DIA NACIONAL DA ALEGRIA - IV PARTE
NOS MEANDROS DE VILAR FORMOSO!
* A estação de Vilar Formoso é uma interface da Linha da Beira Alta. situando-se naquela freguesia do concelho de Almeida e distrito (por ora) da Guarda, concretamente no PK.251,984, com acesso pela Rua da Estação.
* É servida por inúmeras linhas de topo, de reserva e cinco vias de circulação com comprimentos que variam de 583 (quinhentos e oitenta três) e 211 (duzentos e onze) metros de comprimento; as três plataformas possuem a extensão de 375 (trezentos e setenta cinco) e 317 (trezentos e dezassete) metros, com a altura das mesmas de 35 (trinta e cinco) e 25 (vinte e cinco) centímetros.
* Desde o ano de 1991 que esta interface é um centro fronteiriço de operações ferroviárias; pois, por aqui passam "comboios internacionais de mercadorias", sendo realizadas mudanças de locomotivas entre as operadoras portuguesas - Caminhos de Ferro Portugueses - e espanhola - Red Nacional de Ferrocarriles Españoles (Renfe). Já em termos de passageiros, é servida pelo Sud Expresso (que passa sempre de noite) e por comboios regionais que a ligam à Estação Ferroviária da Guarda.
Frontaria exterior do edifício ferroviário, ricamente decorado com azulejos em fundo azul. |
O seu estado de conservação é impecável. Afora os clientes do táxi, o grupo começa a espalhar-se! |
Parte do grupo que ficou por Vilar Formoso trata de dar trabalho às dentaduras, pois eram 14h00. |
Para o pessoal que se dirigia para Almeida, onde almoçaria, temos o autocarro cedido pela Autarquia. O autor foi um dos que ficou, por opção própria |
O ex-libris de Vilar Formoso, devidamente protegido em redoma de vidro. |
Mostra arqueológica, interessante! Que me perdoem, mas para mim, isto não passa de pedras e calhaus. Ignorante! |
Azulejos em propriedade privada representado a imagem de "Nossa Senhora de Fátima", que a todos nos protegeu! |
O tender acoplado ao ex-libris! |
Locomotiva a vapor de quatro rodas motrizes, com o número 101 BA (Companhia da Beira Alta). Está devidamente protegida por via dos...COBREADORES! |
Numa parede da estação, azulejos que mostram a "Torre de Belém", na capital. |
E aqui se "fazem" doutores. Universidade de Coimbra também representada em azulejos. |
Grande painel representando a praia de banhos da Figueira da Foz! |
Plano da rede ferroviária da Beira Alta. Todos estes azulejos estão colocados nas paredes exteriores da estação, quer virados para a via pública, quer para as plataformas. |
Até o edifício dos lavabos está coberto de arte pictórica! Lado das senhoras, damas ou ladies! |
Outro grande painel representando a atual praça lisboeta de Dom Pedro Quarto, a que, teimosamente, se apelida de "Rossio" (palavra que siginifica Praça ou Largo). |
Aqui temos uma representação da vista geral do concelho viseense de Nelas. |
Do lado oposto aos das senhoras, temos os lavabos dos cavalheiros, gentlemans, monsieurs! E como não podia deixar de ser as paredes revestidas a... azulejos! |
A locomotiva elétrica da marca "Siemens" com o número 4720 (série 4700), aparcada em linha de topo. |
Acoplada à anterior, temos a sua irmã gémea, a número 4719 que servirão para substituir as suas congéneres espanholas. |
A nível ferroviário, aqui começa "Portugal". Ao fundo a "UTE" (unidade tripla elétrica) que nos transportaria nas duas viagens (ida e volta) |
Edifício onde funciona a Junta de Freguesia de Vilar Formoso. Por motivos óbvios o autor não arrisca a afirmar que a viatura estacionada à entrada é a do excelentíssimo presidente. |
Várias linhas de topo. As traseiras do edifício que serve como dormitório e ao fundo parte da fachada do edifício ferroviário. |
Vista geral da frontaria do edifício ferroviário na parte virada para o cais de embarque. |
À esquerda parte do edifício que serve como dormitório e apoio ao pessoal tripulante. Em primeiro plano o depósito de água que abastece a estação. |
* Em 03 de Agosto de 1873, foi assinado um contrato, para a exploração de uma ligação ferroviária entre a Estação da Pampilhosa e Vilar Formoso, tendo este troço entrado ao serviço - de forma provisória - em 01 de Julho de 1882. A LINHA DA BEIRA ALTA foi inaugurada, na sua totalidade entre Vilar Formoso e a Figueira da Foz (via Cantanhede), no dia 03 de Agosto de 1882, pela então "Companhia dos Caminhos de Ferro da Beira Alta (BA)". Porém, apenas em 24 de Maio de 1886 é que a linha se internacionalizou, com a inauguração do troço entre Vilar Formoso a Medina del Campo.
0 comentários:
Enviar um comentário