NAS VOLTAS E REVIRAVOLTAS DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO PORTO/CONTUMIL
* A estação de Contumil como é erradamente chamada, é a terceira estação ferroviária da cidade do Porto e a segunda situada na mesma freguesia (Campanhã). Aqui começa a linha de Leixões (só adstrita nos nossos dias, a mercadorias).
* Embora só aqui tenham paragem oficial algumas das composições pertencentes aos "comboios suburbanos do Porto" é uma interface deveras importante em material aparcado, até porque em instalações anexas funcionam o posto de manutenção dos "alfa-pendulares" e a secção do norte da "EMEF" (Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário), onde são beneficiadas importantes composições e efetuadas adaptações de material mais antigo.
Locomotiva a diesel da série 1950 (a número 1973) da marca "Bombardier", aguardando por alguma ação. Possuem seis rodados (3+3). |
Carruagens de madeira, com assentos de pau, que integram(integravam) o comboio histórico do Douro. |
Duas carruagens "sorefame" em linha de topo, sem qualquer utilidade e que chegaram a integrar o comboio "sud-expresso". Para elas formulo votos de um fim condigno (!) |
Carruagens metálicas "Corail" que fazem as composições "intercidades". |
A locomotiva 5617.4 (série 5600) elétrica que aguardava, com ansiedade, poder mostrar-se por esse país fora! |
Carruagem da marca "Schindler", fazendo publicidade ao vinho generoso do Douro. Hoje sem qualquer fim atribuido, encontram-se nas linhas de topo finais, começando a ficar rodeadas de eras... |
Posso tornar a dizer...duas gerações! Lado a lado a carruagem da foto anterior e duas metálicas "sorefame" que serviram como bar/restaurante. |
Locomotiva a diesel da série "1400", a número 1431, que nos dias atuais, são usadas principalmente para manobras nas estações. Já poucas fazem serviços de longo curso! |
Locomotiva a diesel da série 1900, a número 1915, em plena beneficiação para poder ser integrada em composições de longo curso (passageiros e mercadorias). Já estiveram postas de lado... |
Locotrator a diesel da série 1150, o número 1167... |
...Para ter alguma utilidade deixou de pertencer à CP, para passar a ser da "EMEF". Só fazem manobras internas. |
* Felizmente, e uma vez que não sou dos que criticam tudo o que se pode ver, vou tendo alguma liberdade movimentos, desde que vista o necessário colete refletor; por tudo isto sinto-me no dever de deixar públicos os meus sinceros agradecimentos.
NA.: Quando realizei esta sessão fotográfica, permitiram-me, excecionalmente, fotografar outro material, que por motivos óbvios, não o publico por enquanto. Ficam na minha caixa particular a aguardar a superior autorização para serem tornadas públicas.
NA.: Quando realizei esta sessão fotográfica, permitiram-me, excecionalmente, fotografar outro material, que por motivos óbvios, não o publico por enquanto. Ficam na minha caixa particular a aguardar a superior autorização para serem tornadas públicas.
1 comentários:
Magnifico trabalho caro amigo !!!
Muito bom.
Abraço
Luis
Enviar um comentário