SÉRIE 0300!
* A "SÉRIE 0300" - mais conhecida por "Allan" ou "Holandesa" - foi um tipo de automotora que era utilizada pela operadora "Caminhos-de-Ferro Portugueses (antecessora da nossa atual Comboios de Portugal, SA) nos Ramais da Lousã - hoje sem circulação, a aguardar pelo "Metro do Mondego" - e da Figueira da Foz, e nas Linhas do oeste, beira baixa e beira alta.
* Construidas na Holanda pela empresa Allan & Co's Koninklijke Nederlandsche Fabrieken van Meubelen em Spoorwegmaterieel NV. - daí os seus apelidos de "Allan" e "Holandesa" - foram compradas pelo estado português, no contexto do Plano de Reequipamento; esta iniciativa pretendia suprir, com apoios dos fundos do Plano Marshall, a frota da companhia ferroviária portuguesa com material a gasóleo - diesel - de modo a reduzir a sua dependência da tração a vapor, cuja circulação se encontrava muito reduzida devido à escassez de carvão sentida após o final da SWegunda Guerra Mundial.
* Entraram ao serviço em Portugal nos anos de 1954 e 1955. Cumpriram serviço no Ramal da Lousã - Coimbra/Parque a Serpins - aonde, devido ao elevado movimento de passageiros, circulavam em dupla; na linha do oeste - Cacém a Figueira da Foz - aonde circulavam em composição dupla ou simples - UTD'S ou USD'S - e, por viezes, tracionavam um ou dois reboquesm sendo, ocasionalmente, o segundo reboque substituido por uma carruagem "Schindler" - as que se encontram na estação de Contumil/Porto, a publicitarem as várias marcas de vinho do Porto - na linha da beira baixa, aonde asseguravam todos os serviços regionaos em composições duplas com um reboque ao centro (motora-reboque-motora), exceto no troço entre a Covilhã e a Guarda, devido à reduzida procura, e rebocavam ainda comboios "InterCidades" quando estes avariavam. Efetuaram, igualmente, o serviço "Giraldo", que ligava diariamente a cidade de Évora à estação ferroviária de Campolide; muito embora, devido à sua tendência para sobreaquecer, vieram a não permanecer muito tempo nesta função.
* Entre 1981 e 1982, os grupos de tração originais das automotoras - que eram da marca AEC - por já se encontrarem gastos após várias décadas de - notáveis - serviços intensivos, foram substituidos; sendo os novos equipamentos da casa Poyaud; não tendo, porém, sido substituidos nem os motores de tração nem a transmissão.
* No ano de 1994, encontravam-se a assegurar serviços de natureza Regional entre as Estações Ferroviárias da Guarda e da Covilhã.
* Das vinte e cinco (25) automotoras originais, restavam ao serviço, no ano de 1992; vinte e duas (22), tendo uma sido transformada na "Automotora Vip", um veóculo ferroviário especial, paraas deslocações do Conselho de Gerência da ferroviária portuguesa. A automotora 0304 foi preservada no Museu Nacional Ferroviário; emquanto que, entre 1999 e 2003, as restantes unidades foram sendo progressivamente retiradas ao serviço e modernizadas no Grupo Oficinal do Porto - GOP - dando origem à nova série - renovada - 0350, que entrou ao serviço em 2000 - ainda se mantendo nos nossos dias - Os reboques foram entretanto abatidos ao serviço, sendo que dois (02) foram convertidos para uso pela composição de socorro.
FICHA TÉCNICA:
a) - Ano de entrada ao serviço (em Portugal): 1954 e 1955;
b) - Ano de saída do serviço: 1999 a 2003;
c) - Número de unidades construidas: 25 (vinte e cinco);
d) - Bitola: 1668 milímetros (via larga);
e) - Construtor holandês: NV Allan;
f) - Tipos de composição: só motora, motora+reboque; motora+reboque+motora;
g) - Tipo de tração: Diesel-elétrica;
h) - Comprimento total: motora+reboque: 23,63 metros;
i) - Velocidade máxima atingida de 100 quilómetros/hora;
j) - Lotação, primeira classe: 24, segunda classe: 50, de pé: 34, total de 108 passageiros;
k) - MOTOR DIESEL: em número de dois e fabricados pela AEC (originais) e pela Poyaud (renovados);
l) Tipo dos motores: C6150T
m) - MOTOR ELÉTRICO: em número de quatro e fabricados pela Smit;
n) - Tipo destes motores: GT30/27.
* Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
NOTAS: Os parênteses ( ) são de minha autoria;
As frases entre hífens (-) são do meu conhecimento;
A base para o texto foi a "wikipédia", livre.
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