RAMAL DE MONTEMOR!
* Sendo este o verdadeiro nome "RAMAL DE MONTEMOR", o mesmo também é conhecido por "Ramal de Montemor-o-Novo" ou "Linha de Montemor-o Novo", foi um troço ferroviário que ligava as estações da Torre da Gadanha e Montemor-o-Novo.
* O ramal unia a estação ferroviária da Torre da Gadanha, na Linha do Alentejo, à cidade de Montemor-o-Novo, numa distância total de 12,8 quilómetros. Tinha um apeadeiro, que servia a localidade de Paião. A maior infraestrutura no ramal era a Ponte de Almansor, que cruzava o curso de água com o mesmo nome junto à estação final de Montemor-o-Novo.
* O ramal foi inaugurado a 02 de Setembro de 1909. A 30 de Maio de 1933, o transporte de passageiros passou a ser assegurado por autocarros, e o de mercadorias, por duas composições diárias - segundo os respetivos horários de 09 de Abril de 1972 do operador Caminho-de-Ferro Portugueses.
* Em 1972, existiam vários serviços ferroviários diretos, com composições mistas, entre Montemor-o-Novo e o Barreiro, com transbordo fluvial entre esta estação (Barreiro) e o Terreiro do Paço; também existiam dois comboios diários do mesmo tipo entre Montemor-o-Novo e Torre da Gadanha. Em 1984, os serviços diretos entre a Torre da Gadanha e Montemor-o-Novo tinham já sido suprimidos, senda apenas efetuadas duas ligações diárias - uma ascendente e outra descendente - entre esta localidade e o Barreiro.
* O ramal foi encerrado em 1988; em Maio de 2005, já tinham sido retirados os carris e o balastro; sendo que a vegetação já tinha parcialmente invadido o antigo canal da via. Porém, os edifícios do apeadeiro de Paião e das estações de Montemor-o-Novo e Torre da Gadanha encontravam-se em bom estado de conservação (o que será de louvar nos tempos que correm), A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo romou posse do canal onde passava a via férrea, convertendo-o numa ecopista (muito em voga nos nossos dias).
Compilação efetuada em Gondomar, por "texasselvagem"
0 comentários:
Enviar um comentário