ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE TAVIRA
Por em relação à última publicação ter constatado haver alterações substanciais, resolvi submeter o tema com as retificações verificadas, localmente, no ano de 2017.
* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE TAVIRA" é uma interface da linha do Algarve, na qual se localiza ao ponto quilométrico (PK.) 371,127 e serve a cidade de Tavira com o acesso a ser efetuado pelo Largo de Santo Amaro.
* A estação somente é utilizada pelas composições de tipologia "regionais", encontrando-se, contudo, dotada de praça de táxis, bilheteira, lavabos, cafetaria e sala de espera. Foi inaugurada em 10 de março de 1905, mas a primeira composição a utilizá-la foi um tranvia em 19 daquele mês, que fez a ligação entre as estações de Portimão e Tavira. Na data da inauguração funcionou como término provisório da então linha do sul e tinha a categoria de estação de 2ª. classe.
* Além de uma pequena linha de topo possui duas vias de circulação, cujas plataformas têm 136 (cento e trinta seis) e 133 (cento e trinta três) metros de extensão e 45 (quarenta e cinco) e 40 (quarenta) centímetros de altura.
Vista geral da infraestrutura ferroviária do lado do canal de circulação. |
Vista parcial da frontaria com o monumento ao emigrante (despede-se dos seus por ir embarcar). |
Canal de circulação visto de norte para sul. |
Antigo cais de mercadorias, hoje sem qualquer utilidade mas bem cuidado e servido por uma pequena linha de topo. |
Grua sem qualquer utilidade mas muito bem conservada e que servia de apoio ao cais de mercadorias. |
O abrigo para os passageiros encontra-se com o vidro pintado. Sim, pintado e não grafitado |
2 comentários:
Em Agosto do ano passado também estive nesta estação e o que mais me chamou a atenção lá foi a estátua do emigrante a dizer adeus à mulher, cuja estátua está no largo da estação, com o braço levantado a responder-lhe ao adeus.
A cidade de Tavira é lindíssima, é das que mais me surpreendeu. Como esta, há tanta coisa bonita no nosso país que nem vale a pena pensar em viajar lá para fora.
Nesse dia ainda deu para ir apanhar algum sol na ilha onde apenas se chega a pedantes por uma pequena po0nte ou de barco, como foi o meu caso. A cidade vista de cá (ilha) para lá é bastante bela e o pôr do sol presta-se a imagens indescritíveis.
Outro local digno de visita é o Cabo de São Vicente e o Promontório de Sagres, mas aqui não há comboios.
Enviar um comentário