RAMAL DO MONTIJO
* Sabia que a minha cabeça já funcionou melhor que atualmente, e também sabia que o nosso cérebro não é uma enciclopédia perfeita! Mas existem os amigos para nos darem trabalho e nos ajudarem a suprir as nossas falhas.
* Pois é o caso presente...alguns teêm dito que o fato de eu ter escrito as histórias dos ramais e linhas ferroviárias já extintos, é de quem não tem nada de mais útil para fazer; outros dizem que estou a contribuir para um acervo ferroviário que não é novo...Ambas as opiniões estão corretas, mas o descanço traz graves complicações para a saúde, pelo que desenferrujar os dedos no teclado e pôr os "bites" em funcionamento é um exercício físico.
* Assim, um amigo que me segue como "blogueiro" chamou-me a atenção para a falta de mais um ramal, de que não tinha conhecimento; pelo que tive de reunir sebentas e alguns livros sobre a temática, para concluir pela razão do amigo e penitenciar-me da minha omissão.
* O "RAMAL DO MONTIJO" foi um antigo troço ferroviário, em bitola ibérica, que ligava as estações do Pinhal Novo ao Montijo, a leste de Lisboa.
* A via partia de Pinhal Novo por noroeste, contornando o limite urbanizado e descrevendo uma larga curva para norte e nordeste, seguindo depois paralelamente à Rua Primeiro de Maio e de seguida à EN252 (estrada nacional), voltando a fletir para noroeste até e para lá da freguesia de Jardia. Entrava no Montijo seguindo em paralelo com a Rua Vasco da Gama, virando depois para oeste até atingir a estação ferroviária. Desta apenas subsiste o depósito de água.
* O ramal foi inaugurado em 1908 e encerrado em 1987, tendo os carris sido retirados pouco tempo depois. No entanto, o leito da via encontra-se desimpedido na sua maioria.
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem".
* A via partia de Pinhal Novo por noroeste, contornando o limite urbanizado e descrevendo uma larga curva para norte e nordeste, seguindo depois paralelamente à Rua Primeiro de Maio e de seguida à EN252 (estrada nacional), voltando a fletir para noroeste até e para lá da freguesia de Jardia. Entrava no Montijo seguindo em paralelo com a Rua Vasco da Gama, virando depois para oeste até atingir a estação ferroviária. Desta apenas subsiste o depósito de água.
* O ramal foi inaugurado em 1908 e encerrado em 1987, tendo os carris sido retirados pouco tempo depois. No entanto, o leito da via encontra-se desimpedido na sua maioria.
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem".
1 comentários:
http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis vente
http://commandercialisfer.lo.gs/ prix cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis senza ricetta
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis
Enviar um comentário