Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

26 de junho de 2012

O REGRESSO AO...INFERNO!

* Como havia adquirido bilhetes de ida e volta, logicamente que, se fui tinha de voltar. Voltei...mas deixei alguma saudade por lá e...prometo que o meu regresso será tão breve quanto possível!
* Bem, o regresso foi efetuado em duas fases; primeira, de Carregal do Sal a Coimbra-B, no lugar 112 da carruagem (corail) número 22 do "intercidades 514", a segunda de Coimbra-B a Porto/Campanhã, no lugar 52 da carruagem 4 do "alfa pendular" 137.
* Como já afirmei anteriormente,  foi um sábado em cheio que valeu pelas amizades encontradas, pelo convívio e pelo material fotografado, que foi em tal número que me "obrigou" a colocar vários itens de cada vez.
O adeus final à Estação Ferroviária  do Carregal do Sal.
Uma estação aberta mas...sem chefe, sem funcionáriuos,
sem bilheteiras e sem lavabos (encontram-se fechados
e deve-se pedir a chave ao chefe (onde?)

Embora se corte à extensão das linhas ferroviárias, a
quilometragem mantem-se... A estação de Carregal
fica precisamente no PK. 98,0 da linha da Beira Alta,
que agora se inicia na Pampilhosa, mas os quilómetros
contam-se desde a Figueira da Foz, cujo ramal está
desativado.

Já agora o edifício ferroviário na parte virada para
a via pública. Quando cheguei a bicicleta já lá se
encontrava..regressei ao fim de seis horas e ela
por lá se mantinha. Não havia vivalma nas
redondezas! 

O único banco existente na minúscula sala de espera.
Agora não as há de 1ª, 2ª e 3ª classes. Quem tiver de
esperar ou senta-se no exterior ao sol, ou aproveita
este banco ou...espera de pé, claro! 

Bem, numas paredes (na oposta) encontram-se alguns
horários, avisos e...publicidade; sempre dá para passar
o tempo.

Esta é a linha de reserva (chamemos-lhe a número 3)
devidamente trancada ao trânsito de composições.
Ainda gostava que alguém me dissesse quem
terá a chave? Ou só funciona de segunda a sexta...
das tantas às tantas...

E eis que chegou uma dupla de "UTE'S" (unidades triplas
elétricas), que era tracionada pela número 2283, que só
parou por via de um cruzamento. Nem saiu nem entrou
quem quer que fosse!

Neste entrei eu e...a minha sombra. Intercidades
proveniente da Guarda e tracionado pela locomotiva
"Siemens" da série 5600 (a número 5613).

Na estação ferroviária de Santa Comba Dão cruzou-se
com a composição "sudexpresso".

Com a  paragem aqui feita, deu para fotografar uma
carruagem "litera" daquela composição.

Com a composição já em movimento, a última
carruagem (a geradora) da composição luso-
-espanhola.

Albufeira da Aguieira, formada pelo Rio Dão,
afluente do Mondego!

"Ilha" no meio da barragem. A composição aqui
já tinha atingido a sua velocidade máxima de
120 quilómetros/hora.

A locomotiva "English Eletric" da série 1400, a diesel
(a número 1432) preparada para fazer um mercadorias
julgo que para Leixões. Chegou-se à Estação da
Pampilhosa.

Dois vagões de transporte de inertes, do tipo "Us", aparcados
em linha de topo na Estação da Pampilhosa. Estou dentro da
composição "intercidades"

Terminou a primeira fase. Já estou na estação ferroviária
de Coimbra-B.

Lamento a minha santa ignorância, mas sim comprida
ainda não tinha visualisado alguma. Dresine com
três vagonetas acopladas aparcada em linha de reserva.
Todo este material pertence à "Refer" (Rede Ferroviária
Nacional). 

Uma "UTE" (unidade tripla elétrica) da série 2250 (a anúmero
2279) aparcada em linha de reserva e aguardando qualquer
servicito! 

Edifício das oficinas. Nunca o encontrei aberto,
desconhecendo a existência de qualquer material.

O mesmo edifício, vendo-se também o bar da estação!

Estive quase tentado a voltar, mas tinha o regresso
marcado. Composição "intercidades" com destino
à Guarda e tracionada pela "Siemens"elétrica da
série 5600 (a número 5606).

As carruagens "corail" que formam estas composições
resultam da beneficiação e restauro de outras mais
antigas!

E a despedida final! Já dentro da composição "Alfa" os
reservatórios de água e de combustível que existem
à entrada (ou saída) da Estação de Coimbra-B.
* Assim,  é com eivado prazer que vou compartilhar convosco as fotos feitas durante o regresso às origens, esperando, como sempre, o favor das vossas doutas opiniões e achegas que visem uma melhoria no trabalho...que não é perfeito!

5 comentários:

http://trains.smugmug.com/ 28 de junho de 2012 às 00:11  

Caro amigo este Filipe Silva ... sou eu , o seu Comandante , foi engano na conta

Carlos de Sá 28 de junho de 2012 às 09:16  

Obrigado, meu bom amigo, pelo seu esforço em prol de uma memória que, em breve, será apenas isso: uma memória. Os merceeiros instalados no Poder vão desmantelando rapidamente o que demorou muitas décadas a construir - em contra-corrente com a Europa, que está a realizar avultados investimentos na ferrovia.

Unknown 30 de junho de 2012 às 22:55  

Caro Texas

Que maravilha de passeio !!! Muito bom...gostei de ver !!

Abraço

Luis

Anónimo,  7 de junho de 2013 às 16:21  

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis generique
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis prix
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis farmaco per impotenza
http://preciocialisgenericoespana.net/ venta cialis

Anónimo,  7 de junho de 2013 às 16:21  

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ vente cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ achat cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ compra cialis in italia
http://preciocialisgenericoespana.net/ venta cialis

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger