VILA FERROVIÁRIA DA PAMPILHOSA (DO BOTÃO)!
Composição intercidades com o número de circulação 522, tracionada por uma locomotiva elétrica da série 5600, em Porto/Campanhã, em dia de alguma chuva fraca. |
A bordo da última carruagem "corail" vista para o exterior na passagem pela Estação Ferroviária de Avanca. |
Depois desta curva atingiu a velocidade máxima. Continua a "chuva olha-tolos". |
Parece, mas não é um volante. É o freio manual que existe em todas as carruagens. |
Vagão cimenteiro que é propriedade da "Cimpor". |
Uma das minhas velhas amigas. Locomotiva bombardeira da série 1960 a diesel. |
Ora cá a temos. Foi o prato forte de uma acesa (no bom sentido) discussão para a sua preservação e restauro. |
Vista traseira do tender que lhe está acoplado e é parte integrante. |
É a única que resta desta série. Locomotiva a vapor BA (antiga Companhia dos Caminhos-de-Ferro da Beira Alta) número 061. |
Exemplar da série 1400, locomotiva a diesel., |
Em todo o seu resplendor, a número 1413, afeta às manobras da Pampilhosa. |
O célebre "páre, escute e olhe". Passagem apenas pedonal. Concordo com o parar, mas quem fôr surdo e invisual? Mais um sinónimo de dependência! |
FRelizmente tiveram lugar a reabilitação. Locomotiva a diesel da série 1900. |
Dresine e vagoneta que pertencem à "Refer" (Rede Ferroviária Nacional) afeta à conservação de túneis. |
Vagão plataforma, com cisterna de produtos químicos inflamáveis. |
Ambas funcionam a diesel. A primeira é da série 1960, a segunda da 1900 e são umas moiras de trabalho! |
Era junto a estes dois vagões de inertes do tipo "Us" que tinha início o Ramal da Figueira da Foz, eletrificado, mas de viua única, hoje sem circulação, até(?) sempre. |
* Para não repetir o que já escrevi em mensagens anteriores, lembrar apenas que é nesta vila do concelho da Mealhada que se cruzam as Linhas do Norte e da Beira Alta e tinha início o Ramal da Figueira da Foz (via Cantanhede) entretanto encerrado...o que começa a ser uma rotina!
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