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Pensamentos no SilvaTexas

11 de maio de 2011

COMBOIOS NO FUNCHAL, ILHA DA MADEIRA?

* Sim, é verdade. A hoje denominada "Região Autónoma da Madeira", possuiu, na sua cidade capital, Funchal, uma linha de caminho-de-ferro.
* O "CAMINHO-DE-FERRO DO MONTE" - vulgarmente conhecido como "Comboio do Monte" ou ainda "Elevador do Monte" - foi uma ferrovia de via única, de bitola estreita, em cremalheira que ligava o sítio do Pombal, no Funchal, ao Terreiro da Luta, no Monte (Madeira), numa extensão de 3,911 quilómetros e que possuia no seu percurso oito estações (ou apeadeiros).
* Os estudos para o "CAMINHO DE FERRO DO MONTE" foram feitos em 1886, pelo engenheiro luso-francês Raul Mesnier du Ponsard. A ideia para a construção de um elevador ou caminho-de-ferro partiu de ANTÓNIO JOAQUIM MARQUES, que obteve o consentimento da Câmara Municipal do Funchal em 17 de Fevereiro de 1887.
* Vencidas algumas dificuldades em reunir o capital para a formação da "COMPANHIA DO CAMINHO-DE-FERRO DO MONTE", as obras iniciaram-se a 13 de Agosto de 1891 e o primeiro troço, entre o Pombal e a Levada de Santa Luzia, foi inaugurado a 16 de Julho de 1893.
* No dia 05 de Agosto de 1894 o comboio chega ao lugar do Atalhinho, já na freguesia do Monte, situado a 577 metros de altitude.
* E assim se manteve até que, a 12 de Julho de 1910, a "Companhia do Caminho-de-Ferro do Monte", em assembleia geral, decidiu prolongar o comboio até ao Terreiro da Luta. A pretensão foi aprovada pela Câmara Municipal do Funchal no dia 04 de Agosto desse mesmo ano.
* A 24 de Julho de 1912 o comboio chega finalmente ao Terreiro da Luta a 850 metros de altitude, ficando, no total, com uma extensão de 3,911 metros e as seguintes paragens: POMBAL, LEVADA DE SANTA LUZIA, LIVRAMENTO, QUINTA DE SANT'ANA (ou SANT'ANA), FLAMENGO, CONFEITARIA, ATALHINHO (Monte), LARGO DA FONTE e TERREIRO DA LUTA.
* Na Rua do Pombal situava-se a estação principal e os escritórios da companhia. Na Estação (términos) do Terreiro da Luta existia um restaurante panorâmico que era explorado pela própria companhia.

                                 FASES DE CONSTRUÇÃO

a) - Pombal/Levada de Santa Luzia, com um quilómetro, inaugurado em 16 de Julho de 1893;
b) - Levada de Santa Luzia/Atalhinho(Monte), com quilómetro e meio, inaugurado em 05 de Agosto de 1894; e,
c) - Atalhinho (Monte)/Terreiro da Luta, com 1,411 quilómetro, inaugurado em 24 de Julho de 1912.

* A 10 de Setembro de 1919 deu-se uma explosão na caldeira de uma locomotiva, quando o comboio subia em direção ao Monte. Deste acidente  resultaram quatro mortos e vários feridos. Devido a este desastre, as viagens foram suspensas  até 01 de Fevereiro de 1920. Retomadas, a 11 de Janeiro de 1932, aconteceu novo desastre - desta vez por descarrilamento. A partir de então, turistas e habitantes viraram as costas ao caminho-de-ferro, considerando-o demasiado perigoso -pelo seu enorme declive. Aliando este fato à II Guerra Mundial, que se iniciou entretanto, verificou-se uma falta de turistas na Madeira - principal fonte de receitas da companhia - pelo que esta entrou em crise; sendo que a última viagem do comboio se realizou em Abril de 1943, tendo a linha sido desmantelada de imediato. Parte do material resultante desse desmantelamento, nomeadamente os carris, foi para a sucata, sendo a parte sobejante utilizada na reparação do Elevador do Bom Jesus, na cidade de Braga.
* O "Caminho-de-Ferro do Monte" era uma via férrea de cremalheira, no sistema de Riggenbach. Desenvolvia-se em única via, exceto nas estações do Livramento e do Monte, onde havia un cruzamento para permitir o cruzamento de comboios. As composições eram formadas por uma simples carruagem, que era empurrada, no sentido ascendente pela locomotiva. No sentido descendente, o peso da carruagem mantinha-a em contato com a locomotiva, não existindo assim necessidade de atrelagem.
* A companhia possuia cinco locomotivas - quatro construidas pela empresa Maschinen-Fabrick Esslingen e outra pela SLM Winterthur - e cinco carruagens de passageiros - cada uma com capacidade para sessenta pessoas. Existiam, ainda, alguns pequenos vagões (de rebordo baixo) para transporte de grandes quantidades de bagagens.
* Está a ser implementado, atualmente, um projeto para a recuperação e ativação deste serviço, num emprendimento comjunto da Câmara Municipal do Funchal e da empresa "Teleféricos da Madeira". O projeto contempla a construção de um caminho-de-ferro do tipo funicular entre as antigas estações do Terreiro da Luta e do Monte, seguindo o antigo traçado da linha (não se obteve qualquer confirmação oficial neste sentido). Não se prevê, no entanto, a reconstrução do serviço até ao centro do Funchal. O material circulante a utilizar consistirá numa automotora funicular de piso plano, decorada de forma a recordar o design da época em que circulou o serviço primitivo - no entanto, tudo isto carece de informações oficiais.
* Como recordação deste tempo áureo, no antigo "Café Ritz" existe um painel de azulejos representando o comboio e um carro de cesto, cujo percurso era - em parte - paralelo.


FONTES: Brochuras da Câmara Municipal do Funchal
                "Wikipédia", enciclopédia livre.

NOTA: Alguns parênteses ( ) e frases entre - são da responsabilidade exlusiva do compilador.

* O texto foi escrito segundo as regras do Novo Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa.

Compilado em Gondomar, por "texasselvagem".     

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