DE ALFARELOS/GRANJA DO ULMEIRO Á PAMPILHOSA!
O meu companheiro de viagem e professor ferroviário, ilustre Pedro Marnoto, a quem muito devo! |
Edifício da Junta de Freguesia que se situa na rua em frente da Estação. |
Como vila ferroviária na sua heraldica não podia faltar o...comboio! |
PK. 231,3 da linha do Norte, em plena estação. |
Aqui deu-se a nossa sepração, com um até breve, Pedro. Ele viajou até Aveiro a bordo de uma UTE (unidade tripla elétrica) da série 2200. |
Como já tinha bilhete de volta assegurado no "inter" consegui mais esta surpresa. |
Locomotiva a diesel da "Comsa Rail Transport" da série 335.002. |
Chegou com vinte vagões madeireiros carregados e por aqui ficou até me vir embora de regresso! |
Continuam as manobras... |
Fileira de vagões de transporte de produtos siderúrgicos do tipo "Shimms" e outra com vagões plataforma vazios. |
Duas gerações...uma diesel a outra elétrica! |
Efetuadas as manobras, está a composição pronta e seguiu o seu destino pela linha da Beira Alta, com vagões porta contentores. |
Não os contamos...mas a composição era bem comprida! |
Dá gosto estar por perto a ouvir as locomotivas a trabalhar ao ralenti. 6002 da Takargo que esteve algum tempo em manobras. |
Só para quem conhece os meandros da estação, descobre esta raridade. Locomotiva a vapor da ex-Companhia dos Caminhos de Ferro da Beira Alta, com o número 61 BA. |
Não estando perfeita, já as vi em muito piores condições. Três rodas motrizes. |
Locomotiva e tender. Recordação a não deixar perder! |
Dois vagões de transporte de inertes do tipo "Us". |
Vagão porta contentor do tipo "Sgs". Rodados duplos, podendo transportar dois contentores. |
Abaixo do chefe, está o subchefe (neste caso da tração), por isso mereceu umas instalações mais dignas...estas estão ao abandono! |
...Um último adeus com votos de nos vermos em breve! |
Aí vamos nõs a caminho da fronteira... |
Locomotiva a diesel da série "1400" a número 1444, que esperava sinal de avanço. |
A locomotiva anterior estava acoplada a uma composição de mercadorias de vagões mistos. |
Composição de socorro afeta à Pampilhosa. |
O "socorro" completo, aparcado em linha de topo |
Vagão fechado de portas de correr do tipo "His", sozinho! |
A colocação da placa não deixa de ter um certo ar de lirismo... |
Este vagão "His" integra o comboio de socorro. |
Duas locomotivas elétricas; a primeira da série "5600", a outra da série "4700"; ambas estavam no regime de requisição. |
...e a seguir uma bombardeira" da série "9650". |
Antigo vagão do tipo "Us" adaptado ao comboio socorro, estando como novo. |
Antigo furgão metãlico de fabrico "sorefame", no estado de novo e que integra a composição de socorro. |
Segundo vagão do tipo "U" adaptado e também em muito bom estado. |
Torna-se um perigo, até para as crianças. A porta devia estar fechada à chave! |
Formoselha é uma localidade que pertence à freguesia de Santo Varão. Já possuiu uma estação ferroviária, cujo edifício se encontra sem qualquer destino, sendo agora apenas um apeadeiro. |
Vista parcial da Estação Ferroviária de Coimbra-B (bifurcação). Sem qualquer material aparcado e em obras. Situa-se na freguesia de São Bartolomeu, com acesso pela Rua do Padrão. |
Passagem de uma composição com cerca de uma vintena de vagões madeireiros, carregados e tracionada por uma locomotiva da série 6000 do operador ferroviário "Takargo". |
Estes vagões são do tipo "Kbmps", de rodados simples e atingem o máximo de cem quilómetros/hora. |
Com a autorização sempre necessária, comecemos às voltas do "nosso mundo"! Locomotiva a diesel da série 1900 (a número 1947) aguarda, pacientemente, que a ocupem; pois elas foram reabilitadas! |
...Fabrico da "Alsthom", atingem a velocidade máxima de cento e vinte quilómetros/hora. |
Em linha de topo, dresine com vagoneta acoplada e de apoio`aos túneis. Estes veículos são pertença da "Refer" (Rede Ferroviária Nacional). |
Defronte das ruinas da fábrica já referida noutra foto; nova fileira de vagões de transporte de inertes, também vazios. |
Em fase de manobras, a locomotiva a diesel da série "6000" (a número 6002) do operador "Takargo Rail" que pertence ao grupo Mota-Engil. |
* Pampilhosa (do Botão) é uma freguesia do concelho da Mealhada e distrito de Aveiro. A nível ferroviário possui uma estação que é uma interface das Linhas do Norte, da Beira Alta e do Ramal da Figueira da Foz (este sem circulação). O seu acesso é feito pela Rua da República, sendo servida por composições "regionais", "intercidades", "alfa pendular" e "urbano", estas a nível de passageiros; pois, quanto a mercadorias é um centro nevrálgico. A sua inauguração data de 10 de Abril de 1864.
4 comentários:
Caro amigo, mais um dia inesquecível nos meandros da ferrovia !! Pelo que me é dado perceber mais um dia para não esquecer com tanto e tão bonito material.
Abraço
Luis
Viva amigo Texas, sempre com boas historias ilustradas com fotos e
pormenores que poucos reparam.
Sempre a contribuir neste mundo ferroviário, Parabéns!!!!!!!
Um abraço
Caro amigo " Texas " desta vez não foi com o " Filósofo e o Comandante " mas foi com o " Professor Ferroviário ".
Espero que tenha aprendido bastante , nas lides ferroviárias .Bem haja .. para nos ensinar no futuro ...
João
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