ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VALADARES
A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VALADARES" ou simplesmente "Estação de Valadares" é uma interface da Linha do Norte (onde só param as composições pertencentes aos "comboios suburbanos do Porto"), que serve a freguesia do mesmo nome, no concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto. * O acesso é feito através do Largo da Estação de Valadares. * No passado mês de Janeiro, detinha três vias de circulação com quatrocentos e trinta quatro (434), trezentos (300) e quatrocentos e um (401) metros de comprimento e várias gares, cujas plataformas apresentavam entre duzentos (200) e duzentos e cinquenta seis (256) metros de extensão e entre setenta (70) e trinta cinco (35) centímetros de altura. * Esta interface inclui-se no troço entre as Estações de Vila Nova de Gaia (Devesas) e Estarreja da Linha do Norte, que foi inaugurado pela então Companhia Real dos Caminhos-de-Ferro Portugueses em 08 de Julho de 1863. * Após a inauguração do troço entre Estarreja e Taveiro (Coimbra), em 10 de Abril de 1864, a Companhia Real criou novos serviços mistos, entre Vila Nova de Gaia e Coimbra, que paravam em diversas estações pelo caminho, incluindo a de Valadares que chegou a ter duas linhas de reserva e duas de topo.
Frontaria principal virada para o exterior. Atente-se no logótipo da "Refer", como proprietária das infraestruturas. |
Parte lateral do edifício com o seu pequeno jardim, no centro do qual existe um lago. |
Bem...isto seria uma linha de topo. Agora termina junto às couves e pencas; já não tem qualquer utilização. |
Após breve paragem, prossegue a sua marcha até à Estação Ferroviária de Aveiro. São estas composições da série 3400 as únicas que fazem "stop" nesta interface. |
Agora em sentido imverso, a caminho da Estação Ferroviária do Porto-São Bento. |
Esta foi a passagem-surpresa da manhã! Dresine de apoio às catenarias, no sentido do norte para sul. Estes veículos conduzem-se lateralmente! |
Frontaria do edifício ferroviário na parte virada para as plataformas de embarque. Encontra-se parcialmente habitado e em bom estado de conservação. |
Composição "intercidades" tracionada pela locomotiva elétrica da marca "Siemens" com o número 5605.9, de passagem a caminho da Estação Ferroviária de Guimarães. |
Aqui o nosso conhecido "Pare, Escute e Olhe" é sofisticado e modernista. Mas...os invisuais (claro, não vêm) e os surdos (também claro, não ouvem a campanhia...) São os eternos dependentes... |
Pormenor interessante! O nome da estação escrito em ladrilhos na principal plataforma de embarque. |
Composição "alfa-pendular" com destino à Estação Ferroviária do Porto/Campanhã. Acreditem que os cabelos ficaram em pé à sua passagem que foi, acusticamente, assinalada em toda a sua extensão. |
Outro "intercidades" tracionado pela locomotiva "Siemens" elétrica com o número 5611.7 com destino à capital. É conveniente afastar-se para além da linha de segurança. |
Ora bem...isto seria um cruzamento de carris, mas encontrava-se sobre a plataforma de embarque... |
Esta "UME" (unidade múltipla elétrica) da série 3400 e fabricada pela "Bombardier" apenas iria até à Estação Ferroviária de Ovar. |
Não os contei...mas a composição era bastante comprida, sendo que os vagões cimenteiros pertenciam não só à portuguesa "Cimpor" como à espanhola "Transfesa" e a tração indicava que iriam cheios. |
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