Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

24 de maio de 2011

OS CENTO E CINQUENTA ANOS DOS CAMINHHOS-DE-FERRO PORTUGUESES - 1856/2006

                           
                                      * LIGAÇÕES QUE VÃO MAIS LONGE!

* Em 28 (vinte e oito) de Outubro de 1856 (mil, oitocentos e cinquenta seis), com a inauguração do primeiro troço de caminho-de-ferro, entre Lisboa e o Carregado, concretizava-se o sonho de modernização de uma geração que viu neste modo de transporte, a via que arrastaria o país para a contemporaneidade.
* Para tal, o Estado chamou a si a responsabilidade do financiamento da rede, propiciando infraestruturas de cujo impato se esperava constituisse o trampolim que nos levaria a entrar na senda do progresso. Os sucessivos projetos de modernização do Caminho-de-Ferro sempre se consubstanciaram pela introdução de novo material circulante.
* Assim, temos o "SUD EXPRESS" a inaugurar, no ano de 1887, o primeiro serviço internacional, entre as capitais Lisboa e Paris; o "FLECHA DE PRATA" introduzido aquando da Exposição do Mundo Português, no ano de 1940, para a ligação de Lisboa ao Porto; as locomorivas "ALCO" e as automotoras "NOHAB" a inaugurarem a introdução da tração diesel, no ano de 1948; as composições italianas do "FOGUETE", no ano de 1953, o primeiro material português para efetuar um serviço rápido na Linha do Norte e equipado com ar condicionado; bem como o atual "ALFA PENDULAR" introduzido no âmbito da "Expo'98", oferecendo novos patamares de conforto, mobilidade e segurança para os passageiros. 
* Ao longo de 150 (cento e cinquenta) anos, gerações de ferroviários protagonizaram a revolução do tempo e encurtaram a distância do espaço. Entre a velocidade comercial das primeiras composições e a velocidade dos modernos pendulares, situa-se um esforço constante que se pautou pela necessidade de comprimir preços, reduzir o tempo de viagem, aumentar os níveis de segurança e conforto, e de oferecer aos passageiros mais do que  uma viagem , uma experiência agradável.
* Cento e cinquenta anos é o intervalo de tempo entre duas revoluções ferroviárias: a máquina a vapor dos meados do século XIX, que nos aproximou da Europa; e o Caminho-de-Ferro de Alta Velocidade dos nossos dias, cuja concretização se alicerça num largo conjunto de desafios e oportunidades.


Escrito em Gondomar, por "texasselvagem"
FONTE; Brochura editada pelos serviços filatélicos dos CTT, número 29/2006.
NOTAS: Os parênteses ( ) apenas pretendem vincar a data dos acontecimentos;
                O texto foi escrito segundo as atuais regras do Novo Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa.

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger