Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

22 de março de 2012

VILA FERROVIÁRIA DA PAMPILHOSA (DO BOTÃO)!

Composição intercidades com o número de circulação
522, tracionada por uma locomotiva elétrica da série
5600, em Porto/Campanhã, em dia de alguma chuva
fraca.

A bordo da última carruagem "corail" vista
para o exterior na passagem pela Estação
Ferroviária de Avanca.

Depois desta curva atingiu a velocidade máxima.
Continua a "chuva olha-tolos".

Parece, mas não é um volante.
É o freio manual que existe em todas as carruagens.

Vagão cimenteiro que é propriedade da "Cimpor".

Uma das minhas velhas amigas.
Locomotiva bombardeira da série
1960 a diesel.

Ora cá a temos. Foi o prato forte de uma acesa (no bom
sentido) discussão para a sua preservação e restauro.

Vista traseira do tender que lhe está acoplado e é
parte integrante.

É a única que resta desta série. Locomotiva a vapor BA
(antiga Companhia dos Caminhos-de-Ferro da Beira Alta)
número 061.

Exemplar da série 1400, locomotiva a diesel.,

Em todo o seu resplendor, a número 1413, afeta às manobras
da Pampilhosa.

O célebre "páre, escute e olhe". Passagem apenas
pedonal. Concordo com o parar, mas quem fôr
surdo e invisual? Mais um sinónimo de dependência!

FRelizmente tiveram lugar a reabilitação.
Locomotiva a diesel da série 1900.

Dresine  e vagoneta que pertencem à "Refer" (Rede
Ferroviária Nacional) afeta à conservação de túneis.

Vagão plataforma, com cisterna de produtos químicos
inflamáveis.

Ambas funcionam a diesel. A primeira é da série 1960,
a segunda da 1900 e são umas moiras de trabalho!

Cheguei a estar com ela na mão para a trazer de recordação,
mas alguém se queixava que o "texas" andava a roubar
material ferroviário.
Placa que se colocava no fim das composições!
Na próxima se ela lá estiver...compro-a!

Agora é mais sofisticado. Lanterna que indica que a
composição terminou....como o gato que levanta o rabo, quando se faz
uma festa no lombo...como a dizer não há mais!|
Não entendo o porquê de se manterem acessas permanentemente!

Era junto a estes dois vagões de inertes do tipo "Us" que
tinha início o Ramal da Figueira da Foz, eletrificado, mas
de viua única, hoje sem circulação, até(?) sempre.
* Para não repetir o que já escrevi em mensagens anteriores, lembrar apenas que é nesta vila do concelho da Mealhada que se cruzam as Linhas do Norte e da Beira Alta e tinha início o Ramal da Figueira da Foz (via Cantanhede) entretanto encerrado...o que começa a ser uma rotina!

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger