Tomar (desilusão)...Entroncamento (satisfação plena)!
Continuando sem a situação profissional definida (para mal dos meus pecados, se é que os tenho) e enquanto me forem permitindo o engenho e arte, vou dando azo a uma das minhas paixões: fotografia ferroviária. Não sendo egoísta (mas aqui espero que terceiros se manifestem) aviso todos os camaradas destas lutas, momeadamente os ilustres João Ribeiro da Silva, o Luís Miguel Meireles e o António Bento Feijó. Claro que todos têm a sua vida privada (e como amigos não empatam amigos), quando eles não podem, meto sapatilhas ao caminho e lá vou à procura de comboios, onde - à partida - penso que os encontro. * Foi precisamente isso que aconteceu ontem, quinta-feira, dia 20, com a amável companhia do comandante (o João), que cedendo às minhas pretensões, foi até ao Ramal de Tomar, que (a nível ferroviário) foi uma desilusão tamanha, que regressamos na primeira composição regional, resolvendo aproveitar toda a tarde (depois do respetivo almoço) na Estação Ferroviária do Encontramento, onde há comboios e composições para todos os gostos e em todas as situações. Como não conhecia, pela minha parte - e sabendo que o mesmo irá fechar na segunda-feira próxima - fiz uma "Visita ao Museu Ferroviário" que me encheu a alma e o coração que vinham desvastados da Estação Ferroviária de Tomar, que se situa bem no centro da cidade, paredes meias com a "central rodoviária de camionagem", mas cujo estado começa a denotar alguma incúria e desleixo, nomeadamente nas plataformas de embarque (estou de perfeita consciência que não se pode criticar nem a CP nem a Refer, mas isto não são críticas, apenas constatações). Há faltas de verbas? O país está em crise? Ambas as afirmações sao verdadeiras, mas deixar o património histórico ao abandono não dignifica nem uma nem outra entidade. * Posto isto, apanhou-se a composição 620, correspondente ao "intercidades" que partiu do Porto/Campanhã às 08h52, tendo-se regressado na composição 621, também intercidades, com partida da Estação do Entroncamento às 18h31. * As ligações entre o Entrocamento e Tomar foram efetuadas a bordo das "UTE" (unidades triplas elétricas) da série 2250, a que apelidam de "Lili Caneças" (sem ofensa para a senhora). ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO ENTRONCAMENTO * A "Estação Ferroviária do Entroncamento", simplesmente conhecida por "Estação do Entroncamento", é uma interface ferroviária das Linhas do Norte e da Beira Baixa que se situa na Praça da República, daquele concelho, distrito de Santarem. * Convém lembrar que foi nesta estação que foram apresentadas oficialmente ao público, no ano de 1993, as locomotivas elétricas da série 5600. * A sua inauguração data já do longíquo ano de 1864, fazendo atualmente serviços diversos de mercadorias e de passageiros composições "Alfa Pendular", "Intercidades", "Regionais", "Interregionais" e "Internacionais". * Em Janeiro do ano corrente apresentava sete vias de circulação (fora as de reserva e de topo), com comprimentos entre os 320 (trezentos e vinte) e 600 (seiscentos) metros; sendo que todas as plataformas possuem 300 (trezentos) metros de extensão e altura de 40 (quarenta) centímtros, com exceção da quinta que só tem 30 (trinta) centímetros. RAMAL DE TOMAR * O "Ramal de Tomar", que na sua origem foi conhecido como "Caminho-de-Ferro de Lamarosa a Tomar", é uma ligação ferroviária de bitola ibérica, com aproximadamente 14,800 quilómetros e que une as Estações Ferroviárias da Lamarosa, na Linha do Norte e a cidade de Tomar; tendo sido inaugurado em 24 de Setembro de 1928. * No mês de Janeiro do ano em curso apenas fazia serviços "regional" e era constituido por via única eletrificada, em bitola ibérica, possuindo ao longo do seu percurso as seguintes estações ou apeadeiros e pela ordem indicada: Soudos-Vila Nova, Carrascal-Delongo, Curvaceiras, Santa Cita e Carvalhos de Figueiredo. * No mês de Dezembro de 1992, realizou-se uma viagem especial até Tomar, com uma composição rebocada por uma "vaporosa" (locomotiva a vapor), para celebrar o anivesário da Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos-de-Ferro (APAC, de que o autor se orgulha de ser sócio). LAMAROSA * Freguesia do concelho e distrito de Coimbra, com 16,16 quilómetros quadrados de área e, segundo o recenseamento do ano de 2001, possuia 2190 habitantes, dando assim origem a uma densidade populacional de 135,50 habitantes por quilómetro/quadrado. Possui uma estação de caminho-de-ferro situada num dos extremos da freguesia, que serve a Linha do Norte e o Ramal de Tomar. ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO MUSEU NACIONAL FERROVIÁRIO * A "ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO MUSEU NACIONAL FERROVIÁRIO" ou simplesmente a "AMF" foi fundada em 27 de Outubro de 2001, tendo como objetivos primordiais a defesa e promoção do "Museu Nacional Ferroviário", investigação e recolha de elementos históricos ligados à ferrovia, divulgação e publicação de efemérides, elaboração de uma publicação periódica sobre a atividade do Museu e temática ferroviária. * A apresentação pública da Associação teve lugar na cidade do Entroncamento no dia 24 de Novembro de 2001, a escritura definitiva foi outorgada em 10 de Janeiro de 2002 e a publicação no Diário da República em 19 de Março de 2002. * A "AMF" é associada efetiva da "Federação de Amigos dos Museus de Portugal". * A sua sede está implantada num interessante bairro ferroviário (de casas todas iguais de rés e andar) junto à Estação do Entroncamento; a qual foi cedida pela empresa "Refer" (Redes Ferroviárias Nacionais) através de um contrato de concessão, sendo oficialmente inaugurada no dia 11 de Junho de 2005, após importantes obras efetuadas para o efeito. * As suas publicações regulares são o "Comboio Correio" (boletim informativo interno) e o "Foguete" (revista destinada aos associados).
A composição "intercidades" que nos transportou desde a Estação Ferroviária do Porto/Campanhã, até à do Entroncamento era tracionada pela locomotiva elétrica da marca "Siemens", com o número 5605.9 |
Frontaria exterior da Estação Ferroviária do Entroncamento. Parte afeta às bilheteiras. Atente-se no logótipo da "Refer" que é a proprietária das infraestruturas. |
Antigo furgão da marca "sorefame", aparcado em linha de resguardo e sem fim à vista; mas, e por enquanto, em ótimas condições. |
Veículo ferroviário estranho...que inclusivamente e, por parte de alguns funcionários, serviu para diferentes e erradas explicações. Noutra imagem vamos ver para que serve.... |
As composições regionais são da marca "Alstom" e permitem lugares sentados e de pé tendo ainda um local reservado a bicicletas e carrinhos de locomoção de deficientes motores. |
Cais de embarque da Estação Ferroviária da Lamarosa, na parte afeta à linha do Norte. |
Edifício da Estação Ferroviária da Lamarosa, que serve a Linha do Norte e o Ramal de Tomar. |
E eis que a "UTE" com o número 2262 nos deixou no destino, melhor na "desilusão". Como Tomar é um ramal, todas as linhas são de "topo". |
Receção da Estação Ferroviária de Tomar. |
Frontaria exterior do Edifício Ferroviário. Lateralmente possui acesso para pessoas com deficiência motora. |
Vista geral dos cais de embarque dos passageiros. A única composição que se "enxerga" foi a que nos trouxe. |
O edifício ferroviário na parte virada para os cais de embarque. |
Paredes-meias com o edifício ferroviário fica a "Central de Camionagem" e uma praça de táxis. |
Sala de espera da Estação Ferroviária de Tomar, cheia de...lugares! |
Aquilo que deveria ser uma floreira, serve como cinzeiro. Valha-nos a manutenção do antigo logótipo da empresa ferroviária. |
Perspetiva de todo o edifício ferroviário, na parte virada para os cais de embarque. |
Chegada da composição do tipo "UTE" com o número 2270 que nos havia de levar de retorno, tal a nossa desilusão. |
Garanto-vos que eu ia para todo o lado, mas os comboios não chegam lá. E chegarão a cada vez menos lugares... |
Apeadeiro de "Carvalhos de Figueiredo". Já estamos de regresso ao Entroncamento. |
Perspetiva da Estação Ferroviária da Lamarosa, na parte que serve ao Ramal. |
Apeadeiro de "Carrascal-Delongo". Os nomes são complicados nos apeadeiros, com a agravante de não se conseguir qualquer explicação para a origem desses nomes. |
Edifício da Estação Ferroviária de "Santa Cita". Um dos dez lugares que compôem a freguesia de Asseiceira, que já foi vila e sede de concelho entre o ano de 1253 e o início do século XIX. |
Como se deduz...Frontaria do "Museu Nacional Ferroviário" que se situa na cidade do Entroncamento. |
Diverso material de carga que se encontrava em linha de resguardo e, julgo que, sem fim determinado, mas em situação de conservação razoável. |
Linhas de resguardo e um pouco da lateral da "Rotunda das Locomotivas". |
Miniatura de uma "vaporosa", acoplada ao respetivo tender, que se encontra na receção do Museu (secretaria). |
As caraterísticas do material anteriormente exposto, cuja locomotiva a vapor se denomina por "La Lilliputienne" - meninos, não sejam malcriados! |
As antigas passagens de nível eram fechadas com este modelo de cancelas de correr num trilho. Exemplar existente na secretaria do Museu, como "material histórico". |
Miniatura de carruagem de passageiros, tipo "Schindler", exposta em vitrine na secretaria do Museu. |
Miniatura de uma locomotiva elétrica, exposta em outra vitrine. |
Noutra vitrine, miniatura de uma locomotiva a vapor com o seu tender acoplado. Estas miniaturas encontram-se todas expostas na receção (secretaria) do Museu. |
Carruagem cama que integrava as antigas composições do "Sud Express". Aguarda vaga para fazer parte do espólio do Museu. Embora ao ar livre, encontra-se em condições aceitáveis de conservação. |
Já estou na "Rotunda das Locomotivas". Agora é a sério! Locomotiva a diesel da série 1100 da CP (concretamente a 1104). |
Locotrator da série 1150 (concretamente o 1184) que funcionavam a "diesel" e se destinavam a manobras. Ainda subsistem alguns exemplares em funcionamento, nomeadamente pertencentes à "EMEF". |
Senão a mais antiga...é das mais antigas que circularam. Locomotiva a vapor CP 003. |
Locomotiva a vapor CP 042. |
Locomotiva a diesel da série 1300 (concretamente a 1311). Também ainda subsistem alguns exemplares ora pertencentes a empreiteiros ferroviários. |
Locomotiva a vapor CP 754. |
Locomotiva elétrica. Em Portugal esta série foram pertencentes à "Sociedade Estoril", que operava a Linha de Sintra. |
Locomotiva a diesel da série "1500", concretamente a 1501. Alguns exemplares ainda operam em empreiteiros ferroviários. |
Locomotiva elétrica, de que desconheço a série. À consideração dos amigos João Silva ou Feijó. Peço desculpa pela ignorância, mas quem me acompanhou também não me soube dizê-la! |
A placa giratória que funciona e que dá acesso da Estação à Rotunda. No centro encontra-se um rodado (boggie). |
Não é nem locomotiva, nem automotora. Antigo vagão de passageiros de madeira, transformado em posto ambulante de serviços médicos. O seu interior está apetrechado com os materiais básicos. |
Tender (vagão do carvão) acoplado à locomotiva CP 042. |
Ora aí está o logótipo da lomotiva elétrica, pertencente à "Sociedade Estoril", já extinta. |
Vista lateral completa da automorora "Allan" da série 0300. O seu comprimento é demasiado para a cobertura da "Rotunda" |
Traseira da locomotiva a vapor CP 754, que não necessitava de tender, pois tinha um "bolso" para o carvão. |
Pormenor do tender 7-30, acoplado à sua "dona". |
Cabine de condução de uma das locomotivas a vapor. O material exposto está apto a circular pelos seus próprios meios. |
Quadriciclo motorizado de inspeção com dois lugares. O grupo está a ponderar o aluguer destes veículos para as suas deslocações! |
Dupla de locomotivas eletricas da série 5600, tracionando uma composição formada por vagões de inertes da operadora ferroviária "Tejo Energia". |
Quadriciclo a pedal de um só lugar, para inspeção da via. |
Máquina atacadeira "Unimat", da série 08-475/AS do empreiteiro ferroviário "Ferrovias". Foto tirada do viaduto que dá acesso à "Rotunda das Locomotivas" |
Mais duas gémeas. Locomotivas elétricas da marca "Siemens" e série "5600". |
Sede da "Associação dos Amigos do Museu Nacional Ferroviário". |
Automotora a diesel da série "0350" as "Allans" renovadas, a aguardar serviço em linha de "topo". São apelidadas por "alfaces", devido à sua atual côr verde. |
Grua ferroviária sobre um vagão plataforma. Sendo sucata não devia usar esta foto, segundo alguns "experts". |
Esqueleto da locomotiva a vapor CP 167. À semelhança da anterior, também não deveria ser publicado. |
Duas carruagens da marca "Schindler" que aguardam vez de integrarem o espólio do Museu. Embora a descoberto, já as vi em bem pior estado de conservação. |
Boggies de via estreita (rodados) em cima de um vagão plataforma de via larga. Tudo é sucata e...como tal...lá vem a crítica! |
Carcaça de uma antiga dresine que servia para os senhores engenheiros se deslocarem em inspeção de via. Foto que não devia ser publicada, né? |
Fileira de vagões cisternas para transporte de matérias combustíveis. |
Composição "alfa pendular" com o número 4007 que fez "non-stop". Provinha de Lisboa (Santa Apolónia) e destiva-se a Porto/Campanhã. |
Vagão cimenteiro, que pertence à operadora espanhola "Transfesa". |
Locomotiva elétrica da série "1900", a número 1932, que já tinham sido abatidas ao serviço, mas consta-se que o irão retomar, por falta de material novo (fruto da crise). |
A cabine de condução (existem duas) de uma locomotiva da mesma série da anterior, que estavam aparcadas em linha de reserva. |
A locomotiva elétrica 5605.9 da marca "Siemens" tracionava... |
...uma composição atual do "sud espress", proveniente da capital e com destino a Hendaye". |
As carruagens sâo fretadas à espanhola "Renfe". Esta é o vagão gerador "4C4" |
Vagão cerealífero na secção de lavagem. |
Quero expressar em meu próprio nome e no do meu acompanhante, João Maria Ribeiro da Silva, os profundos agradecimentos ao ilustre chefe da estação ferroviária do Entroncamento, Senhor Fernandes, as facilidades concedidas para a nossa movimentação dentro do perímetro da estação, com as condicionantes de que já somos conhecedores, nomeadamente a utilização do colete refletor.
5 comentários:
Amigo Teixeira mais uma remessa de fotos do nosso último passeio .
Faça a rectificação de uma foto :
não é Locos gemeas 4700 ... mas sim loco gemeas 5600
Trocar 4700 por 5600
Um abraço
Caro Texas,
Sempre que se tem a felicidade de passar pelo Entroncamento a satisfação é total !! Grande rol de fotos num dia, presumo, muito bem passado !!! Excelente caro chefe dos Alfas
Caro Sr. teixeira
Sou um visitante assíduo do seu blog, e todos os dias vou à minha conta de e-mail na esperança de ter mais novidades.
Foi com enorme satisfação que vi estas suas fotos. É sempre com enorme prazer que vejo fotos da "capital" ferroviária, Entroncamento.
Os meus parabéns pelo seu ótimo trabalho.
Os meus melhores cumprimentos.
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