SÉRIE 1000!
* A "SÉRIE 1000" - conhecida por DREWRY, em referência ao fabricante - foi um tipo de locotrator utilizado pela "Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugues" (não tendo chegado a ser usado pela sua sucessora, "COMBOIOS DE PORTUGAL,EP").
* Estas unidades fioram compradas, junto com outros tipos de material circulante, no âmbito do Plano de Reequipamento do governo português, com o propósito de substituir a frota de material circulante a vapor, cuja circulação se encontrava reduzida, devido à escassez de carvão; os fundos deste projeto foram retirados do Plano Marshall, uma iniciativa de apoio económico às nações europeias atingidas pela Segunda Guerra Mundial.
* O número de série que lhes foi atribuido, 1000, deve-se ao fato de serem as primeiras unidades motoras de tração a gasóleo daquela companhia ferroviária, cujo método de classificação de material motor foi alterado nesse ano para acomodar a entrada ao serviço das novas unidades; este esquema (novo) ditou que a numeração das locomotivas e locotratores deveria ser ascendente, por ordem de compra e tipo de disposição dos rodados.
* De origem britânica, o seu propósito primitivo era efetuar manobras em zonas em construção ou obras.
FICHA TÉCNICA:
a) - Número de unidades: 6 (seis) - numeração atribuida 1001 a 1006 (inclusivé);
b) - Ano de entrada ao serviço: 1948;
c) CONSTRUTORES.
1. - Partes mecânicas; Drewry Car Co,;
2. - Motor: L. Garder and Sons;
3. - Freio: Westinghouse Brake and Signal Company Ltd;
4. - Registador de velocidade: Drewry Car Co (apenas indicador);
d) - Velocidade máxima: 41,5 quilómetros/hora;
e) - Potência nominal: 200 (duzentos) cavalos;
* (O autor sabe da existência do locotrator múmero 1002, desta série, no interior das instalações da EMEF - Empresa de Manutenção do Material Ferroviário, em Guifões, freguesia do concelho matosinhense, embora não se encontre capaz de se mover pelos seus próprios meios)..
* (Quanto às restantes unidades, desconheço o seu paradeiro, sabendo que todas elas foram abatidas ao serviço, ainda antes da criação da atual empresa ferroviária).
Compilado por "texasselvagem", em Gondomar.
NOTAS: a) - O texto foi escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa;
b) - Os parênteses ( ) são da responsabilidade do autor;
c) - As frases que se encontrem entre hífens (-) são do conhecimento próprio;
d) - Compilação efetuada com base em publicações do acervo do autor e da "wikipédia" livre.
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