SÉRIE 2500!
* A "SÉRIE 2500" refere-se a uma família de locomotivas a tração elétrica, que foram urilizadas pela operadora "Caminhos-de-Ferro Portugueses" e pela sua sucessora, "Comboios de Portugal".
* A primeira série de locomotivas preparadas para funcionar em linhas eletrificadas em tensão monofásica com uma frequência de 50 (cinquenta) Hz, tracionaram, desde a sua entrada em funcionamento, no ano de 1956 e aré aos anos noventa, composições de passageiros e mercadorias; a partir desta data, os seus serviços cingiram-se, principalmente, à tração de mercadorias. Foram totalmente abatidas ao serviço no ano de 2009, com a entrada em funcionamento das locomotivas da série 4700.
* A locomotiva número 2501 foi preservada e conservada no Museu Nacional Ferroviário, com o esquema das cores originais - verde e branco.
* Em 17 de Maio de 1997, foi organizada uma composição especial, formada por uma locomotiva desta série e várias carruagens "Schindler" (que se encontram encostadas na estação de Contumil, Porto, publicitando marcas do vinho do Porto, mas apodrecendo aos poucos), integrada nas comemorações dos quarenta (40) anos de eletrificação da Linha de Sintra.
* (Embora em muito mau estado de conservação ainda se podem ver dois ou três exemplares na Estação Ferroviária do Entroncamento, na Linha do Norte, incapazes de circularem pelos seus próprios meios).
CARATERIZAÇÃO
a) - Serviço de exploração: linha;
b) - Ano de entrada ao serviço: 1956;
c) - Número de unidades construidas: 15 (quinze), de 2501 a 2515, inclusivé;
d) - Bitola de via: 1668 milímetros (distância entre carris);
e) - Disposição dos rodados: Bo'Bo';
f) - Número máximo de unidades em tração múltipla: 2 (duas);
g) - Tipo de caixa: aço macio;
h) - Velocidade máxima: 120 (cento e vinte) quilómetros/hora;
i) - Comprimento (entre tampões de choque): 15,380 metros;
j) - Altura (com o pantrógrafo recolhido): 4,45 metros;
k) - Largura: 3,105 metros;
l) - Diâmetro das rodas (novas): 1300 metros;
m) - FABRICANTES:
1. - Partes mecânicas: Groupment d'Étude et d'Eletricfication de Chemins-de-Fer en Monofasé, Alsthom, Henschel;
2. - Equipamento de tração: Alsthom, Siemens, Jeumont-Schneider;
3.- Transmissão: Alsthom;
4. - Freio; Freins Jourdain-Monneret;
5. - Sistema de homem morto: Oerlikon.
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
NOTAS. Os parênteses () são da responsabilidade do autor;
O texto foi escrito segundo as novas normas do Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa;
FONTES: Excertos de publicações do acervo do autor e,
"wikipédia livre".
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