Estação Ferroviaria de Ovar
Diz o povo na sua douta sabedoria que "a ração não é para quem a talha...mas sim para quem a merece".
Mais uma vez o destino fintou-nos...afinal ele é que marca a hora e, agora também as greves ferroviárias!
Pois com a sentida ausência do mestre da matéria, o "el comandante", cuja falta foi devida e atempadamente justificada, os "carolas", desta vez apenas eu (texasselvagem) e o amigo, Luís Miguel Meireles (cantinho dos comboios), tinham pensado em ir até à Estação Ferroviária de Avanca, pelo que, se resolveu adquirir as passagens de ida e volta para a composição das 8h15 com partida do Porto/Campanhã. Acontece que à hora da partida a instalação sonora comunicou a supressão do comboio regional, por via da greve do setor. Pois havia o das 9h15, mas sem certezas da sua circulação e correndo o risco de não haver regresso; por unanimidade foi decidido ficar com o prejuizo e reduzir a viagem até Ovar.
Assim, pelas 9,00 tomou-se a UME (unidade múltipla elétrica) que terminava a sua marcha precisamente naquela estação, tendo-se regressado ao ponto de partida na composição que havia partido às 9h15 de Campanhã, mas com destino a Aveiro. Deu para estar em Ovar mais de uma hora, sendo o regresso feito em dupla de "UME'S"!
Mesmo com os planos alterados, foi mais uma manhã de domingo que valeu pelo espólio fotográfico.
Teixeira da Silva, AJ
Enquanto o grupo esperava...deu para assistir à partida do "intercidades" tracionada pela locomotiva elétrica 5602.6, da marca "Siemens"! |
A locomotiva homenageava a cidade da "Pampilhosa", terra de ferroviários. |
Caixilho de azujejos representando uma locomotiva a vapor do século XIX, que se encontra bem preservado na gare de embarque. |
Pronto! Aí está a prova...Estação Ferroviária de Ovar na Linha do Norte. Nesta estação só param os comboios suburbanos do Porto que terminam a marcha na Estação de Aveiro. |
Dresine de via larga, pertencente à "Refer" (Redes Ferroviárias) com duas vagonetas atreladas, para transporte de carris. |
Outro caixilho de azulejos, representado uma composição tracionada por uma locomotiva a diesel da marca "Bombardier" |
Uma fileira de sete vagões cerealíferos que se encontravam aparcados em linha de reserva. |
Pasra os mais interessados estes vagões são da série "TDGS". |
A estação ferroviária de Ovar fica no quilímetro 301 da Linha do Norte que se inicia em Lisboa-Santa Apolónia. |
Nova fileira com outros sete vagões cerealíferos, agora aparcados em linha de topo. |
Fachada exterior do edifício da estação que se situa no Largo Serpa Pinto. Atente-se no símbolo da "Refer" que é a proprietária dos edifícios ferroviários. |
Novo painel de azulejos representando as "lavadeiras no Lopo, Ovar". Os azulejos virados para o esterior encontram-se em pior estado de conservação. |
Vista geral do cais de embarque e da estação no sentido de Sul/Norte. |
Pórtico semafórico existente à saida da estação, no sentido de Aveiro. |
Edifício das instalações sanitárias privativas da estação. |
Convem não esquecer que a viagem foi efetuada no "Domingo Gordo"...portanto é Carnaval e ninguém leva a mal. |
No regresso uma breve paragem na Estação da Aguda. |
Depois de já se ter regressado, acabava de chegar, provinda de Valença (Linha do Minho) esta UDD (unidade dupla diesel) com o número 0458. |
...E ainda se assistiu à partida do Alfa-Pendular com o número 4003 que provinha de Guimarães e se destinava a Lisboa- -Santa Apolónia. |
2 comentários:
Mais uma série de fotos sem o nosso querido SOL !!!!!
Faz falta para a fotografia ...
O que faz falta é animar a malta !
Enviar um comentário