Estação Ferroviária de Águeda
Ano Novo, vida nova! Bem, no caso do grupo de os "três carolas", eu (texasselvagem), o "el comandante" (j s trains) e o "filósofo/historiador" (Cantinho dos Comboios), esta máxima não se aplica. Com efeito, começamos o ano como havíamos terminado o anterior - fazendo fotografia ferroviária. Mesmo sem credencial, fintamos a falta da mesma , deslocando-nos a Estações Ferroviárias que se encontrem encerradas, mas com circulação.
Foi isso mesmo que se fez hoje (dia 02) de manhã, cuja viagem teve como destino a cidade de Águeda, distrito de Aveiro.
A estação ferroviária de Águeda é uma interface do Ramal de Aveiro, sendo apenas servida pelos serviços regionais do operador CP - Comboios de Portugal. É a única ferrovia ainda em circulação de bitola métrica (linha estreita).
O Ramal de Aveiro - de que a referida estação faz parte integrante - foi concluído em Setembro de 1911. Em 1933, foi realizada, nesta estação, uma exposição de âmbito regional, no contexto do I Congresso Regional Ferroviário.
Este ramal encontra-se atualmente em funcionamento, sendo que o troço entre Aveiro e Águeda tem onze comboios diários, em cada sentido, dos quais dez seguem até Macinhata do Vouga (onde existe uma secção museológica) e desses, seis seguem até à última estação (Sernada do Vouga). Apenas um tem ligação com Espinho, podendo-se, assim, considerá-lo uma espécie de linha suburbana da cidade de Aveiro.
Na sua extensão existe o túnel de Eirol com setenta e quatro (74) metros e várias pontes, como a de Azurva com vinte e oito (28), a de Araújo com 14 (catorze), a do Rio Águeda com sessenta e quatro (64), a do Marnel com vinte e três (23) e a de Sernada com cento e setenta três (173) metros. Na sua paisagem pode-se admirar o Rio Vouga e a Pateira de Fermentelos.
Passando agora à viagem, como sempre, a concentração deu-se na Estação Ferroviária do Porto/Campanhã, para se apanhar o comboio "intercidades" a que correspondia a circulação número 620 com partida às 8h52, que nos transportou até à cidade de Aveiro. Aqui tomou-se lugar na UDD (unidade dupla diesel) da série 9600, que é o pior material circulante em linhas portuguesas (nem o símbolo da empresa é exibido nas composições). Neste ramal a velocidade máxima nunca ultrapassa os 50 quilómetros/hora. O regresso ao ponto de partida foi efectuado através de UME (unidade múltipla elétrica) a que correspondia a cirulação número 5110.
Mais uma manhã onde fomos atrás de comboios e que, enquanto o grupo se mantiver coeso e o tempo permitir, faremos todos os domingos.
Convém referir que Águeda é a terra natal do poeta Manuel Alegre, atual candidato à Presidência da República Portuguesa.
Convém referir que Águeda é a terra natal do poeta Manuel Alegre, atual candidato à Presidência da República Portuguesa.
Teixeira da Silva, AJ
A vaca que existe na saida que dá acesso às linhas de via métrica, ou seja do Vale do Vouga. Encontra-se sob as plataforrnas ferroviárias! |
A dita vaca designa-se por "Urban Cow". Aí está a legenda com o significado e o respetivo autor! |
Estação Ferroviária de Aveiro. Linhas de via métrica (isto é, de bitola de 1000 metros) por onde circula - terminando a sua marcha - o centenário "Vouginha". |
Cabine de condução da "UDD" que nos transportou de Aveiro até Águeda (note-se que estas composições não possuem o símbolo da CP). |
O gupo viajou a bordo da carruagem (automotora) com o número 039631-8 |
Chegou-se ao destino. Estação ferroviária de Águeda, da linha do Vouga, toda ela pertencente ao distrito de Aveiro. |
Vista de Sul/Norte, isto é, de Águeda para Macinhata. Como se verifica existem partes onde nem balastro há. A estação possui duas linhas de circulação e uma de reserva! |
E aí vai ela a caminho de Macinhata, após nos haver deixado apeados. Por acaso fomos os únicos passageiros a sair nesta estação. |
Vista parcial do cais de embarque dos passageiros. Como se verifica "in loco" não há mesmo balastro (cascalho). |
Placa em azulejos que se encontra colocada na fachada da Estação que comemora os 75 anos da Linha do Vale Vouga, entre Sernada/ /Águeda/Aveiro. Tempos auspiciosos... |
Cais de mercadorias da Estação Ferroviária de Águeda, sem qualquer utilidade, fechado a "sete chaves", mas bem conservado. |
Ora é a isto que eu chamo um verdadeiro "fim de linha". Termo da linha de resguardo. |
Vária sinalização existente à saída da estação. Um sinal de mudança de agulha manual, outro para o maquinista "silvar" (fazer uso da buzina) e o de velocidade máxima (50 Km/h.) |
Frontaria da estação virada para o cais de embarque. Estação encerrada, mas felizmente, em estado impecável! |
Coitado, este relógio parou no tempo (dele)! Também não existe ninguém que lhe possa pô-lo a funciomar... |
Frontaria da estação virada para o Largo exterior. Atente-se no logotipo da "Refer" (Redes Ferroviárias) proprietária dos edifícios. |
Vista geral da estação tirada de um viaduto rodoviário sob a via férrea. Continua a ser necessário algum balastro... |
Um marco do correio (à moda antiga) aposto na frontaria exterior da estação ferroviária. |
Marco que assinala o quilómetro 14,300 da linha. |
Sempre pensei que os carris de ferro fossem paralelos(!) Vista dos dois viadutos rodoviários que existem à entrada e à saída da Estação. |
Curva e contra-curva ao quilómetro 14 já a caminho da Estação de Macinhata. |
Cruzamento de duas composições na Estação. A do lado esquerdo da foto foi a que nos trouxe e a que havia de nos levar até Aveiro. O maquinista encontra-se no exterior a falar com o colega. |
Dá para ver o estado de abandono deste material circulante! |
Apeadeiro de Oronhe que se situa na Rua Pau da Linha e é uma localidade da freguesia de Espinhel, concelho de Águeda. |
Estação de Eirol. Freguesia que já pertence ao aconcelho de Aveiro. Tem de área 4,40 Km2 e em 2001, tinha uma população de 781 habitantes, o que dá assim uma densidade de 177,50 hab/km2. |
O "intercidades" era tracionado pela locomotiva elétrica da marca "Siemens" com o número 5610.9 |
O nome da estação escrito em azulejos com fundo azul, aliás a côr predominante nos restantes que cobrem as fachadas. |
Painel de azulejos que representa a ponte sobre o Rio Águeda. Encontra-se também na fachada principal desta Estação de Aveiro |
Os meus dois camaradas das lides ferroviárias, a bordo da UME (unidade múltipla elétrica) da série 3400, fazendo contas à vida! |
Bem esta foi de mestre. Sou eu....pensando onde haverá mais comboios para a próxima etapa! |
O melhor perfil do "el comandate", o amigo João Ribeiro da Silva. |
2 comentários:
Boa fotografias e com legendas a condizer !!! Bom trabalho Caro Chefe dos Alfas !
Caro " Chefe !!!! " valeu o passeio no Vouguinha . Um pouco de sol e um pouco de nuvens , lá fomos cantando e rindo .
Para a semana há mais .....
Enviar um comentário