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Pensamentos no SilvaTexas

4 de junho de 2012

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CETE E...ALGO MAIS!

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CETE", que no seu início foi conhecida como "Estação de Cette", é uma interface ferroviária da Linha do Douro, que serve aquela localidade no concelho de Paredes, distrito do Porto (por ora...)
* O acesso à mesma é feito pela Rua António Pinto Lopes, possuindo três vias de circulação com quatrocentos e nove (409), quatrocentos e vinte um (421) e trezentos e quarenta dois (342) metros de extensão, com as plataformas a terem de comprimento trezentos e dezoito (318) e duzentos e vinte oito (228) metros e a altura de setenta (70) centímetros.
Vista geral do edifício ferroviário na parte virada para o
cais de embarque.

Linha 1. Sentido de norte/sul.

Linhas 2 e 3 no mesmo sentido.
A da esquerda (número 3) será mais uma linha
de reserva.

Por cima do viaduto pedonal, vista geral do
complexo ferroviário, em sentido sul/norte.

Do mesmo local, mas em sentido inverso (norte/sul).

O Rio Sousa passa sob as plataformas de embarque.

Vista geral do edifício ferroviário agora do exterior.

Do outro lado das plataformas temos novamente o Rio
Sousa com as suas cascatas. Estamos na região do
Vale do Sousa.


Fileira de vagões carregados com sacos de cimento e
aparcados no entreposto da "Secil" entre os apeadeiros
de Irivo e Urrô, concelho de Penafiel. São da série
"Rlps", tipo plataforma e podem circular à velocidade
máxima de 100 quilómetros/hora.

Frente do locatrator da marca "Shoma" que prestava
serviço de manobras naquele entreposto. Hoje está
abandonado à sua sorte, em linha de topo.

Vista lateral do mesmo veículo, que começa a dar sinais de
abandono. É de uma empresa particular e não possui
numeração UIC.

A respetiva placa do fabricante alemão. Este modelo
não chegou a integrar o material cikrculante da
nossa operadora fcerroviária.

Este - coitado - estava separado dos restantes e ficou
com a carga a meio. São compostos por rodados
duplos.



De cima de um viaduto rodovário, temos a traseira do
locotrator, mesmo encostado ao fim da linha.

No sentido de norte/sul temos a derivação da linha do
Douro e das outras que servem o referido entreposto
cimenteiro e madeireiro.
Como estas fotos foram  tiradas a um domingo de
manhã, agradeço aos seguranças a possibilidade
de movimentação, uma vez que isto é propriedade
particular e encontrava-se encerrada.
* Esta interface é utilizada, como ponto de paragem, pelas composições urbanas da Divisão do Porto da transportadora Comboios de Portugal (CP) e situando-se no troço entre as Estações Ferroviárias de Ermesinde (concelho de Valongo) e Penafiel (concelho), cujo troço foi aberto à exploração em 30 de Julho de 1875. 

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