Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

19 de maio de 2011

SÉRIE 1000!

* A "SÉRIE 1000" - conhecida por DREWRY, em referência ao fabricante - foi um tipo de locotrator utilizado pela "Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugues" (não tendo chegado a ser usado pela sua sucessora, "COMBOIOS DE PORTUGAL,EP").
* Estas unidades fioram compradas, junto com outros tipos de material circulante, no âmbito do Plano de Reequipamento do governo português, com o propósito de substituir a frota de material circulante a vapor, cuja circulação se encontrava reduzida, devido à escassez de carvão; os fundos deste projeto foram retirados do Plano Marshall, uma iniciativa de apoio económico às nações europeias atingidas pela Segunda Guerra Mundial.
* O número de série que lhes foi atribuido, 1000, deve-se ao fato de serem as primeiras unidades motoras de tração a gasóleo daquela companhia ferroviária, cujo método de classificação de material motor foi alterado nesse ano para acomodar a entrada ao serviço das novas unidades; este esquema (novo) ditou  que a numeração das locomotivas e locotratores deveria ser ascendente, por ordem de compra e tipo de disposição dos rodados.
* De origem britânica, o seu propósito primitivo era efetuar manobras em zonas em construção ou obras.

                                                     FICHA TÉCNICA:

a) - Número de unidades: 6 (seis) - numeração atribuida 1001 a 1006 (inclusivé);
b) - Ano de entrada ao serviço: 1948;
c) CONSTRUTORES.
     1. - Partes mecânicas; Drewry Car Co,;
     2. - Motor: L. Garder  and Sons;
     3. - Freio: Westinghouse Brake and Signal Company Ltd;
     4. - Registador de velocidade: Drewry Car Co (apenas indicador);
d) - Velocidade máxima: 41,5 quilómetros/hora;
e) - Potência nominal: 200 (duzentos) cavalos;

* (O autor sabe da existência do locotrator múmero 1002, desta série, no interior das instalações da EMEF - Empresa de Manutenção do Material Ferroviário, em Guifões, freguesia do concelho matosinhense, embora não se encontre capaz de se mover pelos seus próprios meios)..
* (Quanto às restantes unidades, desconheço o seu paradeiro, sabendo que todas elas foram abatidas ao serviço, ainda antes da criação da atual empresa ferroviária).  

Compilado por "texasselvagem", em Gondomar.
NOTAS: a) - O texto foi escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa;
                b) - Os parênteses ( ) são da responsabilidade do autor;
                c) - As frases que se encontrem entre hífens (-) são do conhecimento próprio;
                d) - Compilação efetuada com base em publicações do acervo do autor e da "wikipédia" livre. 

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger