SÉRIE 0100!
* A "SÉRIE 0100" corresponde a uma automotora tracionada a gasóleo - diesel - que esteve ao serviço da "Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses" e da sua sucessora, "Comboios de Portugal"; as unidades desta série também eram conhecidas por "joaninhas" ou "Nohabs", em referência, respetivamente, à forma semi-circular das extremidades e ao seu último esquema de cores - encarnado e branco - e ao seu fabricante.
* Estas automotoras possuem uma "vida" repleta de historial. Assim, elas vieram, junto com outras séries de automotoras e locomotivas, para Portugal no âmbito do Plano de Reequipamento, um projeto do governo português para utilizar parte do apoio económico prestado ao nosso país pelo Plano Marshall na aquisição de material circulante, de forma a substituir parte da frota das locomotivas a vapor da "Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses"; pois, esta operadora encontrava-se com dificuldades em manter todos os seus serviços, devido à escassez de carvão sentida após o final da Segunda Guerra Mundial.
* Em 1995, estas automotoras podiam ser encontradas a efetuar - entre outras ligações - os serviços Regionais no Ramal de Cáceres; sendo que, nesta altura, eram as automotoras de tração térmica mais antigas a assegurar serviços públicos regulares em toda a Europa Ocidental.
* Em 1998, a automotora número 0101 foi apresentada, com o seu esquema de cores original - tons verde e creme - na exposição de material ferroviário "50 Anos de Diesel", organizada pelo Museu Nacional Ferroviário, junto à Estação do Entroncamento.
* Em 1995, encontravam-se baseadas nas oficinas do Barreiro; não obstante as suas reduzidas dimensões, detinham uma zona dedicada às bagagens e dois salões para passageiros de primeira e segunda classes. Porém, uma das suas desvantagens era o reduzido isolamento sonoro, o que provocava bastante ruido no seu interior.
FICHA TÉCNICA
a) - Tipo de tração: Diesel-Hidráulica;
b) - CONSTRUTORES:
1. - Partes mecânicas: Nydqvist & Holm AB (NOHAB),
2. - Motor Diesel: Saab-Scania,
3. - Transmissão: Voith
c) - Ano de entrada ao serviço: 1948;
d) - Número de unidades construidas: 15 (quinze);
e) - Velocidade máxima: 100 (cem) quilómetros/hora;
f) - Comprimento (entre tampões de choque): 40,020 metros;
g) - Potência: 159 cavalos;
h) - Bitola de via: 1668 milímetros (entre carris);
i) - Disposição dos rodados; 1A-A1;
j) - Número de cabines de condução: 2 (duas);
k) - Freio automático: ar comprimido;
l) - Lotação: 70 (setenta) passageiros, sendo 24 em primeira classe e 46 em segunda;
m) - (Estas composições não são suscetíveis de andarem em dupla).
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem".
NOTAS: Texto escrito segundo as novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Todos os parênteses ( ) são da minha autoria, assim como as frases entre hífens (-) são do meu conhecimento pessoal.
Base do texto: "wikipédia livre".
f) - Comprimento (entre tampões de choque): 40,020 metros;
g) - Potência: 159 cavalos;
h) - Bitola de via: 1668 milímetros (entre carris);
i) - Disposição dos rodados; 1A-A1;
j) - Número de cabines de condução: 2 (duas);
k) - Freio automático: ar comprimido;
l) - Lotação: 70 (setenta) passageiros, sendo 24 em primeira classe e 46 em segunda;
m) - (Estas composições não são suscetíveis de andarem em dupla).
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem".
NOTAS: Texto escrito segundo as novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Todos os parênteses ( ) são da minha autoria, assim como as frases entre hífens (-) são do meu conhecimento pessoal.
Base do texto: "wikipédia livre".
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