Texas Selvagem - A. J. Teixeira. Com tecnologia do Blogger.

Pensamentos no SilvaTexas

11 de abril de 2011

LINHA DO ALTO MINHO

* Continuando-se pela zona minhota, vai mais um pequeno contributo para história ferroviária.
* A Linha de Braga a Monção  teria sido uma ferrovia que ligaria a cidade de Braga a Monção (distrito de Viana do Castelo), servindo o Minho interior.
* A primeira abordagem para a construção da linha férrea foi o projeto inicial da Linha do Minho, em bitola ibérica, que teve sempre como objetivos servir Porto, Braga e Espanha. No entanto, o trajeto de Braga a Monção revelou-se caro, na perspetiva do governo, devido à necessidade da construção dos tuneis da Portela de Vade e da Portela do Alvito. Neste projeto verificava-se ainda que a estação fronteiriça ficaria em Monção, ligando à localidade espanhola de Salvaterra de Miño.
* Em 1889 foi proposto um novo projeto em bitola métrica (1000 milimetros) que ligaria as mesmas localidades (Braga e Monção), consideravelmente mais barato, fazendo parte do projeto ferroviário bracarense. Um ano depois  o Engenheiro Justino Teixeira apresenta um segundo projeto com a variante de ligar a vila de Amares. Ambos os projetos, embora aceites pelo governo, foram parar "às Kalengas gregas" - expressão muito usual à época.
* Em 1903 a iniciativa partiu do governo, pelo Ministro das Obras Públicas, o Conde de Paçô Vieira, de construir a linha ferroviária. A concessão desta linha, conjuntamente com a linha de Braga a Guimarães e a Linha do Lima, foi entregue à "TEMPLE GEORGE BLACKWOOD". Mas houve muita polémica em torno desta empresa, e nunca foi além da terrraplanagem da Linha do Lima. Mais tarde foram propostos novos projetos.
* O projeto do engenheiro J. Vasconcellos e Sá foi o que reuniu maior consenso. Este estava dividido em duas fases: Braga a Arcos de Valdevez e Arcos de Valdevez a Monção. Por sua vez, a primeira fase constava de três lanços: Braga a Vila Verde, Vila Verde à Portela de Vade e desta até aos Arcos de Valdevez.
* Ainda assim, este projeto chegou a ter vários avanços e outros tantos recuos, chegou a ser várias vezes publicado em Decretos-Lei, mas a queda da monarquia e a I Guerra Mundial fizeram  com que o governo português resolvesse cancelar os projetos.
* Já no fim do século XX e início do século XXI (atual) as primeiras abordagens do traçado da linha de alta velocidade entre Porto, Braga e Vigo (Espanha, coincidiam parcialmente com o primeiro trajeto da Linha do Minho. A versão final, no estudo de impato ambiental de Braga a Espanha, é um trajeto mais próximo da autoestrada A3, passando em Ponte de Limae terminando em Valença.



Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"

0 comentários:

Formulário de Contacto:
Preencha os campos abaixo para entrar em contacto comigo.
Não se esqueça do seu e-mail para eu responder, se for necessário.
Os campos marcados com * são obrigatórios.



Nome*:

máximo de 50 caracteres
E-mail para contacto*:

máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contacto):

máximo de 100 caracteres
Mensagem*:

O seu contacto é muito importante.
Agora, basta clicar em "ENVIAR" para eu receber a sua mensagem.

Related Posts with Thumbnails

Estações com paragem

  ©Template by Dicas Blogger