Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

14 de abril de 2011

CAMINHO-DE-FERRO DA MINA DOS MONGES

* O "CAMINHO-DE-FERRO DA MINA DOS MONGES" era um troço ferroviário, em via reduzida (seiscentos milímetros), que ligava a Mina dos Monges (na serra de Monfurado) e a estação de Escoural na linha do sul - actual Linha do Alentejo - num total de 4,20 quilómetros. Apenas funcioinou entre 1869 e 1879 (uma década).
* A linha do sul (atual linha do Alentejo) foi, logo no início da sua instalação, um importante meio de escoamento do minério da Serra de Monfurado e de Santa Susana, assim como mais tarde, durante as campanhas do trigo, o foi para os cereais.
* Em 1867, era concessionada a primeira exploração de minério - a mina da Serra dos Monges - na Serra de Monfurado. Seguiram-se-lhe as minas da Defesa, da Sala, da Nogueirinha e Serrinha em 1873. No mesmo ano eram igualmente concessionadas as minas das Ferrarias (Herdade da Gamela), do Castelo e do Vale de Arca. Depois, em 1903, as do Carvalhal e Casas Novas, e em 1904 a última das concessões na região, a mina da Serra dos Monges nº.2.
* Coexistiram dois tipos de lavra nas minas de Monfurado: o desmontedo minério a céu aberto formando cortas e a lavra subterrânea  através de polos e galarias com chaminés. Extraido o minério, era triado por homens ou mulheres à mão ou com o auxílio de marretas nas frentes de desmonte ou já nos locais de embarque. O transporte era depois feito em vagões até ao ramal do caminho-de-ferro.
* A Mina dos Monges, durante os seus períodos de laboração, foi servida por  um ramal  de via reduzida, que entroncava na Linha do sul - atual Linha do Alentejo - ao quilómetro oitenta e um (81), com a extensão de cerca de 4,2 quilómetros. O minério tinha como destino o cais do Barreiro, onde embarcava para fora do país, em especial para Inglaterra.
* A mina iniciou a laboração em 1869, tendo terminado em 1879 devido à grande baixa de preço produzida pelos minérios de Bilbau nos mercados ingleses.
* Nos nossos dias, dessa intensa atividade na região pouco resta. Algus ecos na toponímia local (Ferrarias, Escoural), vagas recordações na memória dos habitantes locais, vestígios da atividade mineira de então (galerias, poços, carris, casas) crescentemente encobertos pela densa vegetação da Serra. Em vistas aéreas, é possível  vislumbrar o leito do Caminho-de-Ferro da Mina dos Monges.



Compilado em Gondomar, por "texasselvagem".

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger