Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

24 de maio de 2011

SÉRIE 1500!

* A "SÉRIE 1500" define um tipo de locomotiva que esteve ao serviço da companhia dos "Caminhos-de-Ferro Portugueses", e da sua sucessora, a "Comboios de Portugal", tendo algumas das unidades sido vendidas à operadora de construção "Ferrovias".
* Devido à escassez de carvão sentida após o final da Segunda Guerra Mundial, a companhia ferroviária não conseguia assegurar todos os serviços com a sua frota de locomotivas a vapor. Assim, e para fazer face a este problema, o governo português ativou o Plano de Reequipamento, cujo propósito era, com o auxílio dos fundos recebidos do Plano Marshall - um programa de apoio aos paises europeus atingidos por aquele conflito - adquirir material circulante motor, cujo combustível fosse o gasóleo (diesel).
* Devido ao fato da indústria nesta região não deter - naquela altura - capacidade para o fabrico de locomotivas a gasóleo, o governo português encomendou várias locomotivas de linha à companhia americana "American Locomotive Company" (ALCO), que entraram ao serviço no ano de 1948, na operadora Caminho-de-Ferro Portugueses, tendo sido as primeiras locomorivas de tração a gasóleo em Portugal.
* Após cumprirem vários anos de serviço, as unidades desta série foram - ao aproximarem-se do fim da sua vida útil - designadas para rebocar composições de passageiros e mercadorias nas regiões do Alentejo e Algarve.
* Em finais de 2000 apenas se encontravam ao serviço as locomotivas com as numerações 1501, 1505, 1510 e 1512; tendo a número 1502 sido vendida à empresa "Ferrovias"; a 1507 à "Fergrupo" e a 1511 à "Somafel"; as restantes unidades foram abatidas ao serviço e parqueadas junto às instalações do Grupo Oficinal do Barreiro (GOB), para fornecer peças às suas congéneres ainda em circulação.
* As unidades 1501 e 1510 estavam disponibilizadas  para rebocar composições especiais, Regionais e InterRegionais, no caso das locomotivas das séries 1400 e 1930 não se encontrarem disponíveis. A primeira unidade foi, posteriormente, decorada no Barreiro com o seu padrão de pintura original - verde e pérola - e exposta no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento; enquanto que a 1505 e 1510 foram parqueadas no Barreiro, sem motores de tração, que foram reservados para uso nas locomotivas da série seguinte (a 1550).

                                                            FICHA TÉCNICA

1. - Ano de entrada ao serviço: 1948;
2. - Tipo de transmissão: elétrica;
3. - Tipo de tração: diesel/elétrica;
4. - Natureza do serviço; Linha;  
5. - Bitola de via: 1668 milímetros (entre carris);
6. - Licença de construção: English Electric;
7. - Número de unidades construidas: 12 (doze) - as número 1501 a 1512, inclusivé;
8. - Velocidade máxima: 120 (cento e vinte) quilómetros/hora;
9. - FABRICANTES:
       a) - Partes mecânicas; American Locomotive Company (ALCO);
       b) - Motores de tração: a mesma;
       c) - Freio: Knorr-Btrmse;
10. - Número de cabines de condução: 1 (uma).

                                       LISTA DO MATERIAL
1501 - Ao serviço da Unidade de Viagens Interurbanas e Regionais da operadora "Comboios de Portugal", estando, no entanto, prevista a sua integração no Museu Nacional Ferroviário;
1502 - Vendida à operdora "Ferrovias";
1503 - Abatida ao serviço;
1504 - Abatida ao serviço;
1505 - Parqueada;
1506 - Abatida ao serviço e parqueada no Grupo Oficinal do Barreiro (GOB) para fornecer peças ao resto da série;
1507 - Vendida à operadora "Fergrupo";
1508 - Abatida ao serviço e parqueada no GOB para fornecer peças ao resto da série;
1509 - Abatida ao serviço;
1510 - Ao serviço da Unidade de Viagens Interurbanas e Regionais da operadora "Comboios de Portugal";
1511 - Vendida à operadora "Somafel";
1512 - Parqueada, aguardando para ser abatida ao serviço ou vendida.


Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
FONTES: Publicações dispersas do acervo do autor;
                  "wikipédia, livre"
NOTAS: Todos os parênteses ( ) são da minha autoria, por conhecimento ptóprio;
                 Texto escrito segundo as normas do atual Acordo Orrográfico da Língua Portuguesa.

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger