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Pensamentos no SilvaTexas

25 de maio de 2011

SÉRIE 1550!

* A "SÉRIE 1550" (também conhecida pela sigla do fabricante canadiano "MLW") é um tipo de locomotiva que já esteve ao serviço da companhia "Caminhos de-Ferro Portugueses" e da sua sucessora "Comboios de Portugal", tendo, posteriormente, todas as unidades passado para a gestão da transportadora ferroviária  portuguesa "CP Carga". 
* Desde a entrada em funcionamento das primeiras locomotivas desta série (no ano de 1973), até à atualidade, a sua raxa de operacionalidade mantem-se nos 100% da frota, dada a sua grande fiabilidade e resistência. Asseguraram, durante vários anos, o transporte de passageiros e mercadorias, como, na Linha da Beira Alta; os serviços "Intercidades" em 1990; "Regionais entre as estações de Vilar Formoso e Guarda, em finais de 1991; ou o "InterRegional" entre Lisboa e Guarda, em 1992., na Linha da Beira Baixa, aonde foram destinadas devido ao fato de serem mais propícias às difíceis condições desra ligação; efetuaram serviços como as composições de mercadorias coletor-repartidor, no ano de 1991 ou os "Regionais" e "Intercidades" de passageiros entre Covilhã e Lisboa.
* Foram, como se disse, posteriormente, todas entregues à gestão da operadora "CP Carga" (mercadorias).
* É habitual ver estas locomotivas em serviço nas linhas da Beira Baixa, de Elvas, Ramal de Cáceres e no serviço de transporte de areia do Terminal de Loulé ou ainda no transporte de combustíveis para o Aeroporto de Faro.
* As locomotivas desta série estão afetas ao Grupo Oficinal da Figueira da Foz (GOFF) e às oficinas na Estação Ferroviária do Entroncamento.

                                                       FICHA TECNICA

a) - Ano de entrada ao serviço: 1973;
b) - Tipo de transmissão: elétrica;
c) - Bitola de via: 1668 milímetros (entre os carris);
d) - Licença de construção: Alco (só para o diesel);
e) - Número de unidades construidas: 20 (vinte);
f) - FABRICANTES:
      1. - Partes mecânicas: Montreal Locomotive Works (MLW);
      2. - Motores de tração: Montreal Locomotive Works/Alco;
      3. - Transmissão: Canadian General Electric;
      4. - Freio: Westinghouse Air Brake Company;
      5. - Registador de velocidade: Hasler;
      6. - Transmissão de movimento: Canadian General Electric;
      7. - Sistema de homem morto: Davies & Metcalfe;
g) - Velocidade máxima: 120 (cento e vinte) quilómetros/hora;
h) - Potência nominal: 2180 cavalos;
i) - Velocidade nominal: 1050 rpm (rotações por minuto).




Compilado em Gondomar, por "texasselagem"

FONTES: Publicações do acervo particular do autor e,
                  "wikipédia, livre"

NOTAS: Todos os parênteses são do meu próprio conhecimento;
                 Texto escrito segundo as atuais regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
  

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