Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

17 de outubro de 2011

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VALADARES

A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VALADARES" ou simplesmente "Estação de Valadares" é uma interface da Linha do Norte (onde só param as composições pertencentes aos "comboios suburbanos do Porto"), que serve a freguesia do mesmo nome, no concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto. * O acesso é feito através do Largo da Estação de Valadares. * No passado mês de Janeiro, detinha três vias de circulação com quatrocentos e trinta quatro (434), trezentos (300) e quatrocentos e um (401) metros de comprimento e várias gares, cujas plataformas apresentavam entre duzentos (200) e duzentos e cinquenta seis (256) metros de extensão e entre setenta (70) e trinta cinco (35) centímetros de altura. * Esta interface inclui-se no troço entre as Estações de Vila Nova de Gaia (Devesas) e Estarreja da Linha do Norte, que foi inaugurado pela então Companhia Real dos Caminhos-de-Ferro Portugueses em 08 de Julho de 1863. * Após a inauguração do troço entre Estarreja e Taveiro (Coimbra), em 10 de Abril de 1864, a Companhia Real criou novos serviços mistos, entre Vila Nova de Gaia e Coimbra, que paravam em diversas estações pelo caminho, incluindo a de Valadares que chegou a ter duas linhas de reserva e duas de topo.


Frontaria principal virada para o exterior.
Atente-se no logótipo da "Refer", como proprietária
das infraestruturas.

Parte lateral do edifício com o seu pequeno jardim, no centro
do qual existe um lago. 

Bem...isto seria uma linha de topo. Agora termina junto às couves e
pencas; já não tem qualquer utilização.

Após breve paragem, prossegue a sua marcha até à Estação
Ferroviária de Aveiro. São estas composições da série 3400
as únicas que fazem "stop" nesta interface.

Agora em sentido imverso, a caminho da Estação Ferroviária  do
Porto-São Bento.

Esta foi a passagem-surpresa da manhã!
Dresine de apoio às catenarias, no sentido
do norte para sul.
Estes veículos conduzem-se lateralmente!

Frontaria do edifício ferroviário na parte virada para as
plataformas de embarque. Encontra-se parcialmente habitado
e em bom estado de conservação.

Composição "intercidades" tracionada pela locomotiva elétrica
da marca "Siemens" com o número 5605.9, de passagem
a caminho da Estação Ferroviária de Guimarães.

Aqui o nosso conhecido "Pare, Escute e Olhe" é sofisticado e
modernista. Mas...os invisuais (claro, não vêm) e os surdos
(também claro, não ouvem a campanhia...) São os eternos
dependentes...

A estação localiza-se ao quilómetro 327,8  da linha do Norte,
com início em Lisboa/Santa Apolónia.
Considerando a supressão de algumas curvas...agora deve ser
um pouco menos...mas os marcos não mentem!

Pormenor interessante! O nome da estação escrito em ladrilhos
na principal plataforma de embarque. 

Composição "alfa-pendular" com destino à Estação Ferroviária do
Porto/Campanhã. Acreditem que os cabelos ficaram em pé à sua
passagem que foi, acusticamente, assinalada em toda a sua extensão.

Outro "intercidades" tracionado pela locomotiva "Siemens"
elétrica com o número 5611.7 com destino à capital.
É conveniente afastar-se para além da linha de segurança.

Ora bem...isto seria um cruzamento de carris, mas encontrava-se
sobre a plataforma de embarque...

Esta "UME" (unidade múltipla elétrica) da série 3400 e fabricada
pela "Bombardier" apenas iria até à Estação Ferroviária de Ovar.

Para terminar a manhã, passagem de uma composição "cimenteiros"
tracionada pela locomotiva elétrica da marca "Siemens" e com o
número  5630.7, que provinha da Estação Ferroviária do
Entroncamento e teria como destino a "Cimpor" em Leandro.

Não os contei...mas a composição era bastante comprida, sendo
que os vagões cimenteiros pertenciam não só à portuguesa "Cimpor"
como à espanhola "Transfesa" e a tração indicava que iriam
cheios.

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger