Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

30 de maio de 2011

SÉRIE 2600!

* A "SÉRIE 2600" é um tipo de locomotiva ao serviço da divisão de longo curso e carga da empresa pública que gere o transporte ferroviário em Portugal - CP (Comboios de Portugal).
* São locomotivas de design "Nez-Cassée" do famoso designer francês Paul Arzens iniciado na série 40100 dos caminhos-de-ferro francees. Foram as primeiras locomotivas da CP aptas a circular a 160 quilómetros/hora, mas tal fato só foi possível em serviço comercial com a chegada das carruagens "CORAIL" no ano de 1986; mas na realidade só no ano de 1998 puderam circular comercialmente a essa velocidade. Ao longo dos anos têm efetuado essencialmente serviços de passageiros e recentemente foram modernizadas, o que lhes aumentou ainda mais a sua vida útil, estando a sua carreira ainda assegurada por vários anos.

                                   CARATERÍSTICAS TÉCNICAS

1. - Serviços: CP Longo Curso e CP Carga (Logística e Transportes Ferroviários de Mercadorias,SA);
2. - Ano de entrada ao serviço: 1974 e 1975;
3. - Número de unidades construídas: 12 (doze), números 2601 a 2612, inclusivé;
4. - Velocidade máxima: 160 (cento e sessenta) quilómetros/hora (193 quilómetros/hora ao fazer o  antigo recorde de velocidade ferroviário português); 
5. - Comprimento (entre tampões de choque): 17,50 metros;
6. - Potência: 2866 KW (3900 cavalos);
7. - Tensão de Funcionamento: 25 kv - 50 Hz;
8. - Bitola de via: 1668 milímetros (distância entre carris);
9. - Disposição dos rodados: Bo'Bo'
10.- FABRICANTES:
        a) - Partes mecânicas: Groupment d'Étude et d' Electrifition de Chemins-de-Fer en Monofasé;
        b) - Motores de tração: Alsthom, referência 660 A1 - TAO, em número de dois (2);
        c) Equipamento elétrico de tração: Alsthom/BBC/Jeumont-Schneider/MTE.

Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
FONTES: Excertos de vários publicações do acervo do autor e,
                 "wikipédia, livre".
NOTAS: Os parênteses () são da responsabilidade e conhecimento do autor.
                O texto foi escrito ao abrigo das novas regras do Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa.

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger