Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

18 de maio de 2011

SÉRIE 0400!

* A "SÉRIE 0400" - conhecida como "Rolls Royce" - refere-se a um tipo de automotora que esteve ao serviço da "Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses" e da sua sucessora, a atual "Comboios de Portugal", entre os anos de 1965 e 2001, inclusivé.
* Entraram ao serviço da operadora de então, "Caminhos-de-Ferro Portugueses", no ano de 1965, tendo sido construidas nas instalações da "Sociedade Reunidas de Fabricações Metálicas" - Sorefame (já extinta).
* Em 1994, já se encontrava a ser planeada, nas oficinas do Porto da Empresa de Manutenção do Equipamento Ferroviário - EMEF - a remodelação das automotoras desta série; prevendo-se várias alterações nos interiores, a substituição dos motores originais por uns mais recentes - fabricados pela "Volvo" - tendo-se na altura pensado na construção de um protótipo para a operadora ferroviária. Foram, assim, remodeladas naquelas instalações, no decorrer dos anos de 1994 e 1995, tendo sofrido várias alterações: no interior, os separadores - que eram de madeira - passaram a ser de vidro, introduzindo-se novas cortinas, assentos e paineis laterais, de cores diferentes dos anteriores - que eram azuis na sua totalidade. Também foi eliminado um dos lavabos, de forma a colocar mais lugares sentados, e alteradas as fontes de luz, de forma a produzir mais iluminação. Nas cabines de condução, o esquema de cores também foi alterado - aqui prevalece o azul - sendo suprimida a cadeira para o ajudante, e colocada uma, mais ergonómica, para o condutor. 
* Todas estas unidades, após a remodelação, foram integradas na Série 0450, desaparecendo, completamente, a anterior série.
* Ostentavam, originalmente, as superfícies exteriores totalmente cobertas de placas metálicas de cor cinzento-azulado; as placas detinham uma forma corrugada, exceto nas cabines, aonde eram lisas. Após a remodelação de 1995, passaram a apresentar, no exterior, as zonas frontal e traseira de cada unidade cobertas com placas de tom azul, de superfície lisa; e as zonas laterais ao longo das automotoras, junto às janelas, foram pintadas com o mesmo tom de azul. Duas faixas vermelhas, horizontais, foram colocadas de forma a rodear totalmente as automotoras, a rematar as zonas pintadas de azul junto às janelas.
* Os principais serviços efetuados por estas automotoras foram a ligação internacional entre Porto e Vigo, comboios especiais até Santiago de Compostela e La Corunha; e também os regionais na Linha do Minho e no Ramal de Braga.    

                                          FICHA TECNICA:

1. - Serviços: Regionais e Longo curso;
2. - Ano de entrada ao serviço: 1965 e 1966;
3. - Número de unidades construidas: Dezanove (19);
4. - Velocidade máxima: 110 (cento e dez) quilómetros/hora; 
5. - Largura da via:  bitola de 1668 milímetros - entre carris;
6. - Número de cabines de condução: 2 (duas);
7. - FABRICANTES:
       a) - Partes Mecânicas: Sorefame (Portugal),
       b) - Motores de tração: Rolls Royce;
       c) - Transmissão: Rolls Royce;
       d) - Freio: Budd Disc Brake e Girling/Westinghouse.
8. - Comando em unidades múltiplas: até três (03) unidades;
9.  - LOTAÇÃO: Só passageiros sentados, total de 185 (cento e oitenta cinco), sendo destes 40 em primeira classe e 145 em segunda.


Complilação efetuada em Gondomar, por "texasselvagem".

FONTES: "wikipédia livre" e publicações diversas do acervo do autor

NOTAS: O texto foi escrito segindo as normas do Novo Acordo da Língua Portuguesa. Os parênteses ( ) são da responsabilidade única do autor, bem como as frases entre hífens (-) são do conhecimento próprio.   

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger