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Pensamentos no SilvaTexas

21 de julho de 2012

DIA NACIONAL DA ALEGRIA! II PARTE

Duas irmãs gémeas! As locomotivas elétricas da marca
"Siemens" e da série 4700, aparcadas em linha de topo
na estação da Pampilhosa.

Vagões plataforma, porta-contentores, que haviam chegado,
para manobras e junção de outros.

A composição afeta ao comboio-socorro da Pampilhosa,
que estava encimada por uma locomotiva a diesel da
série 1900 (as tais que já estavam encostadas e
foram reabilitadas, felizmente)!

Carruagem número 23 de 2ª classe, com a
numeração UIC 20 74 013, na qual o grupo
completo viajou, à volta de meia centena de
entusiastas.

Freio manual que existe em todas as carruagens
para situações de emergência!

Estação Ferroviária de Santa Comba Dão.
Cidade e concelho que pertence ao distrito de Viseu.
Foi elevada à categoria de cidade no ano de 1999,
ficando equidistante de Coimbra e Viseu.

Esta cidade fica enquadrada entre os rios Dão e Mondego,
sendo o concelho dividido em nove freguesias:
Couto do Mosteiro, Nagozela, Óvoa, Piunheiro de Ázere,
Santa Comba Dão (sede do concelho), São Joaninho,
São João de Areias, Treixedo e Vimieiro. 

Estação Ferroviária de Nelas, com o fotógrafo fora da
composição.
Esta estação é uma interface da Linha da Beira Alta que
se localiza naquele concelho viseense com acesso pela
Avenida António Joaquim Henriques.

Material de mercadorias aparcado em linhas de reserva
da Estação Ferroviária de Mangualde. 

Pormenor do antigo e do moderno relógios na Estação
Ferroviária de Mangualde e cujo tempo é igual, pois ambos
funcionam. Esta estação é uma interface da Linha da
Beira Alta, sendo o acesso efetuado pela Rua da Estação e
situando-se ao PK. 128,500. 

Possui além de algumas linhas de reserva e duas de topo,
quatro vias de circulação com comprimentos que
variam entre os 258 (duzentos e cinquenta oito) e os
376 (trezentos e setenta seis) metros, com as duas
plataformas a terem a extensão de 335 (trezentos e
trinta cinco) e 366 (trezentos e sessenta seis) metros e
a altura de 70 (setenta) e 40 (quarenta) centímetros.  

Estação Ferroviária de Celorico da Beira, distrito da
Guarda, situa-.se ao PK. 167,919 da Linha da Beira Alta
com acesso pelo Largo da Estação da localidade de
Celorico da Beira-Gare. No ano de 1934, esta foi uma
das estações cujo chefe foi premiado, no âmbito de um
programa de ajardinamento da Companhia da Beira Alta.

Marco que assinala o PK. 168,000 da Linha  da Beira Alta,
cujo início é considerado na cidade da Figueira da Foz.
A estação de Celorico da Beira possui uma linha de
reserva e duas vias de circulação com 471 (quatrocentos
e setenta um) e 435 (quatrocentos e trinta cinco) metros de
comprimento, sendo que as duas plataformas apresentam
309 (trezentos e nove) e 242 (duzentos e quarenta dois)
metros de extensão e a altura de 40 (quarenta)
centímetros. 

De dentro do espaço físico da estação para o largo
exterior. Belíssimos arranjos verdes.

Pormenores das ligações elétricas e engate da locomotiva
com a carruagem (locomotiva número 5612.5)  

De dentro da composição e a uma velocidade muito
razoável, a típica paisagem beira-altina.


Pormenor da autoestrada (A25) com movimento muito
reduzido, devido ao pagamento de portagens. Estavamos
a um sábado, de pleno verão, e cerca do meio-dia!

E chegou-se à Estação Ferroviária da Guarda, cujo acesso é
efetuado pelo Largo Primeiro de Dezembro, situando-se nos
PK. 206,337 da Linha da Beira Alta e PK. 211,700 da Linha
da Beira Baixa (moribunda...) 


Aqui terminou a marcha. A locomotiva irá manobrar
para ficar em sentido oposto ao da foto.

Vista lateral de uma carruagem de 1ª classe, do tipo
"corail", com a respetiva placa de início e termo da
viagem!

Vagoneta-plataforma de boggies duplos, mas baixos, que se
encontrava numa linha de topo.
O autor solicita ajuda a alguém ferroviário para o ajudar
na caraterização deste material!

Vagão do tipo "Kls", que estava aparcado com outros em
linha de topo. Podem circular à velocidade de cem
quilómetros/hora.

Pois é, meus amigos, as composições "intercidades" já
existem há vinte anos.

As quatro carruagens que formavam a composição eram
todas "corail", sendo a azul de 1ª classe e as verdes de
2ª, funcionando em metade de uma delas, o salão de bar. 

Vagões de transporte de produtos arenosos, aparcados em linha
de reserva da Estação Ferroviária da Guarda e junto do
entreposto rodoferroviário.
* Uma vez que tudo foi explicado na primeira parte, irei passar, de imediato às fotografias selecionadas para integrar esta segunda parte e que seguem o percurso efetuado, agora entre as Estações Ferroviárias da Pampilhosa e da Guarda, a bordo de uma composição "Intercidades", composta por quatro carruagens "corail" (uma delas com bar) que eram tracionadas por uma locomotiva elétrica "Siemens"  da série 5600.  

1 comentários:

Anónimo,  16 de junho de 2013 às 08:57  

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