SÉRIE 2550!
* A "SÉRIE 2550" é um tipo de locomotiva que foi utilizada pela operadora ferroviária "Caminhos-de-Ferro Portugueses" e pela sua sucessora, "Comboios de Portugal".
* Esta família de locomotivas foram introduzidas no ano de 1963, para assegurarem os principais serviços de passageiros entre as cidades de Lisboa e Porto, como o "comboio Foguete". Devido ao fato de utilizarem caixas em aço inoxidável canelado, combinavam com as carruagens, também fabricadas com este matrerial, criando composições homogéneas; fabricadas na fábrica da Amadora da companhia "Sociedades Reunidas de Construções Metálicas" (sorefame, já extinta). Foram as primeiras locomotivas no mundo a utilizar este método de construção nas caixas.
* Após a entrada da série 2600, no ano de 1974, foram sendo, progressivamente, afastadas dos comboios de passageiros, sendo, junto com as locomotivas da série 2500, destacadas para rebocar composições de mercadorias. Os últimos comboios de passageiros feitos por estas locomotivas foram realizados na década de 1990. Por outro lado, detinham graves problemas de instabilidade na suspensão em velocidades próximas dos cem quilómetros/hora.
* No ano de 1994, as duas cabines de condução da locomotiva 2565 foram pintadas de encarnado, para testar o novo esquema de cores que a companhia ferroviária pretendia introduzir nas suas locomotivas. Apesar do esquema requerer que o corpo da locomotiva fosse pintado de cinzento, em contraste com as cabines encarnadas, decidiu-se (!), neste caso, que o corpo ficaria sem pintura, com a cobertura em aço original; este esquema seria, posteriormente, aplicado a todas as outras locomotivas desta mesma série.
* Foram, na sua totalidade, abatidas ao serviço após a introdução das locomotivas da série 4700, no ano de 2009. (O autot tem conhecimento da existência de um exemplar - quase esqueleto -, bastante danificado, por acidente, na Estação Ferroviária do Entrocamento).
FICHA TÉCNICA
1. - Ano de entrada ao serviço: 1963;
2. - Ano de saída ao serviço: 2009;
3. - Número de unidades construidas: 20 (vinte), com os números 2551 a 2570;
4. - Número de unidades operacionais: nenhuma (zero);
5. - Tipo de serviço: Linha;
6. - Bitola de via: 1668 milímetros (distância entre carris);
7. - Tipo de tração: elétrica (25kV-50 Hz);
8. - Disposição dos rodados: Bo'Bo';
9. - Diâmetro das rodas (novas): 1300 milímetros;
10. - Velocidade máxima: 120 (cento e vinte) quilómetros/hora;
11. - FABRICANTES:
a) - Transmissão: Alsthom;
b) - Motores de tração: Alsthom-Siemens;
c) - Partes mecânicas: Sorefame-Henschel.
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
NOTAS: Todos os parênteses () são do conhecimento e responsabilidade do autor;
Texto escrito segundo as normas do novo Acordo Ortogtágfico para a Língua Portuguesa.
FONTES: Excertos de várias publicações do acervo do autor e,
"wikipédia livre".
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