TALGO LUÍS DE CAMÕES!
* O "TALGO LUÍS DE CAMÕES" (também chamado por Talgo III Luís de Camões), foi um serviço ferroviário, que ligou, entre os anos de 1989 e 1995 (inclusivé), as capitais espanholas (Madrid) e portuguesa (Lisboa).
* Este serviço ligava as capitais ibéricas Lisboa e Madrid em comboios efetuados de dia, complementando o serviço "Lusitânia Expresso" (que fazia o mesmo percurso durante a noite).
* A composição normalmente utilizada era a Talgo III, formada por uma locomotiva da série 352 ou 353 da operaqdora espanhola "Red Nacional de Ferrocarriles Españoles" (Renfe) e, habitualmente, por oito carruagens.
* Na estação ferroviária espanhola de "Valência de Alcântara", efetuava-se uma troca de maquinistas, entre a companhia portuguesa e a espanhola. Os comboios deste tipo efetuavam cruzamento, normalmente, em Cáceres. Durante a Primavera do ano de 1993, este comboio circulou, entre Madrid e Cáceres, em conjunto com o serviço "Extremadura Talgo", que ligava Madrid a Badajoz.
* Criado para substituir o serviço "TER-Lisboa Expresso", o Talgo Luis de Camôes teve a sua viagem inaugural em 29 de Março de 1989. No ano de 1995, foi substituido, em conjunto com o "lusitânia Expresso" pelo atual "Lusitânia Comboio Hotel".
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
FONTES: Publicações do acervo do autor, com o precioso auxilio da "wikipédia livre".
NOTAS: Sendo todos os parênteses () da autoria do autor, apenas representam a sua própria opinião.
O texto respeita as atuais normas do Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa.
0 comentários:
Enviar um comentário