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Pensamentos no SilvaTexas

26 de maio de 2011

SÉRIE 1960!

* A "SÉRIE 1960", também conhecida como "Bombardeiras", em alusão à sua origem, é um tipo de locomotiva ao serviço da operadora ferroviária portuguesa "CP Carga".
* Adquiridas na década de 1970 pela então companhia dos "Caminhos-de-Ferro Portugueses", antecessora da atual "Comboios de Portugal", entraram ao serviço para tracionar composições de passageiros e mercadorias, no ano de 1979; eram, nessa altura, as mais potentes locomotivas daquela empresa. Apesar da sua manutenção ser efetuada nas instalações do Grupo Oficinal do Barreiro (GOB), a sua área de operação congiu-se, principalmente, às regiões Centro e Norte do país; como os serviços de mercadorias ao longo da Linha do oeste atá Lisboa; a composição internacional, com vagões da operadora "Red Nacional de Ferrocarriles Españolas" (RENFE), até à Pampilhosa; ou o transporte de automóveis de Setúbal para Vilar Formoso. Em termos do transporte de passageiros, assegurou, entre outras ligações, os serviços "Regionais" entre Vilar Formoso e Guarda.
* A locomotiva titular da série, que ostentava o número 1961, foi destruida, no ano de 1985, no Desastre Ferroviário de Moimenta-Alcafache (Linha da Beira Alta).
* Devido ao seu elevado consumo de combustível, a sua potência foi reduzida, tendo permanecido, mesmo assim, entre as locomotivas a tração a gasóleo (diesel) em Portugal. Foram todas passadas para a gestão da CP Carga.
* Com os anos, e a sua crescente falta de fiabilidade, a par da crescente expansão da rede ferroviária eletrificada, algumas destas locomotivas foram sendo "abatodas" à frota, estando em reserva na Estação de Contumil (freguesia de Canpamhã, Porto).
* Atualmente os seus serviços estão confinados às linhas do Douro e Minho, embora seja ainda relativamente fácil vê-las na Estação Ferroviária das Devesas, em Vila Nova de Gaia.

                                                        FICHA TECNICA

a) - Serviços: CP Carga (já fizeram serviços de passageiros);
b) - Ano de entrada ao serviço: 1979;
c) - Número de unidades construidas: 13 (treze);
d) - Velocidade máxima: 120 quilómetros/hora (cento e vinte);
e) - Comprimento total: 19,895 metros (entre os tampões de choque);
f) - Botola de via: 1668 milímetros (distância entre carris);
g) - Número de cabines de condução: 2 (duas);
h) - FABRICANTES:
       1. - Partes mecânicas: Bombardier (sucessora da "sorefame");
       2. - Motores de tração; a mesma empresa;
       3. - Transmissão: General Electric (Canadá);
       4. - Freio: Knorr-Bremse;
       5. - Sistema de homem-morto: Sifa Deuta;
i) - Comando em unidades múltiplas: até 4 (quatro);
j) - Potência nominal: 3042 cavalos;
k) - Velocidade nominal: 1050 rpm (rotações por minuto)

                                                      LISTA DE MATERIAL

1961: Demolida após a colisão com a 1439, em Alcafache, a 11.Setembro.1985;
1962: Afeta à CP-Carga;
1963: Afeta à CP-Carga;
1964: Reserva estratégica da CPFrota, aguardando decisão após embate em Vila Nova de Gaia;
1965: Retirada do serviço comercial, para abate;
1966: Retirada do serviço comercial, para abate;
1967: Retirada do serviço comercial, para abate;
1968: Retirada do serviço comercial, para abate;
1969: Afeta à CP-Carga;
1970: Afeta à CP-Carga;
1971: Afeta à CP-Carga;
1972: Reserva estratégica da CPFrota;
1973: Afeta à CP-Carga.

(Tendo esta lista nais de três anos, poderá eventualmente haver correções a efetuar, pelo que solicito que me informem das possiveis alterações).

Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"

FONTES: Excertos de publicações do acervo do autor;
                 "wikipédia, livre"

NOTAS; Todos os parênteses () são da responsabilidade do autor;
                Texto escrito segundo as atuais regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.   

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