, a "Companhia de Caminhos-de-Ferro do Vale do Vouga", entidade responsável pela exploração da Linha do Vouga, decide construir mais material circulante para transporte de passageiros, de forma a aumentar os serviços disponíveis. Assim, foram construidas, entre os anos de 1941 e 1947, cinco (05) automotoras nas Oficinas do Vale do Vouga, na localidade de Sernada do Vouga, utilizando motores de camiões "Chevrolet".
* Estas automotiras depressa ganharam aceitação por parte dos passageiros, devido à sua velocidade e comodidade. Desconhece-se em que altura foram abatidas, mas sabe-se que ainda se encontravam ao serviço na década de oitenta do século passado.
FICHA TECNICA
* Apenas faziam serviço regional. Entraram ao serviço nos anos de 1941 a 1947 e eram de bitola métrica (1000 milímetros entre carris). Apenas possuiam uma cabine de condução; sendo que a série não permitia a formação de unidades múltiplas.
* O seu comprimento total era de 8,72 metros, tendo apenas sido construidas aquelas cinco unidades.
* ME 51: Preservada no Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, não apta a circular;
* ME 52: abatida ao serviço (em ano desconhecido);
* ME 53: Preservada no Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, não apta a circular;
* ME 54: Abatida ao serviço (desconhecendo-se o ano);
* ME 55: Igualmente abatida ao serviço, em data desconhecida.
* A sua lotação era de dez passageiros em 1ª. classe, quinze em 2ª e cinco de pé, portanto trinta pessoas. Atingiam a velocidade máxima de 89 (oitenta e nove) quilómetros/hora.
* Eram equipadas com um motor "Chevrolet", série D C M 118 216, sendo a potência às rodas de noventa cavalos e a transmissão do tipo Cardan de quatro velocidades mais marcha à ré.
* (Conduziam-se como um autêntico autocarro, pois até tinham volante).
* Compilado em Gondomar, por "texasselvagem".
* NOTA: Os parênteses ( ) são exclusivamente de minha responsabilidade.
FICHA TECNICA
* Apenas faziam serviço regional. Entraram ao serviço nos anos de 1941 a 1947 e eram de bitola métrica (1000 milímetros entre carris). Apenas possuiam uma cabine de condução; sendo que a série não permitia a formação de unidades múltiplas.
* O seu comprimento total era de 8,72 metros, tendo apenas sido construidas aquelas cinco unidades.
* ME 51: Preservada no Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, não apta a circular;
* ME 52: abatida ao serviço (em ano desconhecido);
* ME 53: Preservada no Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, não apta a circular;
* ME 54: Abatida ao serviço (desconhecendo-se o ano);
* ME 55: Igualmente abatida ao serviço, em data desconhecida.
* A sua lotação era de dez passageiros em 1ª. classe, quinze em 2ª e cinco de pé, portanto trinta pessoas. Atingiam a velocidade máxima de 89 (oitenta e nove) quilómetros/hora.
* Eram equipadas com um motor "Chevrolet", série D C M 118 216, sendo a potência às rodas de noventa cavalos e a transmissão do tipo Cardan de quatro velocidades mais marcha à ré.
* (Conduziam-se como um autêntico autocarro, pois até tinham volante).
* Compilado em Gondomar, por "texasselvagem".
* NOTA: Os parênteses ( ) são exclusivamente de minha responsabilidade.
0 comentários:
Enviar um comentário