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Pensamentos no SilvaTexas

23 de maio de 2011

SÉRIE 1200!





* A "SÉRIE 1200" (conhecida pelas alcunhas de "Brissonneau" - devido ao nome do fabricante - "Flausina" ou "Máquina de Costura"), foi um tipo de locomotiva, com tração diesel-elétrica, utilizada pela operadora ferroviária "Comboios de Portugal" e posteriormente vendida à empresa de construção "Ferrovias".
* Em meados do século XX, a "Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses" (antecessora da atual Comboios de Portugal)  procurou aumentar o seu parque de locomotivas a tração diesel-elétrica, de forma a substituir a frota de material motor no sul de Portugal, até essa data constituida essencialmente por locomotivas a vapor; devido à sua experiência com material motor diesel-elétrico de origem norte-americana, decidiu adquirir várias locomotivas de média potência, apropriada para serviços regionais e de manobras. A sua escolha veio a recair sobre o modelo 040 DE da construtora francesa Brissonneau & Lotz, com motorização da Société Alsacienne de Constructions Mécaniques e que já eram utilizadas em grande escala pelas operadoras "Société Natiomale des Chemins de Fer" (a francesa, SNCF), com a denominação de BB 63000 e "Red Nacional de los Ferrocarriles Españoles (a espanhola, RENFE), formando a série 307.
* As primeiras 15 (quinze) locomotivas foram montadas totalmente nas instalações da companhia "Sociedades Reunidas de Fabricações Metálicas (a portuguesa "sorefame", já extinta), sob licença do construtor francês Brissonneau & Lotz, no ano de 1961, com os números orinais de 0210 a 0224, alterados pela operadora portuguesa para 1201 a 1215. Alguns anos mais tarde, esta companhia encomendou mais 10 (dez) unidades, entregues ano ano de 1961, cuja denominação de fábrica, de 334 a 343, foi, igualmente, alterada para 1216 a  1225, totalizando assim 25 (vinte e cinco) unidades. No entanto, no ano de 2001, só restavam 12 (doze!) unidades ao serviço, tendo as restantes sofrido avarias ou acidentes graves.
* Foram pintadas de origem com um esquema oficial de cores azul com uma linha branca no topo e uma zona vermelha entre os pára-choques (sendo as primeiras locomotivas da companhia que receberam esta decoração); adotaram, posteriormente, o novo esquema desta operadora, com as cores laranja, branco e castanho.
* A locomotiva com o número 1204 recebeu - novamente - o seu esquema original de cores - para a sua preservação no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.
* Apesar das suas reduzidas potência e velocidade máxima as tornar mais propícias para o serviço de manobras do que de linha, foram, desde o início da sua atividade, utilizadas em ambos os tipos de operações, tendo massegurado serviços regionais entre o Entroncamento e Abrantes, Elvas a Badajoz (Espanha), na Linha do Leste; entre o Barreiro e Casa Branca, na do Alentejo; entre o Barreiro e a Funcheira, na do sul e em toda a linha do Algrave; também tracionaram composições suburbanas na Margem Sul do Tejo, no triângulo, Barreiro, Setúbal e Praias do Sado; tendo ainda assegurado (embora a título temporário e durante a eletrificação do troço entre as Estações de Vila Nova de Gaia e Porto/Campanhã) os serviços regionais e outros tipos. Foram, por fim, utilizadas em manobras nas Estações Ferroviárias de Santa Apolónia, Rossio e Campolide, todas na capital.

                                FICHA TECNICA

a) - Ano de entrada ao serviço: 1961 e 1964;
b) - Tipo de transmissão: elétrica;
c) - Tipo de tração: diesel/elétrica;
d) - Natureza do serviço; Linha e Manobras;
e) - Bitola de via: 1668 milímetros (distância entre carris);
f) - Licença de construção: Brissonneau & Lotz;
g) - Número de unidades construidas: 25 (vinte e cinco);
h) - FABRICANTES:
       1. - Partes mecânicas: Sociedades Reunidas de Fabricações Metálicas "sorefame";
          2. - Sistemas de travagem: Freins-Jourdain-Monneret;
i) - Número de cabines de tração: 1 (uma) - comando esquerda/direita;
j) - Velocidade máxima: 80 (oitenta) quilómetros/hora;

                                  LISTA DE MATERIAL

1201: Em serviço;
1202: Abatida;
1203: Parqueada;
1204: Abatida (integrada no espólio do Museu Nacional Ferroviário);
1205: Parqueada;
1206: Parqueada;
1207: Parqueada;
1208: Em serviço;
1209: Abatida;
1210: Em serviço;
1211: Parqueda;
1212: Em serviço;
1213: Em serviço;
1214: Em serviço;
1215: Abatida após acidente sofrido em  Estômbar, Linha do Algarve;
1216: Parqueda;
1217: Em serviço;
1218: Em serviço;
1219: Abatida;
1220: Em serviço;
1221: Em serviço;
1222: Parqueada;
1223: Parqueada;
1224: Em serviço;
1225: Em serviço.
(Todas as locomotivas abatidas encontram-se impossibilitadas de circularem pelos seus próprios meios e algumas das parqueadas destinam-se a fornecer peças às que ainda prestam serviço).

Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
NOTAS: Texto escrito segundo as novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.  
               Os parênteses ( ) são do conhecimento do autor e de sua exclusiva responsabilidade.

BASES: Publicações do acervo do autor e "wikipédia, livre".

5 comentários:

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