SÉRIE 2600!
* A "SÉRIE 2600" é um tipo de locomotiva ao serviço da divisão de longo curso e carga da empresa pública que gere o transporte ferroviário em Portugal - CP (Comboios de Portugal).
* São locomotivas de design "Nez-Cassée" do famoso designer francês Paul Arzens iniciado na série 40100 dos caminhos-de-ferro francees. Foram as primeiras locomotivas da CP aptas a circular a 160 quilómetros/hora, mas tal fato só foi possível em serviço comercial com a chegada das carruagens "CORAIL" no ano de 1986; mas na realidade só no ano de 1998 puderam circular comercialmente a essa velocidade. Ao longo dos anos têm efetuado essencialmente serviços de passageiros e recentemente foram modernizadas, o que lhes aumentou ainda mais a sua vida útil, estando a sua carreira ainda assegurada por vários anos.
CARATERÍSTICAS TÉCNICAS
1. - Serviços: CP Longo Curso e CP Carga (Logística e Transportes Ferroviários de Mercadorias,SA);
2. - Ano de entrada ao serviço: 1974 e 1975;
3. - Número de unidades construídas: 12 (doze), números 2601 a 2612, inclusivé;
4. - Velocidade máxima: 160 (cento e sessenta) quilómetros/hora (193 quilómetros/hora ao fazer o antigo recorde de velocidade ferroviário português);
5. - Comprimento (entre tampões de choque): 17,50 metros;
6. - Potência: 2866 KW (3900 cavalos);
7. - Tensão de Funcionamento: 25 kv - 50 Hz;
8. - Bitola de via: 1668 milímetros (distância entre carris);
9. - Disposição dos rodados: Bo'Bo'
10.- FABRICANTES:
a) - Partes mecânicas: Groupment d'Étude et d' Electrifition de Chemins-de-Fer en Monofasé;
b) - Motores de tração: Alsthom, referência 660 A1 - TAO, em número de dois (2);
c) Equipamento elétrico de tração: Alsthom/BBC/Jeumont-Schneider/MTE.
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
FONTES: Excertos de vários publicações do acervo do autor e,
"wikipédia, livre".
NOTAS: Os parênteses () são da responsabilidade e conhecimento do autor.
O texto foi escrito ao abrigo das novas regras do Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa.
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