SÉRIE 1100!
* A "SÉRIE 1100" refere-se a um tipo de locatratora que esteve ao serviço da "Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses" (antecessora da atual Comboios de Portugal).
* Entraram ao serviço no ano de 1949, tendo todas sido abatidas ao serviço, exceto a número 1104 que se encontra, com o esquema das cores originais - tons verdes - exposta no Museu Nacional Ferroviário, na cidade do Entroncamento.
FICHA TÉCNICA
a) - Ano de entrada ao serviço: 1949;
b) - Tipo de transmissão: elétrica;
c) - Natureza do serviço: somente manobras;
d) - Bitola de via: 1668 milímetros (entre carris);
e) - CONSTRUTORES:
1. - Partes mecânicas: General Electric (GE);
2. - Motores de tração: Caterpillar;
3. - Transmissão: General Electric (GE);
4. - Freio: Westinghouse Air Brake Company;
5. - Registador de velocidade: RBM (indicador totalizador);
6. - Transmissão de movimento: General Electric (GE).
f) - Número de cabines de condução: 1 (uma);
g) - Velocidade máxima: 56 (cinquenta e seis) quilómetros/hora:.
h) - Suspensão pelo nariz e auto-ventilação com a relação de transmissão de 11,25;
i) - Potência nominal: 190 cavalos.
Compilado por "texasselvagem", em Gondomar
NOTAS: I - Texto escrito segundo as regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa;
II - Os parênteses ( ) são do conhecimento próprio;
FONTES: Espólio particular do autor e "wikipédia livre".
0 comentários:
Enviar um comentário