Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

2 de janeiro de 2011

As últimas do ano de 2010

Como hoje é quinta-feira, é dia de feira cá no burgo. Assim o "wild texas" a quem também chamam
o "chefe dos alfas", resolveu levar a sua máquina fotográfica atrás das costas e fazer as últimas fotografias do ano de 2010.
Como tem prazer naquilo que faz, não gosta de guardar só para si, mas sim compartilhar convosco; aproveitando também o ensejo para fazer ardentes votos de que o NOVO ANO concretize em dobro todos os vossos desejos.

Teixeira da Silva, AJ

texasselvagem



Uma locomotiva "Bombardier", em pleno esforço de marcha,
tracionando um vagão cerealífero e vários plataforma, carregados com
sacos de adubo. 

Uma "UTD" (unidade tripla diesel) da série 0600, da "sorefame", que
inicou o seu trajeto em Porto/Campanhã, com destino ao Pocinho,
atual termo da Linha do Douro.

Outra "UTD", mas em sentido inverso, e que - infelizmentte - já
foi vítima dos "grafiteiros". Estas composições terminam a
marcha em Porto/Campanhã.

Comboio "alfa-pendular" em plena via, entre as estações do Porto/
/Contumil e Rio Tinto (Gondomar).

A locomotiva elétrica "Siemens" com o número 4701, tracionando
uma composição de vagões de estilha,  vazios, a caminho da
Estação das Devesas (Vila Nova de Gaia)(?).

O carro elétrico número 205, pertencente à STCP (Sociedade
de Transportes Colectivos do Porto) no Passeio Alegre (Foz
do Douro), termo da linha 1 que percorre toda a marginal ribeirinha
até ao Infante. 

Em sentido inverso o carro da mesma espécie com o número
213, sob a Ponte da Arrábida. Estes veículos possuem dois
"boggies" (rodados)  e são do tipo plataforma.

O barco turístico "Miradouro" prepara-se para voltar ao cais de origem
em Vila Nova de Gaia, após um passeio entre as seis pontes  do Porto.
Eles dão a volta na zona da Afurada, logo a seguir à Ponte da
Arrábida. 


O carro elétrico com o número 131 no termo da carreira 18, em Massarelos.
A linha 18 é a mais curta, pois faz apenas de Massarelos ao Carmo; isto é,
sobe a Rua da Restauração, atravessa a Cordoaria (Jardim) e termina
no Carmo, junto ao célebre "café Piolho". Na volta faz a Rua do Carmo,
contorna o Hospital de Santo António e regressa pela mesma Rua da
Restauração. 

Carro elétrico número 143 estacionado no Largo de Massarelos.
Estes veículos (amarelos) fazem um circuito turístico "T", que
coneça no Largo do Infante, percorre a zona ribeirinha até Massarelos,
tomando depois o circuito da anterior linha 18, com prolongamento
até à Praça da Batalha (Rua Augusto Rosa), em frente ao edifício
do Governo Civil do Porto, Assim, desce as Ruas da Assunção,
dos Clérigos, subindo a Rua Trinta e Um de Janeiro, torneando toda
a Praça da Batalha até ao Teatro Nacional de São João. Na volta o
itinerário é feito pelas Ruas de Santa Catarina, Passos Manuel,
atravessando a Praça Dom João I, Rua de Magalhães Lemos (Rivoli),
atravessa a Avenida dos Aliados, subindo a Rua de Ceuta, Rua José
Falcão e Praça dos Leões (em frente à Universidade). 

Material histórico existente numa das cocheiras do Museu do Carro
Elétrico que funciona na antiga Central Termo-elétrica de Massarelos.
Assim, vê-se a "zorra" de socorro com o nímero 76, veículo que
reboca os "elétricos" avariados ou acidentados. Ao lado o autocarro
da marca "Daimler" com o número 23, de matrícula CL-15-08, que foi
um dos que integrou a primeira encomenda de quarenta autocarros da
então "Companhia de Carris de Ferro do Porto". Estes veículos possuiam
o volante à inglesa, seja do lado direito.

Interior do cais de embarque de passageiros na Estação do Porto
(São Bento) que se situa na Praça Almeida Garrett.

Multidão (passageiros) das várias composições aparcadas na
referida estação, à hora de almoço de uma quinta-feira (véspera
do Dia de Natal).

Escuridão à vista. Embocadura do túnel Dom Carlos I que liga
a Estação referida à zona das Fontainhas, atravessando
grande parte da baixa portuense.

Vista geral dos cais de embarque (só passageiros), podendo ver-se vário
material "UME" (unidades múltiplas elétricas)  composições que
pertencem aos "comboios suburbanos do Porto" e são da série
3400. 

Entrada (ou saída, como quiserem) principal da Estação Ferroviária
do Porto/São Bento. O relógio mostra a hora exata da foto.

Paineis informativos existentes na Estação que é uma interface
com o Metro do Porto, STCP e táxis.

...A lealdade! Painel de azulejos que representa Egas Moniz (de corda
ao pescoço) apresentando-se ao Rei de Castela, juntamente com a
sua família, em virtude da quebra de uma promessa feita pelo seu
amo, o Rei Dom Afonso Henriques (é pena que a quebra da
lealdade nos tempos que correm não seja resolvida da mesma
forma). Lembremo-nos que o Rei de Castela, por semelhante
prova, poupou a vida a toda a família! Heróico...

Outro painel existente no átrio principal - tal como o anterior - que
representa mulheres a preparar castanhas para serem assadas.

Do exterior (Praça Almeida Garrett) para o interior do átrio da
Estação Ferroviária do Porto/São Bento, que se localiza
nos terrenos onde existia o Convento de Avé-Maria. 

Fachada lateral virada para a Rua do Loureiro. A estação além da Praça já referida,
desta Rua do Loureiro, tem ainda outra fachada lateral virada para a Rua da
Madeira.
Num dos antigos armazens de mercadorias, virados para esta Rua do
Loureiro, funciona uma seção do BSB (Batalhão de Sapadores Bombeiros). 

Fachada da casa (em recuperação) onde morou o grande escitor
ALEXANDRE HERCULANO (de Carvalho Araujo), na Rua do Corpo
da Guarda, freguesia da Sé.

Para terminar as linhas de carros elétricos existentes na cidade do
Porto, ainda faltava esta...A linha "22". Aqui está o veículo com
o número 218 no seu termo, a Rua Augusto Rosa (em frente ao
edifício do antigo Governo Civil) e faz o percurso Batalha/Carmo,
ligando toda a baixa portuense.

2 comentários:

Luis 4 de janeiro de 2011 às 22:29  

Caro amigo,

mais um belo passeio pela cidade do Porto. As freiras são um ponto obrigatório para se fazer boa fotografias !! Não é ?! E a cidade esconde sempre algo novo para se captar em imagens .
Abraço

Luís

Anónimo,  10 de junho de 2013 às 13:28  

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis sans ordonnance
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis prix
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis farmaco per impotenza
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger