Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

26 de janeiro de 2011

CAMINHOS DE FERRO PORTUGUESES





* O caminho de ferro teve a viagem inaugural em 1856, no dia 28  de Outubro. De um período, no princípio do século, em que coexistiram diversas empresas públicas e privadas, surge no ano de 1951 a COMPANHIA DOS CAMINHOS DE FERRO PORTUGUESES, que em 1975 dá lugar à atual CP - CAMINHOS DE FERRO PORTUGUESES, EP.
* A CP - Caminhos de Ferro Portugueses, EP transporta 178 milhões de passageiros e 9,3 milhões de toneladas de mercadorias por ano, sobre uma rede de aproximadamente 3100 quilómetros.

A REESTRUTURAÇÃO FERROVIÁRIA

* A Diretiva Comunitária 440/91 e a Lei de Bases do Sistema  de Transportes Terrestres estabeleceram as linhas de orientação da indispensável e urgente reestruturação do sistema ferroviário nacional, designadamente apontando a necessidade de separar a gestão das infraestruturas ferroviárias da produção de transportes. Assim, o Governo definiu as linhas gerais desta reorganização assente num modelo baseado em três entidades:

1. - Entidade reguladora do setor ferroviário, que tem cono objetivo principal regular a atividade entre os operadores ferroviários e o gestor das infraestruturas, fomentando a segurança, a qualidade e a preservação do ambiente sendo, consequentemente, um orgão da Administração Central do Estado;

2. - Entidade gestora da Infraestrutura com a incumbência de garantir a instalação, desenvolvimento e manutenção das infraestruturas ferroviárias, bem como "gerir os sistemas de comando e controlo de circulação, tendo já sido publicadoo Decreto Lei número 104/97, de 29 de Abril, criando a Refer" (Redes Ferroviárias). A transição para esta entidade, de responsabilidades até então cometidas à CP e aos Gabinetes dos Nós Ferroviários de Lisboa e Porto, tem-se vindo a processar de forma gradual;

3. - Operador de Transporte - a CP, cabendo-lhe os serviços de passageiros e mercadorias, devendo promober a sua reorganização de modo a tornar-se numa empresa virada para o mercado, com uma cultura de cliente.

A CP. HOJE

*  A CP, saida da reestruturação do setor ferroviário, ao libertar-se da gestão das infraestruturas, pode definitivamente orientar a sua atividade para o serviço de transporte de passageiros e mercadorias, assumindo uma nova cultura, fortemente orientada para o mercado e para a qualidade de serviço, tendo em vista adequar a sua oferta, prestando um serviço de qualidade aos seus clientes. A CP. como operadora de transportes ferroviários enfrenta, desta forma, vários desafios.
* Neste momento, a empresa é constituida pelas seguintes unidades de negócio:

a) - Unidade de Transportes de Mercadorias e Logística - UTML;
b) - Unidade de Suburbanos da Grande Lisboa - USGL;
c) - Unidade de Suburbanos do Grande Porto - USGP;
d) - Unidade de Viagens Interurbanas e Regionais - UVIR;
e) - Unidade de Material  e Tração - UMAT.

* Nesta nova organização, as Unidades de Suburbanos assumem particular importância, uma vez que o transporte suburbano representa cerca de 82% do total de passageiros da empresa.

* Por outro lado, no domínio das mercadorias espera-se que, face ao elevado potencial de crescimento do transporte ferroviário, a UTML se afirme rapidamente, como um operador dotado de grande dinanmismo, capaz de conquistar a confiança do mercado e dos clientes.



Compilado por: texasselvagem

* Texto escrito segundo as normas do atual Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 

1 comentários:

José Ferreira,  27 de janeiro de 2011 às 14:13  

Ora aí está uma boa explicação de como a coisa funciona, assim podemos saber quem é o responsavél de quê e porquê.

José Ferreira

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger