Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

4 de maio de 2011

SÉRIE 9630





* Vou continuar a historia das composições que circulam (ou já circularam) em Portugal e de via estreita.
* A "SÉRIE 9630" também conhecida como "Vouguinha", é um tipo de automotora, urilizada pela "Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses" (atual Comboios de Portugal,SA) na Linha do Vouga e no Ramal de Aveiro.
* Entraram ao serviço no mês de Setembro de 1991, para reforçar os serviços da Linha da Póvoa (entretanto afeta ao "Metro do Porto"). Foram construidas na fábrica da Amadora da empresa "Sociedades Reunidas de Fabricações Metálicas, Sorefame" (já extinta) e vieram, desde logo, preparadas para a sua adaptação à tração elétrica, devido ao fato de, já nessa época existir um projeto de eletrificação dessa linha (que jamais se concretizou).
* Em 2002, data em que a Linha da Póvoa encerrou para obras de adaptação ao Metro  do Porto, estas unidades foeam destacadas para a Linha do Vouga (Espinho/Sernada) e Ramal de Aveiro (Sernada/Águeda/Aveiro), substituindo as automotoras da série 9300 (Allans).
* Circulam em composições de Unidade Dupla a Diesel (UDD), que por sua vez podem circular em UQD (unidades quádruplas diesel). Uma das distinções desta série, em relação às outras automotoras da sua ger5ação a circularem em Portugal, é o número de circuitos eletrónicos presentes, destacando-se o sistema informáticlo, para a regularização da marcha.

                                                       FICHA TÉCNICA

* Como já se disse entraram ao serviço no ano de 1991; ao todo foram construidas sete unidades (números de série 9631 a 9637).
* São de bitola métrica (distância entre carris de mil milímetros), utilizando gasóleo como carburante (diesel).
* A transmissão foi fabricada pela empresa ABB Henschel e o motor pela sociedade "Saurer", cuja potência é de 434 cavalos.
* Atingem a velocidade máxima de noventa quilómetros/hora (sendo que atualmente no troço onde circulam a velocidade máxima permitida é de cinquenta quilómetros).
* (Têm sido as composições que mais acidentes têm sofrido e são das únicas que vão circulando sem o logotipo da operdaora ferroviária).



* Compilado em Gondomar, por "texasselvagem" 

NOTA: Os parênteses ( ) são exclusivamente da minha responsabilidade. 

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger