Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

2 de maio de 2011

Figueira da Foz

* A "Estação Ferroviária da Figueira da Foz" é a estação que serve a cidade portuguesa da Figueira da Foz (Distrito de Coimbra). É términos da linha do oeste (que começa no Cacém) e dos ramais de Alfarelos (que termina na linha do norte, em Granja do Ulmeiro/Alfarelos) e da Figueira da Foz (que termina na Pampilhosa e que atualmente não tem circulação).
* Pois bem, isto já era uma promessa antiga que ainda não se tinha concretizado por vários motivos, como sejam, as greves (e consequente supressão de comboios regionais) ou por tempo impróprio para viajar.
* Como o prometido é devido e depois de o nosso metereologista de serviço ter afiançado não haver chuva, embora o sol nunca descobrisse, o trio dos "carolas" resolveu hoje, DIA DO TRABALHADOR, cumprir a promessa da parte da manhã.
Assim, o grupo (o texas ia ficando pela estação, não fosse a meia maratona que ele vez por baixo da estação) tomou a composição "Alfa-Pendular" que correspondia à circulação número 180, que partiu às 05h47 da Estação Ferroviária do Porto/Campanhã e nos levou até à Estação de Coimbra-B, onde se tomou o suburbano que nos deixou no destino.
Como além de ser domingo era feriado as instações oficinais da EMEF (onde se encontrava guardada a célebre automotora "Allan Vip") estavam encerradas, fizeram-se as fotos possíveis; sendo o regresso efetuado até Coimbra-B numa composição idêntica à que nos havia levado. Daqui até Porto-Campanha a viagem fez-se a bordo do "intercidades", com saida às 11h33 e cuja composição correspondia à marcha número 523.
Foi mais uma viagem de confraternização e o cimentar uma amizade que se augura seja eterna, embora o elemento do trio (o texas) não possa marcar presença nos dois próximos domingos, o primeiro por ausência do país, o segundo por compromissos familiares, pelo que o "duo" terá maior liberdade de movimentos.

O grupo chegou à Estação Ferroviária de Coimbra-B, ainda estava
a amanhecer; porém quem corre (...e como eu corri...) por
gosto não cansa. Em lugar de realce as instalações oficinais
da Estação, que devido às ervas,  heras e outros líquens lá existentes, há muito que
não devem ser usadas.

A "UTE" (unidade tripla elétrica) com o número 2275, aparcada numa das
linhas de reserva, a aguardar algum serviço. Estas composições fazem
os "comboios urbanos de Coinbra"

Antigo locotrator da marca "Sentinel" com o número 1153, sem motor
que se encontrava aparcado numa linha de topo, juntamente com
um vagão plataforma com uma "casinhota" afeta às "vias e obras".

Passagem pedonal à entrada (ou saída) daquela estação. Sinal vermelho
ativado para os peões...alto lá, que algo se aproxima.

Pois, era a "UTE" com o número 2280, que havia de
transportar o grupo, até ao destino (Figueira da Foz).

Estas composições triplas são fabricadas pela "Alstom", a "nossa" tinha a
numeração 90.94.5-002280-3 e possuem a lotação de 79 lugares sentados
e 55 de pé.

Una breve paragem na Estação Ferroviária de Montemor-o-Velho.
Vila, sede de concelho com 24950 habitantes e área de 228,62
quilómetros quadrados, que se situa a uma altitude de cinco
metros acima do nível médio do mar. O município é
composto por catorze freguesias, sendo os seus habitantes
conhecidos por "montemorenses" ou "montemaiorenses" 

Os meus dois ilustres acompanhantes destas andanças ferroviárias.
O João Ribeiro da Silva, compenetrado e apreciando as belezas
paisagísticas; o Luís Miguel Meireles cochila por momentos, pois
isto de se levantar às quatro e meia da matina deixa "mossas".  

Outra breve paragem na Estação Ferroviária de Verride.
Freguesia que integra o município de Montemor-o-Velho,
possuindo uma área de cerca de 6,15 quilómetros/quadrados
e setecentos habitantes.
Foi elevada a vila por alvará régio  de Dona Maria II de
17 de Dezembro de 1844, sendo os habitantes conhecidos
por "Verridenses" Por curiosidade nesta localidade encontra-se
talvez a Filarmónica mais antiga do país, fundada em 13 de
Junho de 1808, portanto com 203 anos, que é a
"Associação Filarmónica União Verridense".

Vista parcial da Estação Ferroviária denominada por "Bifurcação
de Lares", já no concelho da Figueira da Foz.

Aí está, parte da fachada da estação anterior.
Estação bem conservada e bonita.

Já chegados ao destino.
Placa comemorativa aposta na fachada virada para o cais de
embarque; enfim...nem todas as linhas se podem vangloriar
de serem "centenárias". 

A "UDD" (unidade dupla diesel) com o número 0465 pronta a
partir para o seu destino, a Estação Ferroviária das Caldas da Rainha.

Ora aí está a "UME" suburbana que nos trouxe e irá partir novamente para
Coimbra-B.

A "UME" com o número 2286 estava aparcada na Estação a aguardar
por serviço. Como a Figueira da Foz é um ramal, todas as linhas
são de topo; isto é, os comboios chegam e regressam (não
prossseguem). 

A "UDD" (unidade dupla diesel) com o número 0451 encontrava-se
na cocheira das limpezas, pois os "pintores" gostam do material ferroviário
para conspurcarem...

A "USD" (unidade simples diesel) com o número 0360, do tipo
"Allan" (alface) na mesma cocheira.

Não, não é nenhuma pintura mural. É tão simplesmente o estado
lateral da antomotora anteriormente identificada.
ISTO É UM CRIME DE LEZA PATRIMÓNIO NACIONAL!

Edifício do "Grupo Oficinal da EMEF" em cujo interior
se encontrava a automtoora "Allan-Vip" que se conseguiu ver
apenas por uma ranhura num dos portões. 

A central agulheira manual. Cada manípulo corresponde a uma
linha, como é lógico.

Fileira de vagões de mercadorias do tipo "Us" que se encontravam
no interior das instalações portuárias.

Vista da frontaria virada para o exterior do edifício da Estação
Ferroviária da Figueira da Foz. Atente-se no logótipo da
"Refer-Redes Ferroviárias" que é a propriatária de todos
os edifícios ferroviários.

Tempo em demasia...pouco material...fez o grupo apanhar um táxi e
procurar novos motivos fotográficos.
Edifício das instalações sanitárias da Estação Ferroviária
de Fontela, cuja arquitetura se coaduna com a da própria estação.

Vista parcial da Estação Ferroviária da Fontela que se localiza na Rua da Vidreira
freguesia de Vila Verde do concelho figueirense.

Esta estação permite cruzamentos e possui ainda uma linha de topo.

Vista geral da Estação Ferroviária da Fontela; que, na minha modesta
opinião é uma rara beleza em termos arquitetónicos e se encontra
permanentemente habitada em parte do piso superior.

A estação situa-se ao quilómetro 212 da Linha do oeste,
cujo início é no Cacém.

Na linha de topo existe uma antiga balança para pesar os
vagões antes e depois de carregados com as mercadorias.

Velocidade máxima permitida, após a saída da estação de 100 quilómetros/
hora (faz inveja a qualquer TGV).

Instrumento para mudança manual de agulha, com o abrigo do
respetivo agulheiro. Aqui as mudanças ainda são feitas deste modo.

O fabricante da balança foi a empresa "Falcot, Fréres" de Lyon,
França.

Frontaria virada para o exterior do edifício ferroviário, notando-se, uma vez mais, ´
o símbolo da "Refer". Dá para ver os pormenores arquiteturais. 

Pormenor do nome da estação desenhado nas pedrinhas
da plataforma destinada aos passageiros.

Pormenor do engate de duas composições de "UTE'S"
(unidades triplas elérticas) que fizeram paragem na
estação.

A "UDD" (unidade dupla diesel) provinda das Caldas da Rainha
espera por um cruzamento...

...cruzamento com a "UTE" número 2285, que havia de transportar
o grupo até Coimbra-B, parando em todas. O camarada Luís
Miguel Meireles faz o instantâneo habitual.

Já no local de regresso (Porto/Campanhã) ainda tivemos oportunidade
de fotografar a composição "alfa-pendular" com o número 4007. 

O "intercidades"  que nos trouxe de regresso até ao ponto de partida
era tracionado pela lcomotiva da marca "Siemens", com o número
5611.7 e aqui terminou a marcha.

1 comentários:

Anónimo,  3 de maio de 2013 às 11:14  

http://prixviagrageneriquefrance.net/ viagra generique
http://commanderviagragenerique.net/ vente viagra
http://viagracomprargenericoespana.net/ viagra
http://acquistareviagragenericoitalia.net/ acquisto viagra

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger