Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

18 de maio de 2011

SÉRIE 0450!

* A "SÉRIE 0450" - conhecida simplesmente por 450 - é um tipo de automotora ao serviço da atual operadora  ferroviária portuguesa - COMBOIOS DE PORTUGAL,SA.
* Em data desconhecida, as 19 (dezanove) automotoras  da Série 0400 foram abatidas ao serviço e profundamente remodeladas, recebendo, então a designação de Série 0450. A renovação, efetuada nas oficinas de Guifões - freguesia do concelho de Matosinhos - do Grupo Oficinal do Porto - GOP - consistiu na introdução de cabeçotes novos nas extremidades das automotoras, substituição dos motores, remodelação dos interiores com a adição de ar condicionado e bancos ergomómicos e introdução de componentes eletrónicos na cabine de condução, especialmente com a intridução do sistema "MICRA" - MÓDULO INTELIGENTE DE COMANDO E REGISTO DE AVARIAS, desenvolvida pela EMEF - Empresa de Manutenção do Equipamento Ferroviário.
* O projeto de reabilitação previa a divisão dos serviços efetuados por estas automotoras. As três primeiras da série seriam compostas de 1ª e 2ª classes, um pequeno furgão para acomodação de cargas maiores e ficariam apenas com o serviço Internacional entre Porto e Vigo. As restantes dezasseis seriam compostas ´somente de classe única e prestariam serviço nos comboios sururbanos entre Porto e Braga. Contudo, com as obras de eletrificação do Ramal de Braga a serem iniciadas a breve trecho, as 16 UDD - unidades duplas diesel - 0450 que prestavam serviço naquele corredor surburbano, seriam empregues nos comboios Regionais e Interregionais. Assim, decidiu-se proceder a um único modo na reabilitação do material, sendo todas as dezanove UDD 0450 compostas por 1ª e 2ª classes e um pequeno furgão instalado no veículo reboque da automotora.
* Estas novas (renovadas) unidades entraram ao serviço no ano de 1999, assegurando os serviços suburbanos entre Porto e Braga. Com a já referida eletrificação em 2004, algumas unidades foram transferidas para a linha do oeste, onde substituiriam as formações de locomotiva e carruagens e as automotoras 0601, 0602, 0610 e 0611 que se encontravam nesta linha. Pouco depois, aproveitando a presença destas automotoras na região Centro, a CP decide trocar algumas UDD 0450 da linha do oeste por automotoras "Allan 0350" - alfaces - do ramal de Lousã, cenário que ficou até ao encerramento deste ramal. Por motivos de rotação, era frequente a aparição das UDD 0450 nos comboios urbanos de Coimbra à Figueira da Foz e nos comboios Regionais de Coimbra à Figueira da Foz, por Cantanhede - já extinto.
* Em 2010 encontravam-se a fazer serviços Regionais e Interregionais  nas linhas do Minho e Oeste. Permaneceram titulares do Comboio Internacional Porto/Vigo e também serviram nalguns comboios Regionais do Ramal da Lousã.
* Em 2011, com a entrada ao serviço das automotoras 592 alugadas à renfe-operadora, as UDD 0450 deixam de servir a região Norte e substituem as automotoras 0600 no serviço Regional da Linha do Algarve e as automotoras 0350 no serviço Regional entre Évora e a Funcheira, passando a funcionar apenas entre Casa Branca e Beja como complemento aos comboios Intercidades de Lisboa a Évora.

                                                CARATERIZAÇÃO

1. - Serviços; Longo curso e Regional;
2. - Ano de entrada ao serviço: 1999;
3. - Número de unidades modernizadas: dezanove (números 0451 a 0469);
4. - Os motores de tração foram fabricados pela empresa "Cummins";
5. - Velocidade máxima: 120 (cento e vinte) quilómetros/hora);
6. - Bitola de via: 1668 milímetros - entre carris.
7. - Tipo de composição: UDD (unidades duplas a diesel);
8. - Número de cabines de condução: 2 (duas);
9. - Comprimento total: (motora+reboque) - 51,96 metros;
10. - Disposição: Motora+Reboque Piloto.

(As composições 0459 e 0461 foram sujeitas a novas remodelações, mudando as suas cores para amarelo, com riscas transversais na frente e nas traseiras e irão assim fazer um "intercidades" algarvio). 
(Apesar da sua antiguidade é do melhor material circulante ainda em serviço).


Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"

FONTES: "wikipédia livre" e outras publicações do espólio do autor.
NOTAS: Texto escrito segundo o Novo Acordo Ortogtáfico para a Língua Portuguesa;
                 Os parênteses ( ) são da responsabilidade do autor;
                 As frases antecidadas de hífens (-) são do conhecimento ptóptio.
     

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger