SÉRIE 1320!
* A "SÉRIE 1320" (também chamada por "Ateinsa" ou "Espanhola"), refere-se a um tipo de locomotiva, que esteve ao serviço da operadora ferroviária "Caminhos-de-Ferro Portugueses" (atual Comboios de Portugal, a que nunca chegou a pertencer).
* Estas locomotivas foram adquiridas pela companhia à operadora ferroviária espanhola "Red Nacional de los Ferrocarriles Españoles" (RENFE), que se encontrava a vender as suas unidades excedentes da Série 313.
* Um dos principais motivos para a compra desta série em especial deve-se ao fato da operadora portuguesa possuir já várias locomotivas com um motor do mesmo fabricante, a empresa americana, "AMERICAN LOCOMOTIVE COMPANY", podendo, deste modo, reduzir custos na sua manutenção e exploração; além de que os operários das oficinas do Barreiro já dispunham de formação sobre o material motor desta marca; por outro lado, estas unidades possuiam pouco peso por eixo, podendo, desta forma, circular em qualquer tipo de via.
* Inicialmente, só foram adquiridas duas (02) unidades, para se proceder a testes; o contrato previa a compra de até mais dez (10) unidades. Estas locomotivas passaram, no ano de 1989, pelas oficinas "Ateinsa", em Villaverde de Bajo (Madrid), para serem remodeladas e modificadas de acordo com as diretrizes da operadora portuguesa. Este processo consistiu numa série de reparações e de alterações estruturais; tais como, a remoção da caixa de ferramentas junto à cabine de condução, instalação de travões duplos a ar comprimido e vácuo, alteração do esquema de cores para o laranja e branco oficial da "Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses", embora as paredes laterais exteriores das cabines tenham sido pintadas de laranja em vez do castanho, como era usual nas locomorivas daquela operadora. O símbolo da Companhia também foi pintado de forma errada, mas ainda assim, reconhecível. Receberam, desde logo, os números de série 1321 e 1322 da operadora portuguesa. Em Maio de 1990, as alterações já tinham sido efetuadas, tendo ambas as unidades partido para Portugal.
* Após a sua chegada ao nosso país, foram submetidas a vários testes no Entroncamento, aonde se confirmou que, devido ao fato da condução, neste país, se fazer ao contrário de Espanha, existiam graves problemas de visibilidade a partir da cabine de condução, o que obrigava à presença (sempre constante) de, pelo menos, um ajudante; mesmo assim, foram compradas as outras 10 (dez) locomotivas, tendo o contrato sido ainda alargado até mais seis (06) unidades. Contando com as duas originais, o número total de locomotivas adquiridas, foi, assim, de dezoito (18), tendo dezassete (17) destas unidades entrado ao serviço; a unidade restante chegou a território português ainda com o esquema das cores originais da "Red Nacional des Ferrocarriles Españoles"(!), não tendo chegado a receber qualquer número de série português ou a prestar serviço; tendo sido, desde logo, encostada para fornecer peças ao resto da série (estranho...)
* Em 1994, estas locomotivas encontravam-se um pouco por todo o sul de Portugal, rebocando principalmente composições de mercadorias, mas também (em menor escala) de passageiros e mistas, por exemplo, entre o Entroncamento e Marvão.
FICHA TÉCNICA
a) - Números de série em Portugal: 1321 a 1337;
b) - Ano de entrada ao serviço em Espanha: 1965;
c) - Ano de entrada ao serviço em Portugal: 1989;
d) - Número de unidades adquiridas: Dezoito (18);
e) - Número de unidades operacionais: Dezassete (17);
f) - Bitola de via: 1668 milímetros (distância entre os carris);
g) - Tipo de tração: Diesel (gasóleo);
h) - DIMENSÕES:
1. - Altura: 4032 milímetros;
2. - Largura: 2884 milímetros);
3. - Distância entre os tampões de choque: 16237 milímetros;
i) - Velocidade nominal: 1100 rotações por minuto (RPM);
j) - Potência total: 1370 cavalos
k) - FABRICANTES:
1. - Motores de tração: American Locomotive Company;
2. - Partes mecânicas: Companhia Euskalduna.
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
NOTAS: Todos os parênteses ( ) são da responsabilidade e conhecimento próprio;
O texto foi escrito segundo as novas regras do Acordo Ortográfico.
FONTES: Diversa documentação do acervo particular;
"Wikipédia, livre".
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