Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

1 de janeiro de 2012

NAS VOLTAS E REVIRAVOLTAS DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO PORTO/CONTUMIL

* A estação de Contumil como é erradamente chamada, é a terceira estação ferroviária da cidade do Porto e a segunda situada na mesma freguesia (Campanhã). Aqui começa a linha de Leixões (só adstrita nos nossos dias, a mercadorias). 
 * Embora só aqui tenham paragem oficial algumas das composições pertencentes aos "comboios suburbanos do Porto" é uma interface deveras importante em material aparcado, até porque em instalações anexas funcionam o posto de manutenção dos "alfa-pendulares" e a secção do norte da "EMEF" (Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário), onde são beneficiadas importantes composições e efetuadas adaptações de material mais antigo.
Locomotiva a diesel da série 1950 (a número 1973)
da marca "Bombardier", aguardando por alguma
ação. Possuem seis rodados (3+3). 

Composição UTD (unidade tripla diesel) da série 592,
vulgo "camellos" meia dentro e meia fora da cocheira
de lubrificação, oleagem e lavagem. No nosso país
corresponde à numero 093 e fazem serviço nas linhas
do Minho e Douro.

Embora a data de fabrico seja equivalente, pode-se
considerar duas gerações distintas. Assim, à esquerda,
temos uma composição "UDD" (unidade dupla diesel)
da série 0450 e à direita outra "UTD" (unidade tripla
diesel) da série espanhola 592. Ambas estão nas
linhas de topo destinadas à limpeza interior e dos
vidros.

Carruagens de madeira, com assentos de pau, que
integram(integravam) o comboio histórico do Douro. 

Perspetiva de uma das carruagens anteriores de madeira
(são duas em verde e três em castanho).
Note-se o antigo logótipo da "CP".
Desejo sinceramente que venham a ter ainda
uma vida cheia de viagens (?)

Duas carruagens "sorefame" em linha de topo,
sem qualquer utilidade e que chegaram a
integrar o comboio "sud-expresso".
Para elas formulo votos de um fim condigno (!)

Carruagens metálicas "Corail" que fazem as composições
"intercidades".

Locomotiva elétrica da marca "Siemens" da série 5600
que rebocam as composições anteriores.
Como diz a publicidade..."vá de comboio...", eu
gostava muito de ir a todo o lado, mas cada vez,
vou a menos (e não é por minha culpa) 

A locomotiva 5617.4 (série 5600) elétrica que aguardava,
com ansiedade, poder mostrar-se por esse país fora!

Carruagem da marca "Schindler", fazendo publicidade
ao vinho generoso do Douro. Hoje sem qualquer fim
atribuido, encontram-se nas linhas de topo finais,
começando a ficar rodeadas de eras...

Posso tornar a dizer...duas gerações!
Lado a lado a carruagem da foto anterior
e duas metálicas "sorefame" que serviram
como bar/restaurante.

Locomotiva a diesel da série "1400", a número 1431,
que nos dias atuais, são usadas principalmente para
manobras nas estações.
Já poucas fazem serviços de longo curso!

Locomotiva a diesel da série 1900, a número 1915, em
plena beneficiação para poder ser integrada em
composições de longo curso (passageiros e
mercadorias). Já estiveram postas de lado...

Locotrator a diesel da série 1150,  o número 1167...

...Para ter alguma utilidade deixou de pertencer à CP,
para passar a ser da "EMEF". Só fazem manobras internas.
* Felizmente, e uma vez que não sou dos que criticam tudo o que se pode ver, vou tendo alguma liberdade movimentos, desde que vista o necessário colete refletor; por tudo isto sinto-me no dever de deixar públicos os meus sinceros agradecimentos.

NA.: Quando realizei esta sessão fotográfica, permitiram-me, excecionalmente, fotografar outro material, que por motivos óbvios, não o publico por enquanto. Ficam na minha caixa particular a aguardar a superior autorização para serem tornadas públicas.

1 comentários:

Unknown 1 de janeiro de 2012 às 21:18  

Magnifico trabalho caro amigo !!!

Muito bom.

Abraço

Luis

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger