ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BRAGA
E eis-nos chegados ao destino. Vista parcial do antigo edifício ferroviário da Estação de Braga. |
Fachada exterior (principal) do antigo edifício ferroviário! Imponente e bem conservado. |
Frontaria exterior (entrada) do edifício da atual Estação Ferroviária. Magnífica arquitetura em termos vanguardistas! |
Vista parcial das plataformas para embarque. |
A composição que me levou e...que trouxe o "trio" de regresso. Pára em todas, exceto Portela! |
O tempo parou...Apesar de ser fabricado no distrito (Vila Nova de Famalicão) precisa de manutenção! |
Vista geral da fachada lateral do antigo edifício ferroviário, com o "verdadeiro" fim de linha. |
Uns partem (nós)...outros chegam! Fim da viagem que havia começado em Faro para um "alfa-pendular". |
A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BRAGA" ou simplesmente "Estação de Braga" é uma interface do Ramal de Braga - sendo o seu términos - e que serve a cidade e concelho do mesmo nome, tendo acesso direto pelo Largo da Estação. * Nos nossos dias, esta estação acolhe serviços de passageiros de tipologia "Alfa Pendular" e "Urbano". * No ano de 2004, a estação detinha a classificação "B" da Rede Ferroviária Nacional (Refer); sendo que no ano de 2010 - mantendo-se nos dias atuais - possuia seis vias de circulação, cujas extensões variavam entre os quatrocentos (400) e os duzentos e vinte um (221) metros, as quatro plataformas possuem todas o comprimento de duzentos e vinte (220) metros e a altura de noventa (90) centímetros, existindo a possibilidade de manobras ferroviárias. * Em 02 de julho de 1867, foi emitida uma lei, que autorizava o Estado a construir, explorar - entre outras ligações - uma linha entre as cidades do Porto e Braga. Já em 14 de Junho de 1872, um decreto determinou que se iniciasse a construção de um troço entre o Porto e a Galiza, e que servisse, igualmente Braga e Viana do Castelo. O Ramal de Braga foi aberto à exploração em 21 de Maio de 1875. * No ano de 1926, a Direção dos Caminhos de Ferro do Minho e Douro (CFMD) detinha a exploração de uma linha de autocarros, que ligava esta estação ao Santuário do Bom Jesus do Monte. No ano de 1933, a estação sofreu obras de recuperação e melhoramentos e, no ano seguinte, instalou-se a iluminação elétrica na segunda plataforma. * Neste seculo, no ano de 2003, no âmbito do projeto "Estações com Vida" da Rede Ferroviária Nacional, a estação sofreu obras profundas de remodelação; o projeto, cujo propósito é transformar as estações em espaços de dinamização cultural, social e económica das localidades onde se inserem, implicou - no caso em apreço - a construção de um novo edifício, com espaços comerciais e de serviços (restaurantes, tabacarias, lojas...) e a instalação de jardins e de parques de estacionamento. O antigo edifício deixou de ser utilizado como interface ferroviária, passando a ser usado para atividdades sócio-culturais. * A nova estação foi inaugurada a 21 de Abril de 2004, no mesmo dia em que o Ramal foi reaberto após obras de modernização, que levaram ao encerramento por algum tempo. * No ano de 2010, parte do antigo edifício da estação foi ocupado por uma escola de formação na área das artes visuais.
1 comentários:
Aqui ao menos nem tudo correu tão mal, os Srs. da CP deram um Pei... a cheirar bem.Parabéns amigo pela bela reportagem.
Um abraço!!!
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