Uma viagem até ao fim...da linha!
Desta vez não foi o trio "dos carolas", mas foi na mesma um trio - que só está desafado pela minha pessoa, dado que os outros dois são ferroviários de profissão - que madrugou (se fosse para trabalhar custava muito mais) e resolveu ir até ao fim da linha (do Algarve? do Alentejo? ou do Sul?), concretamente até Vila Real de Santo António, já que os comboios não vão a Vila Real de Santo António-Guadiana; estação esta sim, situada em pleno centro da cidade e em frente ao embarque dos ferrys que fazem a travessia para a outra banda (Ayamonte, em Espanha). Mas isto são temas que a mim me ultrapassam, embora nem sempre esteja de acordo com as atitudes tomadas pela nossa operadora ferroviária. Mas quem sou eu para criticar? Um amador de fotografia e amante do material ferroviário que está pronto a deslocar-se aos confins para se sentir realizado.
Passemos a um resumo da viagem, dado que as fotos irão ser minuciosamente explicitadas. Assim, na Estação Ferroviária do Porto/Campanhã apanhou-se o comboio alfa-pendular, a que corresponde a circulação 180, com saida às 05h47, que numa primeira etapa nos levou à Estação Ferroviária do Oriente (Lisboa), de onde partiu às 08h42 e que nos deixou na Estação Ferroviária de Tunes. O regresso foi efetuado da Estação Ferroviária de Faro, até à do Oriente,a bordo da composição "intercidades" a que correspondeu o comboio 674 (16h57) e daqui para o ponto onde havíamos iniciado no "intercidades", a que correspondia a composição numero 531, das 21h39, mas que já saiu com um atraso acentuado, não tendo conseguido recuperar esse tempo. A circulação regional com o número 5907 (11h42) transportou o grupo entre as Estações de Tunes e Vila Real de Santo António (não sem que houvesse um transbordo na Estação intermédia de Faro, vale lá saber-se porquê?).
1 - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE FARO:
Conhecida simplesmente por "Estação de Faro" é uma interface da Linha do Algarve, que serve a cidade, concelho e distrito do mesmo nome.
No ano de 2005, esta interface detinha a classificação "C" da Refer (Rede Ferroviaria Nacional).
No mês de Fevereiro de 2010, esta interface acolhia serviços regulares de passageiros de tipologia "Regional", "Intercidades" e "Alfa Pendular", geridos pela transportadora "Comboios de Portugal-CP".
O edifício principal desta estação é composto por três corpos, um central com dois pisos e dois laterais térreos.
Esta interface providencia as informações sonoras aos passageiros nas estações e apeadeiros de Tunes, Albufeira, Boliqueime (terra natal do nosso presidente, Doutor Aníbal António Cavaco Silva), Loulé, Parque das Cidades e Portimão.
É servida por oito linhas de circulação, encontrando-se habilitada à execução de manobras de material circulante. As extensões das vias são de 388 (trezentos e oitenta oito), 268 (duzentos e sessenta oito), 228 (duzentos e vinte oito), 323 (trezentos e vinte três), 275 (duzentos e setenta cinco), 225 (duzentos e vinte cinco), e duas de 125 (cento e vinte cinco) metros (considerando a disposição local). Quanto às plataformas todas têm 90 (noventa) centímetros de altura, sendo os seus comprimentos de 340 (trezentos e quarenta), duas de 175 (cento e setenta cinco), 315 (trezentos e quinze), 285 (duzentos e oitenta cinco), 240 (duzentos e quarenta) e 80 (oitenta) metros.
A primeira composição a chegar à Estação de Faro, em 21 de Fevereiro de 1889, era formada por vários vagões de mercadorias, com o objetivo de testar a resistência da via. A 01 de Julho do mesmo ano deu-se a inauguração oficial da estação pela Família Real Portuguesa, fato que foi bastante celebrado na cidade. No mesmo dia, foi aberto à exploração o troço entre Faro e Amoreiras.
2 - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE TUNES:
Simplesmente conhecida por "Estação de Tunes" é uma interface da Linha do Algarve, que serve a localidade de Tunes, concelho de Silves que integra o distrito de Faro.
No ano de 2005, esta interface dispunha da classificação "C" da Rede Nacional Ferroviaria (Refer).
Atualmente, esta interface acolhe serviços regulares de passageiros de tipologias "Regional", "Intercidades" e "Alfa Pendular", geridos pela transportadora "Comboios de Portugal-CP".
É servida por cinco vias de circulaçao, encontrando-se habilitada à realização de manobras de material circulante. Respeitando a disposição local, as extensões das vias são de 242 (duzentos e quarenta dois), 272 (duzentos e setenta dois), 375 (trezentos e setenta cinco), 393 (trezentos e noventa três) e 180 (cento e oitenta metros). As quatro plataformas da estação têm todas 70 (setenta) centímetros de altura e o comprimento de 306 (trezentos e seis), duas de 300 (trezentos) e 90 (noventa) metros.
No ano de 2005 a informação aos passageiros era feita na própria estação, porém, a partir do ano de 2007 e feita pela Estação de Faro. Esta estação contem uma "subestação de Tração", utilizada para fornecer energia elétrica ao material circulante.
3 - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VILA REAL DE SANTO ANTONIO:
É uma estação da Linha do Algarve, situada na periferia da cidade do mesmo nome, cujo concelho integra o distrito de Faro.
Funciona atualmente como estação términus da linha, por desativação do apeadeiro de Vila Real de Santo António-Guadiana, que se situava bem no centro da cidade e defronte ao cais de embarque dos ferrys que fazem a travessia do Guadiana até à cidade espanhola de Ayamonte.
Entrou ao serviço no ano de 1906 quando abriu o troço Tavira-Vila Real de Santo António da então designada Linha do Sul. O edifício tal como hoje o conhecemos foi projetado pelo arquiteto Cotinelli Telmo, tendo sido inaugurado no ano de 1945.
4 - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE OLHÃO:
Simplesmente conhecida como "Estação de Olhão" é uma interface da Linha do Algarve, que serve a cidade e concelho de Olhão, que integra o distrito de Faro.
Possui três vias de circulação, tendo cada uma 275 (duzentos e setenta cinco) metros de extensão, tendo as três plataformas 114 (cento e catorze), 100 (cem) e 65 (sessenta e cinco) metros de comprimento; com duas delas a terem a altura de 35 (trinta e cinco) centimetros e a restante apenas 20 (vinte).
Nos nossos dias, esta interface acolhe serviços regulares de passageiros de tipologia "Regional", operados pela transportadora "Comboios de Portugal-CP".
Foi inaugurada em 15 de Maio de 1904, na presença de grande multidão; encontrando-se, nessa altura, nos limites da localidade, mas longe dos núcleos comerciais e industriais, o que hoje, face à expansão da urbe, não acontece, pois fica praticamente dentro do centro da cidade.
No último ano, a Estação de Olhão foi una das principais em termos de movimento de passageiros, no Sotavento Algarvio
Interior de uma carruagem "corail" que integrava o comboio "intercidades" que trouxe o grupo desde a Estação Ferroviária de Faro até à Gare do Oriente (Lisboa). |
Na "Gare do Oriente", à noite, una carruagem de dois pisos que integrava uma composição da "Fertagus" - o comboio da Ponte. |
Vista parcial noturna da "Gare do Oriente", em Lisboa. |
Edifício do "Centro Comercial Vasco da Gama" que fica defronte da Gare do Oriente. Quer o edifício ferroviário, quer a superfície comercial possuem arquitetura vanguardista. |
Parte frontal de uma composição de dois pisos que pertence ao operador ferroviário "Fertagus". No nosso país só este operador utiliza este material circulante. |
Duas dresines de via larga que se encontracam aparcadas na linha de topo daquela estação. Este material está afeto às "vias e obras" e pertence à "Refer" (Redes Ferroviárias Nacionais". |
A composição "intercidades" que transportou o grupo desde a Estação Ferroviária de Faro até à Gare do Oriente, era tracionada pela locomotiva elétrica da marca "Siemens" com o número 5612.5. |
O autor do blogue que aqui aparece...não sei bem porquê!| |
Depósito de água existente do lado oposto ao da gare de passageiros da Estação Ferroviária da Funcheira. |
Apeadeiro de Fuzeta, situado bem no centro da localidade. Embora as composições por aqui parem, não permite cruzamentos. |
Frontaria principal da Estação Ferroviária de Tavira, que foi inaugurada em 10 de Março de 1905 e que possui três vias de circulação. |
Agora vista lateral da mesma estação que serve a cidade e concelho do mesmo nome, no distrito de Faro. No largo exterior desta estação existe um monumento em bonze homenageando "os emigrantes". |
Estação ferroviária de Conceição, freguesia que pertence ao concelho de Tavira, A localização desta estação, em relação à localidade é excelente. Possui uma linha de topo e duas de circulação. |
Edifício do "Centro Cívico António Aleixo", que serve de biblioteca e para outros fins culturais. Em primeiro plano o meu amigo e acompanhante ferroviário, o ilustre António Bento Feijó. |
Vista da frontaria do edifício da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. |
Interessante fonte localizada em frente da marina de recreio e em pleno jardim central de Vila Real de Santo António. |
O ferry que faz as viagens entre as cidades portuguesas de Vila Real de Santo António e espanhola de Ayamonte. Tem matrícula e nome espanhol. |
O edifício da capitania do porto, que foi a antiga delegação aduaneira. Novamente o amigo Feijó ficou na foto...penso que ele não se aborrece por estas brincadeiras... |
Vista parcial das embarcações que se encontravam amarradas na marina de recreio. |
O Rio Guadiana com a cidade espanhola de Ayamonte em fundo. Um dos acessos à marina de recreio. |
Interessante sinal que indicava a presença de um aparelho de mudança de linha manual (agulha) que à noite era iluminado. |
O degradado edifício que era a Estação Ferroviária de Vila Real de Santo António-Guadiana, hoje sem qualquer utilidade. |
Mais de perto, o mesmo edifício que se situa em pleno centro da cidade e defronte da marina. É notório o estado de abandono de toda a área envolvente. |
Estação Ferroviária de Tavira, de que já foi feita uma resenha no texto que antecede as fotos e que se localiza bem no centro da cidade. |
Vista tirada para o canal ferroviário, através da cabine de condução, à partida da Estação Ferroviária de Tavira. |
Antiga estação ferroviária do Livramento, que agora está transformada em simples apeadeiro e que pertence ao mesmo concelho de Tavira. |
Estação Ferroviária de Olhão, onde entrou e saiu o nosso amigo Luís Moreira, a quem o grupo muito agradece. Desta estação já foi feita uma resenha no texto anterior às fotos. |
Vista parcial da cidade de Olhão e da sua marina de recreio. |
Vista geral da Estação Ferroviátia de Faro, de que já foi feita uma resenha antes das fotos. |
Nesta estação houve mudança de composição, embora continuássemos num regional da série 0600. |
Muitos turistas e viajantes sairam de uma composição e outros tomaram a que transportou o grupo. |
Vista lateral do edifício ferroviário de Tunes, freguesia que pertence ao concelho de Silves e onde a composição "alfa pendular" deixou o grupo na primeira etapa da viagem. |
Continuando na estação de Tunes, vêm-se os edifícios que foram os antigos dormitórios da CP., e uma vagoneta em linha de topo pertencente à "Refer". |
Frontaria principal do edifício da Estação Ferroviária de Tunes, que já foi descrita minuciosamente no texto que antecede as fotos. |
Uma composição do "Metro ao Sul do Tejo" no viaduto à saida da Estação Ferroviária do Pragal e que se dirigia para Almada. |
A "UTE" (unidade tripla elétrica) com o número 2276 que fazia um "regional de Lisboa", na Gare do Oriente. |
Em plena luz do Sol, a Gare do Oriente no sentido de Norte para Sul. |
Composição que pára em todas e pertence aos "comboios suburbanos de Lisboa". |
Homenagem ao primeiro filme sonoro português "Aniki-Bóbó" do já longinquo ano de 1942. |
Composição "alfa pendular" número 4009 que transportou o grupo desde a "cidade imvicta" até Tunes, com uma paragem de vinte minutos na Gare do Oriente. |
Esta composição homenageia o centenário cineasta português, felizmente ainda entre nós, Manoel d'Oliveira. |
4 comentários:
Caro amigo grande viagem e muitas fotos , valeu a pena levanta-se cedo e ir até ao fim de Portugal ...
Gostei de ver as fotos e a descrição da viagem .
Muito bom, vale a pena o esforço, com um bom texto acompanhar antes e durante as fotos. Parabéns amigo.
Um abraço.
Caro Texas,
Mais uma gloriosa viagem pelos caminhos de ferro de Portugal !! Imagino a maravilha que não foi...
Abraço
Luis
Atenção que existem incorrecções nas legendas de algumas fotografias!!
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