RAMAL DA MINA DE NOGUEIRINHA
* Para não fugir ao prometido, aqui vai mais uma "história ferroviária" sobre um ramal já extinto e cujos elementos foram compulsados de várias publicações que fazem parte do meu acervo particular.
* O "RAMAL DA MINA DE NOGUEIRINHA" era uma linha de bitola ibérica, que ligava a estação de Casa Branca (na hoje Linha do Alentejo) à Mina da Nogueirinha, numa distância total de 5,2 quilómetros. As locomotivas utilizadas eram as da rede do sul e sueste.
* No cais terminal da mina da Nogueirinha era feito o depósito e embarque de minério das concessões vizinhas. O minério era transportado para o cais do Barreiro, de onde era exportado por via marítima e com destino à indústria siderúrgica de paises como o Reino Unido ou os Estados Unidos.
* A linha do Alentejo, logo no início da sua instalação, era um importante meio de escoamento do minério da Serra de Monfurado e de Santa Susana, assim como mais tarde, durante as grandes campanhas do trigo, o foi para os cereais.
* Em 1867, era concessionada a primeira exploração de minério - a mina da Serra dos Monges - na Serra de Monfurado. Seguiram-se-lhe as minas da Defesa, da Sala, da Nogueirinha e Serrinha em 1873. No mesmo ano eram ainda concessionadasigualmente as minas das Ferrarias (Herdade da Gamela), do Castelo e de Vale de Arca. Seguiram-se-lhe, em 1903, as do Carvalhal e Casas Novas, e em 1904 a última das concessões na região, a mina da Serra dos Monges número 2.
* Coexistiram dois tipos de lavra nas minas de Monfurado: o desmontedo minério a céu aberto formando cortas e a lavra subterrânea através de poços e galerias com chaminés. Extraido o minério, era triado por homens e mulheres à mão ou com o auxílio de marretas nas frentes de desmonte ou já nos locais de embarque. O transporte era feito depois em vagões até ao ramal do caminho-de-ferro.
* A mina da Nogueirinha era servida por um ramal de via larga, que entroncava na Linha do Alentejo ao quilómetro 91, na Estação da Casa Branca. Ao contrário do que se verificava na Mina dos Monges, eram as próprias locomotivas do sul e sueste que rebocavam os vagões até à mina. Era no cais da mina da Nogueirinha que convergiam os transportes de todas elas, sendo, ainda, o terminus do ramal de caminho-de-ferro, servindo aquele cais também de depósito do minério proveniente das outras concessões. O minério tinha como destino o cais do Barreiro, onde embarcava para fora do país.
* A linha foi levantada com o fim da exploração da mina. Atualmente apenas restam uns poucos carris no troço inicial e final, travessas e antigos pontões encobertos pela densa vegetação. São também, ainda, visíveis, junto da mina, as ruinas das edificações do cais de embarque do minério.
Compilado em Gondomar, por "texasselvagem".
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