SÉRIE 2300!
* A "SÉRIE 2300" refere-se a um tipo de automotora a tração elétrica, utilizada pela operadora "Comboios de Portugal", (exclusivamente) nos serviços urbanos de Lisboa.
* Em 1991, foi encomendada, à empresa alemã "Siemens", a entrega de 42 (quarenta e duas) automotoras para a Linha de Sintra; este contrato, com um valor de 440 (quatrocentos e quarenta) milhões de marcos (ainda não existia a moeda única europeia - euro), estipulava que as unidades deveriam entrar todas ao serviço dentro de 5 (cinco) anos, sendo que a primeira entrega foi em meados de 1992. A construção das caixas e boggies (rodados) deveria ser entregue à companhia poruguesa "Sociedades Reunidas de Fabricações Metálicas" (sorefame, já extinta), enquanto que o equipamento elétrico, do qual 33% seria construido em território nacional, seria fornecida pela "Siemens"; as automotoras deveriam ter a composição motora-reboque-reboque-motora (UQE, unidades quádruplas elétricas); sendo que as aunidades tratores seriam equipadas com motores trifásicos.
* Construidas pelo consórcio "Sorefame-Siemens", as primeiras unidades entraram ao serviço nos inícios de 1993, em substituição das automotoras da série 2000/2050/2080 na Linha de Sintra; este processo inseriu-se no âmbito de um programa de modernização de infraestruturas e material circulante da operadora "Caminhos-de-Ferro Portugueses" (denominada por "Comboios de Portugal a partir do ano de 2009), que se concentrou, principalmente, nos serviços urbanos em Lisboa e no Porto. No ano de 1994, ainda se encontravam a ser construidas algumas unidades desta série, nas instalações da Amadora da "sorefame".
* Apresentam uma caixa construida quase na sua totalidade em aço inoxidável, com as frentes das motoras em fobra de vidro; os materiais utilizados no revestimento interior respeitam as normas internacionais contra incêndios, os motores são trifásicos, com uma transmissão de engrenagens e controlo de velocidade regulado por um microprocessador. O interior é bastante amplo, funcional e iluminado, sendo o acesso efetuado por portas de grandes dimensões (com 1300 milímetros de largura) e que dispõem de um sistema que impede o movimento das composições, enquanto se encontram abertas.
* Devido ao fato de terem sido construidas para serviços de natureza urbana, não possuem lavabos e os lugares são todos de classe única. A comunicação do condutor para os passageiros é assegurada por um sistema visual e sonoro.
FICHA TÉCNICA
a) - Ano de entrada ao serviço: 1993;
b) - Número de unidades construidas: 42 (quarenta e duas) -2301/2342 e 2351/2392;
c) - Número de unidades operacionais: 39 (trinta e nove) - abatidas por acidentes ou avarias;
d) - Fabricante: Sorefame-Siemens;
e) - Tipo de composição: Unidade Quádrupla Elétrica (motora+reboque+reboque+motora) - UQE;
f) - Comprimento total: 95,60 metros;
g) - Tipo de transmissão: elétrica assíncrona;
h) - Motores de tração: trifásicos;
i) - Potência: 3100 kw (quilowatts);
j) - Velocidade máxima: 120 (cento e vinte) quilómetros/hora;
k) - Lotação (classe única): total de 866 passageiros, sendo 316 sentados e 550 de pé.
Compilado por "texasselvagem", em Gondomar.
NOTAS: Todos os () são da responsabilidade do autor;
Texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfdico da Língua Portuguesa;
FONTES: Excertos de publicações do acervo do autor e,
"wikipédia, llivre".
* Apresentam uma caixa construida quase na sua totalidade em aço inoxidável, com as frentes das motoras em fobra de vidro; os materiais utilizados no revestimento interior respeitam as normas internacionais contra incêndios, os motores são trifásicos, com uma transmissão de engrenagens e controlo de velocidade regulado por um microprocessador. O interior é bastante amplo, funcional e iluminado, sendo o acesso efetuado por portas de grandes dimensões (com 1300 milímetros de largura) e que dispõem de um sistema que impede o movimento das composições, enquanto se encontram abertas.
* Devido ao fato de terem sido construidas para serviços de natureza urbana, não possuem lavabos e os lugares são todos de classe única. A comunicação do condutor para os passageiros é assegurada por um sistema visual e sonoro.
FICHA TÉCNICA
a) - Ano de entrada ao serviço: 1993;
b) - Número de unidades construidas: 42 (quarenta e duas) -2301/2342 e 2351/2392;
c) - Número de unidades operacionais: 39 (trinta e nove) - abatidas por acidentes ou avarias;
d) - Fabricante: Sorefame-Siemens;
e) - Tipo de composição: Unidade Quádrupla Elétrica (motora+reboque+reboque+motora) - UQE;
f) - Comprimento total: 95,60 metros;
g) - Tipo de transmissão: elétrica assíncrona;
h) - Motores de tração: trifásicos;
i) - Potência: 3100 kw (quilowatts);
j) - Velocidade máxima: 120 (cento e vinte) quilómetros/hora;
k) - Lotação (classe única): total de 866 passageiros, sendo 316 sentados e 550 de pé.
Compilado por "texasselvagem", em Gondomar.
NOTAS: Todos os () são da responsabilidade do autor;
Texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfdico da Língua Portuguesa;
FONTES: Excertos de publicações do acervo do autor e,
"wikipédia, llivre".
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