SÉRIE 0400!
* A "SÉRIE 0400" - conhecida como "Rolls Royce" - refere-se a um tipo de automotora que esteve ao serviço da "Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses" e da sua sucessora, a atual "Comboios de Portugal", entre os anos de 1965 e 2001, inclusivé.
* Entraram ao serviço da operadora de então, "Caminhos-de-Ferro Portugueses", no ano de 1965, tendo sido construidas nas instalações da "Sociedade Reunidas de Fabricações Metálicas" - Sorefame (já extinta).
* Em 1994, já se encontrava a ser planeada, nas oficinas do Porto da Empresa de Manutenção do Equipamento Ferroviário - EMEF - a remodelação das automotoras desta série; prevendo-se várias alterações nos interiores, a substituição dos motores originais por uns mais recentes - fabricados pela "Volvo" - tendo-se na altura pensado na construção de um protótipo para a operadora ferroviária. Foram, assim, remodeladas naquelas instalações, no decorrer dos anos de 1994 e 1995, tendo sofrido várias alterações: no interior, os separadores - que eram de madeira - passaram a ser de vidro, introduzindo-se novas cortinas, assentos e paineis laterais, de cores diferentes dos anteriores - que eram azuis na sua totalidade. Também foi eliminado um dos lavabos, de forma a colocar mais lugares sentados, e alteradas as fontes de luz, de forma a produzir mais iluminação. Nas cabines de condução, o esquema de cores também foi alterado - aqui prevalece o azul - sendo suprimida a cadeira para o ajudante, e colocada uma, mais ergonómica, para o condutor.
* Todas estas unidades, após a remodelação, foram integradas na Série 0450, desaparecendo, completamente, a anterior série.
* Ostentavam, originalmente, as superfícies exteriores totalmente cobertas de placas metálicas de cor cinzento-azulado; as placas detinham uma forma corrugada, exceto nas cabines, aonde eram lisas. Após a remodelação de 1995, passaram a apresentar, no exterior, as zonas frontal e traseira de cada unidade cobertas com placas de tom azul, de superfície lisa; e as zonas laterais ao longo das automotoras, junto às janelas, foram pintadas com o mesmo tom de azul. Duas faixas vermelhas, horizontais, foram colocadas de forma a rodear totalmente as automotoras, a rematar as zonas pintadas de azul junto às janelas.
* Os principais serviços efetuados por estas automotoras foram a ligação internacional entre Porto e Vigo, comboios especiais até Santiago de Compostela e La Corunha; e também os regionais na Linha do Minho e no Ramal de Braga.
FICHA TECNICA:
1. - Serviços: Regionais e Longo curso;
2. - Ano de entrada ao serviço: 1965 e 1966;
3. - Número de unidades construidas: Dezanove (19);
4. - Velocidade máxima: 110 (cento e dez) quilómetros/hora;
5. - Largura da via: bitola de 1668 milímetros - entre carris;
6. - Número de cabines de condução: 2 (duas);
7. - FABRICANTES:
a) - Partes Mecânicas: Sorefame (Portugal),
b) - Motores de tração: Rolls Royce;
c) - Transmissão: Rolls Royce;
d) - Freio: Budd Disc Brake e Girling/Westinghouse.
8. - Comando em unidades múltiplas: até três (03) unidades;
9. - LOTAÇÃO: Só passageiros sentados, total de 185 (cento e oitenta cinco), sendo destes 40 em primeira classe e 145 em segunda.
Complilação efetuada em Gondomar, por "texasselvagem".
FONTES: "wikipédia livre" e publicações diversas do acervo do autor
NOTAS: O texto foi escrito segindo as normas do Novo Acordo da Língua Portuguesa. Os parênteses ( ) são da responsabilidade única do autor, bem como as frases entre hífens (-) são do conhecimento próprio.
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